Quais os mecanismos que levam a apoptose?

Perguntado por: Mateus Gomes Melo  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Após a formação dos poros, há uma via de entrada nessas células, e, então, os CTL ou NK liberam granzimas, que entram na célula, através dos poros formados pelas perforinas, e, então, ativa via de caspases, e, ao fim, ocorre a apoptose dessa célula.

Quais são os mecanismos da apoptose?

Mecanismos envolvidos no processo apoptótico

A apoptose tem como principal mecanismo a ativação das caspases, que possuem cisteína no seu sítio ativo e são responsáveis por clivar proteínas com resíduos de ácido aspártico.

O que leva a apoptose?

Além dos receptores da morte, a apoptose pode também ser deflagrada por sinais de estresse intracelular que resultem em disfunção mitocondrial, tais como lesão do DNA (via gene p53), alterações nas vias metabólicas (aumento do cálcio intracelular, redução do pH, estresse oxidativo), drogas, toxinas ou privação dos ...

Qual é o mecanismo de necrose?

Necrose é a morte da célula ou parte de um tecido que compõe o organismo vivo. ... Esse mecanismo recebe o nome de apoptose, ou morte programada. A causa da necrose pode ter diferentes etiologias, dentre elas: Agentes físicos: como no caos de ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação, entre outros.

Qual das alternativas descreve o processo de necrose?

Alternativa correta: B) Forma do tecido é mantida íntegra por alguns dias, com textura firme devido à desnaturação das enzimas, retardando a proteólise do tecido morto. De acordo com o gabarito AVA.

Apoptose - Morte Celular Programada: Ativação e Execução das Caspases (Patologia Geral)

28 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de necrose por gangrena?

A necrose por gangrena está vinculada a morte tecidual por isquemia. Portanto, a alternativa correta é: D) Ferimento causado por agente externo e ocorre geralmente nas extremidades do corpo em locais que sofrem de isquemia.

Quais etapas representam a ativação da apoptose?

A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.

Quais são as principais lesões que levam as células a apoptose ou necrose?

As causas mais comuns de lesões celulares são: ausência de oxigênio (hipóxia); agentes físicos (traumas, temperatura, radiação, choque); agentes químicos e drogas; agentes infecciosos; reações imunológicas; distúrbios genéticos e desequilíbrios nutricionais.

Quais são os três tipos de morte celular?

Nessa denominação, são tipos de morte celular:
  • Apoptose intrínseca;
  • Apoptose extrínseca:
  • Necrose;
  • Morte autofágica;
  • Morte celular imunogênica;
  • Morte celular dependente de lisossomo;
  • Netose;
  • Entose;

Quais são os 2 tipos de morte celular diferencie as?

Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório.

Quais são os tipos de morte?

Tipos de mortes

Morte natural – é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa(homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.

O que é necrose e apoptose?

Pontos Principais: Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão.

O que são lesões reversíveis e irreversíveis?

Mecanismos de Lesão Celular  Lesão Celular Reversível: célula agredida pelo estímulo nocivo, tendo alterações funcionais e morfológicas, mantendo-se viva e recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado.  Lesão Celular Irreversível: célula incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão até a morte celular.

Quais são os principais tipos de necrose que uma célula pode sofrer?

Quais os tipos de necrose?
  • Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. ...
  • Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. ...
  • Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso.

Quais são os tipos de lesão celular?

TIPOS DE LESÃO
  • Adaptação celular.
  • Reversível.
  • Irreversível.
  • Alterações subcelulares.
  • Acúmulos intracelulares.
  • Calcificação patológica.

Quando as células morrem O que acontece?

Quando uma célula sofre lesões em sua membrana celular, sofre um processo citotóxico e morre. Estas células podem morrer também sem mesmo sofrerem lesões em suas membranas através de um processo de morte programada chamado de apoptose.

Em que fase do ciclo celular ocorre a apoptose?

Nas células que se dividem ativamente, a interfase é seguida da mitose, culminando na citocinese. ... Caso contrário, a célula é conduzida à apoptose (morte celular programada).

Quais são as quatro fases da mitose?

Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

O que significa necrose gangrenosa?

Necrose gangrenosa: um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente as extremidades de membros que perderam o suprimento sanguíneo, gerando gangrena , isto é, uma necrose seguida de invasão bacteriana e putrefação tecidual.

O que é gangrena ou necrose?

Na necrose, a morte celular é repentina e em grande quantidade, ou seja, diversas células saudáveis morrem antes do tempo, por inúmeras razões. A gangrena, por sua vez, é um tipo de necrose causada pela falta do abastecimento de sangue nos tecidos, que pode ou não ser seguida de putrefação (apodrecimento).

Quais os tipos de necrose gangrenosa?

Há três tipos de gangrena: seca, úmida e gasosa. A gangrena seca é a caracterizada pela necrose isquêmica por coagulação das extremidades. O aspecto do tecido fica mais escuro e seco, devido às alterações da hemoglobina e perda de água.

O que é uma lesão irreversível?

Confira o vídeo:

A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.

Quais são as lesões reversíveis?

1) Lesão celular reversível

Ocorrem tumefação celular, alteração gordurosa, bolhas na membrana plasmática e perda das microvilosidades, aumento do volume das mitocôndrias, dilatação do retículo endoplasmático, entre outras.

Quais são as causas das lesões?

Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

Qual a finalidade da necrose?

Necrose consiste na morte de um tecido, órgão ou grupo de células que compõem um organismo vivo. A necrose ocorre quando há a falta de irrigação do suplemento sanguíneo para as células, provocando a sua deteriorização.

Artigo anterior
O que pode ser feito com um HD velho?
Artigo seguinte
Como é feito um plano de contingência?