Quais os medicamentos que impedem a doação de sangue?

Perguntado por: Simão Oliveira de Soares  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Uso de medicamentos
  • Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
  • Anti-inflamatórios.
  • Anorexígenos (classe das anfetaminas) ...
  • Antiparasitários. ...
  • Anti-hipertensivos. ...
  • É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.
  • Anticoncepcionais/ hormônios de reposição feminina. ...
  • Indução da ovulação.

Quem está tomando antibiótico pode doar sangue?

Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves, como pneumonia, meningite, entre outras, podem demandar um tempo maior para liberação do candidato à doação.

Quem toma remédio para pressão alta pode ser doador de sangue?

Os hipertensos poderão doar sangue se estiverem em uso de medicamento que não contraindique por si só a doação. Será necessário que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente, comprovando o controle clínico adequado.

O que interfere na doação de sangue?

Principais impedimentos definitivos

» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. » Uso de drogas ilícitas injetáveis. » Malária. » Mal de Parkinson.

Quem toma antidepressivo não pode doar sangue?

Sim, poe doar. O uso de antidepressivos não contra-indica a doação de sangue!

Doação De Sangue | Quem Pode Doar?

35 questões relacionadas encontradas

Quem toma antidepressivo sertralina pode doar sangue?

Não é recomendada a suspensão do uso de medicamentos com finalidade de doação de sangue. Especificamente a classe da sertralina (ISRS) não impede a doação, mas a condição clínica do paciente poderá impedir.

Quem toma Escitaloprám pode doar sangue?

Escitalopram não é contra indicado para quem quer doar sangue. O antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, imipramina, clomipramina) inviabilizam doação se estiverem sendo tomados até 30 dias antes da doação.

O que não pode fazer depois de doar sangue?

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Porque não pode beber após doar sangue?

Não há nenhuma alteração no sangue pelo ato de doar. É preciso um intervalo mínimo de 12 horas entre o consumo de bebida alcoólica e a doação de sangue. É exatamente o contrário.

Quem doa sangue tem direito a atestado?

Quem doa sangue tem atestado médico? O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Quem tem hipertensão e diabetes pode doar sangue?

Medicação para pressão alta ou diabetes não comprometem doação - Folha de Boa Vista. Para doar sangue é necessário seguir diversas instruções e regras, porém, o fato de usa medicação para pressão alta ou diabetes não comprometem a doação de sangue.

Quanto tempo demora para sair o antibiótico do corpo?

Após ser ingerido, o antibiótico tem um tempo específico de "vida" em nosso organismo —isto é, um período que a substância permanece no corpo. Com base no tipo e gravidade da doença, bem como a classe de antibióticos e seu tempo de vida, o médico prescreve o remédio para dez dias, sete dias, três dias...

Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo?

Tempo seguro para dirigir

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

Pode trabalhar após doar sangue?

A CLT garante "um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada". A falta, portanto, não pode acarretar em desconto de horas e nem de salário, desde que o funcionário apresente o comprovante entregue no hospital ou posto de doação.

Pode dormir depois de doar sangue?

“Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar. O ideal é dormir, pelo menos, de 5 a 7 horas na noite anterior”, explica.

Quem toma remédio para depressão pode dirigir?

Entre os medicamentos que podem interferir nas habilidades necessárias para uma direção e tráfego seguros no trânsito, estão os antidepressivos (fluoxetina, amitriptilina), ansiolíticos e sedativos (diazepam, lorazepam), antialérgicos (dexclorfeniramina), anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital), medicamentos ...

Quem tem doença autoimune pode doar sangue?

Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.

Quem toma anti alergico pode ser doador de sangue?

Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Quem toma cloridrato de sertralina pode engravidar?

A sertralina não está associada a risco de malformação neurológica. E os riscos relativos a malformações de outros órgãos ou sistemas não é significativo quando comparado com mães que não tomam sertralina na gravidez. É segura tanto na gravidez quanto na amamentação.

Quem faz uso de cloridrato de fluoxetina pode doar sangue?

Quem faz uso de Clorídrico de Fluoxetina, pode doar sangue? O uso de qualquer substância psicoativa contraindica a doação de sangue. No entanto, se for uma situação muito importante, é possível suspender o uso por 72 horas para fazer o washout da substância, fazer a doação e depois voltar a usar.

Quem tem transtorno bipolar pode doar sangue?

Exemplos disso são portadores de doenças mentais como a esquizofrenia, psicose e bipolaridade. Por não estarem em condições de compreender e medir as suas ações ou as consequências destas são impedidas de doar.

Como eliminar o álcool do sangue mais rápido?

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

Quanto tempo 2 lata de cerveja fica no sangue?

Se o indivíduo tomar duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro até sete horas para dirigir. O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora.

Quanto tempo demora o processo de eliminação do álcool?

De qualquer maneira, é bom saber que a eliminação e absorção da bebida depende de cada pessoa e de como o organismo consegue metabolizar o álcool – aproximadamente 90% da substância é absorvida na primeira hora e a eliminação total pode demorar até 12 horas, como explicou o hepatologista Mário Kondo no Bem Estar desta ...

Como limpar o organismo depois de tomar antibióticos?

No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.

Artigo anterior
Quanto a Anitta recebe?
Artigo seguinte
Como usar o Language Tool?