Quais os materiais que compõem a argamassa?

Perguntado por: André Jorge de Loureiro  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

Argamassa é uma mistura de materiais que consiste principalmente em cimento, areia e água, embora possa incluir outros ingredientes, como aditivos ou agentes de ligação.

Quais são os componentes de uma argamassa?

O que é argamassa? Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

O que constitui a argamassa?

Ela é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em casos específicos, pode-se adicionar aditivos como barro, cal, saibro, caulim, entre outros. Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade.

Quais os constituintes das argamassas?

Se os constituintes básicos das argamassas são cimento, cal, areia e água, tem-se uma variedade muito grande de possibilidades em função das proporções adotadas para cada constituinte durante a operação conhecida como dosagem.

Quais os materiais são necessários para fazer uma argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção. Uma boa argamassa depende tanto das proporções entre esses dois elementos quanto do modo pelo qual se faz a adição da água.

PLANTÃO URGENTE! ACABOU DE SAIR ESSA NOTICIA VEJA! LULA E MORAES FORA! BOLSONARO FORTE E GIGANTE!

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 principais propriedades da argamassa?

→Aderência; →Baixa permeabilidade à água; →Resistência mecânica, principalmente a superficial; →Capacidade de absorver deformações.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

Diferenças gerais. O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco — que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, tijolos e revestimentos, além de impermeabilizar, nivelar e regular superfícies.

Quais os 3 tipos de argamassa?

Você sabia que existem quatro modelos de argamassa colante? Isso porque elas são classificadas em três tipos de argamassa: ac1, ac2 e ac3.

Como fazer a argamassa?

Misturar areia e cimento

Primeiramente, coloque a areia e, em seguida, o cimento; misture com a ajuda de uma enxada ou pá até ficar uma massa uniforme. Se a argamassa necessitar do uso de cal, siga esse mesmo procedimento e jogue a cal quando a mistura estiver pronta.

O que é mais forte cimento ou argamassa?

Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.

Quais são os 4 tipos de argamassa?

Existem 4 tipos de argamassas colantes: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada argamassa industrializada ou colante apresenta sua propriedade específica, em virtude da sua peculiaridade e da quantidade de aditivo.

Qual é a argamassa mais forte?

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

Qual é a melhor argamassa para assentar piso?

Argamassa do tipo ACIII ou AC3

O tipo de argamassa ACIII é indicada para o assentamento de revestimentos e pisos em ambientes internos e externos. Sua principal característica é alta resistência, pois tem grande aderência e flexibilidade.

Qual a origem da argamassa?

Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma.

Quantos tipos de argamassa tem?

As principais utilizadas atualmente no mercado da construção são: argamassa colante, argamassa de grauteamento, argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e argamassa para pisos.

Qual a argamassa mais conhecida?

Indicada para aplicação de peças maiores de 60 x 60 cm, a argamassa AC3 é a campeã em termos de aderência, o que possibilita o uso em locais que recebem insolação direta.

O que colocar na argamassa para ficar mais forte?

Aditivo líquido impermeabilizante - tecplus 1

Ideal tanto para concretos, quanto para argamassas, o tecplus 1 quartzolit é um aditivo líquido impermeabilizante que protege o material da infiltração da água.

Como fazer argamassa ac2 caseira?

PREPARO DO PRODUTO

A ARGAMASSA BRASIL EXTERNA ACII é semipronta necessita apenas de água limpa na proporção de 4,6 litros para cada saco de 20 kg de argamassa. Podendo variar em 5%. Misturar intensamente por meio manual ou mecânico até obter uma massa pastosa, consistente e homogênea.

Dá para usar argamassa como cimento?

Embora ambos sejam compostos de cimento, eles possuem funções diferentes e são fabricados com proporções diferentes de materiais. A argamassa é mais fraca do que o cimento, portanto, não é recomendado substituí-la pelo cimento em trabalhos que exijam resistência.

Qual é a melhor argamassa para parede?

Para áreas de fachadas e piscinas, a melhor argamassa é a cimentcola externo ACII quartzolit. Ela é ideal tanto para pisos e paredes internas quanto externas. Porém, por ser mais forte e aderente é a que indicamos para esses espaços mais suscetíveis a intempéries.

Qual é a função da argamassa?

Sua função principal é atuar como uma cola para revestimentos cerâmicos em geral. Porém, ela também cumpre seu papel primordial no levantamento de paredes em tijolos e blocos, atuando como uma massa colante para assentar os blocos e tijolos com a devida segurança.

Qual tipo de argamassa usar?

Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.

Pode usar argamassa sem cimento?

Embora ambos sejam compostos de cimento, eles possuem funções diferentes e são fabricados com proporções diferentes de materiais. A argamassa é mais fraca do que o cimento, portanto, não é recomendado substituí-la pelo cimento em trabalhos que exijam resistência.

Qual cimento usar para argamassa?

Cimento Portland Comum ( CP I e CP I-S)

Este é o tipo mais utilizado em todo o mundo e é indicado para a maioria das aplicações de construção, incluindo a fabricação de concreto, revestimentos e argamassas. Ele é conhecido por sua resistência e durabilidade. O único aditivo desse tipo de cimento é o gesso.

Qual melhor tipo de argamassa?

A Argamassa da Quartzolit e da BRMassa, por exemplo, são opções robustas para quem busca qualidade e resistência no assentamento de porcelanatos, enquanto a Votomassa se destaca pela sua versatilidade em ambientes internos e externos.

Artigo anterior
Como usar tobramicina?
Artigo seguinte
O que fazer quando o entregador do iFood não entrega?