Quais os mecanismos de Patogênese viral?

Perguntado por: Iris Bárbara Campos  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Mecanismos de transmissão
Os vírus apresentam diferentes locais para entrar no hospedeiro, as principais entradas são através das mucosas dos tratos respiratório e gastrointestinal, alguns entram pelas mucosas urogenital e conjuntiva. Mas a infecção também pode ocorrer por vetores, pelo sangue e pela via vertical.

Quais são os mecanismos de patogenicidade viral?

Pode-se dividir o processo de infecção viral em algumas etapas: penetração do vírus no organismo do seu hospedeiro, replicação primária, disseminação, tropismo (celular e tecidual), replicação secundária, dano celular/tecidual, recuperaçãoe eliminação (secreções ou excreções).

O que é mecanismo de patogênese?

Os mecanismos de patogenicidade bacterianos consistem na sequência de ações que provocam uma doença. A patogenia é a análise da ação de um microrganismo no corpo até o mesmo gerar uma doença, ou seja, o objetivo é averiguar a condição clínica de um paciente através do comportamento de uma bactéria.

Quais são as etapas do processo de Patogênese viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

Qual é o mecanismo da infecção viral?

O contágio do vírus pode ocorrer de diversas formas como por via sexual, sanguínea, aerossóis, fômites, de mãe para o feto, pela amamentação, ocular, por contato com secreções, por contato com animais que podem servir de reservatórios, por ingestão e picadas de vetores.

MECANISMO DE PATOGENICIDADE VIRAL - VIROLOGIA - AULA 3

18 questões relacionadas encontradas

O que são infecção viral?

O termo “infecções virais” é usado para designar todo e qualquer processo infeccioso pelo qual o corpo passa, que é desencadeado pela invasão de um vírus ao organismo.

Como ocorre o processo de infecção?

Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

O que é o efeito Citopatico?

EFEITO CITOPÁTICO (ECP): É o dano que o vírus causa à célula ! - infelizmente, nem todos os vírus causam danos às células! - a maioria não causa dano nenhum!

Quais as três formas de infecções virais?

As infecções virais podem se manifestar sob duas formas:
  • Infecções agudas. O termo infecção aguda indica a produção rápida de vírus seguida da resolução e eliminação rápida da infecção pelo hospedeiro. ...
  • Infecções persistentes. ...
  • Transmissão. ...
  • Transmissão horizontal. ...
  • Transmissão vertical. ...
  • Infecção. ...
  • Virulência. ...
  • Resistência.

O que é patogênese da doença?

Significado de Patogênese

substantivo feminino Parte da patologia que se dedica ao estudo detalhado dos modos pelos quais uma doença evoluiu, se desenvolve; patogenia.

O que é Patogenese exemplo?

O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.

O que é patogenia exemplos?

Significado de Patogenia

substantivo feminino [Medicina] Pesquisa realizada para encontrar quais seriam os agentes mórbidos capazes de provocar doenças. Especialidade da patologia que analisa a causa e o desenvolvimento através dos quais uma doença evoluí. Etimologia (origem da palavra patogenia). Pato + genia.

O que é patogenicidade exemplos?

A capacidade de um patógeno provocar alterações nos organismos hospedeiros infectados é denominado de patogenicidade. Existem organismos com grande patogenicidade, ou seja, que produzem sintomas em praticamente todos os infectados. Esse é o caso do sarampo.

Quais os mecanismos antivirais do sistema imune?

Os anticorpos antivirais atuam principalmente como moléculas neutralizantes, isto é, os anticorpos evitam a ligação do vírus ao seu receptor específico, na célula hospedeira, impedindo a posterior entrada do vírus nessa célula.

Quais as vias de disseminação viral?

Uma infecção viral pode levar a um espectro de sintomas que vão de doença assintomática (sem sintomas evidentes) até doença grave. As pessoas podem contrair vírus ao engoli-los ou inalá-los, ao serem picadas por insetos ou por meio de contato sexual.

Como os mecanismos de resposta inespecífica atuam na defesa antiviral?

A defesa antiviral é composta por alterações nas células que impedem a replicação viral e aumenta a suscetibilidade à morte por linfócitos, eliminando assim os reservatórios de infecção viral.

Quais são os tipos de infecções?

Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.

Quais são os tipos de doenças causadas por vírus?

Doenças virais
  • AIDS;
  • Herpes;
  • Resfriado Comum;
  • Gripe;
  • Novo Coronavírus;
  • Febre amarela;
  • Hepatite;
  • Dengue;

Quais são os tipos de vírus descreva cada um deles?

Tipos de Vírus
  • Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia.
  • Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV.
  • Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue.
  • Bacteriófagos: vírus que infectam bactérias.
  • Micófagos: vírus que infectam fungos.

O que é efeito Citopatico do HPV?

É uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer e não é uma lesão pré-câncer. Fique tranquila. Você não precisará de cirurgia, de biópsia ou de qualquer outro tratamento.

O que é efeito Citopático ECP?

Efeito citopático: A presença de alguns vírus pode ser revelada pelas alterações degenerativas que eles induzem nas células infectadas. Estas alterações, que podem ser visualizadas ao microscópio, são denominadas colectivamente como efeito citopático (ECP).

Qual a finalidade do diagnóstico virológico?

O diagnóstico das infecções virais emergiu nas últimas décadas como uma importante ferramenta na medicina, contribuindo de forma efetiva na identificação do patógeno, direcionando o tratamento da doença.

O que pode causar uma infecção?

Como qualquer outra infecção, irão surgir sintomas como febre, calafrios, diarreia e vermelhidão no corpo. Mas esses sinais podem não ser tão evidentes ou típicos de infecções. As contaminações podem provocar também dores de ouvido, congestão nasal e ardência ao urinar.

Como acontece a infecção por bactéria?

infecções causadas por bactérias

Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

Como surge infecção bacteriana?

As infecções bacterianas são doenças que ocorrem quando as formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo. O prognóstico das infecções varia de leve a grave, dependendo muito do estado geral do hospedeiro.

Artigo anterior
Quais são as cores quentes do inverno?
Artigo seguinte
Como identificar perigos e riscos?