Quais os malefícios da radioterapia?

Perguntado por: Lucas Lucas Pinheiro Baptista  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Riscos (contras)
Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

Quais os efeitos positivos e negativos da radioterapia?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Como amenizar os efeitos colaterais da radioterapia?

As reações normalmente começam a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e podem durar várias semanas após a última sessão. O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita.

Quando não fazer radioterapia?

A radioterapia da mama com a dose prescrita tem o objetivo de evitar a recaída no local onde estava o tumor e em outras partes da mama. A não realização do procedimento aumenta bastante o risco de recidiva. Portanto, se foi indicada a radioterapia, a paciente deve realizar para evitar que isso aconteça.

Quais são os benefícios da radioterapia?

O tratamento de radioterapia é altamente eficaz contra diferentes tipos de câncer. A técnica, que consiste em atacar o tumor diretamente usando radiação ionizante, é responsável por 40% dos casos de cura da doença no mundo.

Hcor | Conheça os efeitos colaterais da radioterapia

36 questões relacionadas encontradas

Como fica a Prostáta depois da radioterapia?

Após a radioterapia

Os diferentes tipos de radioterapia não eliminam todas as células da glândula prostática, de modo que não está previsto fazer com que o PSA caia para um nível indetectável. As células remanescentes da próstata continuarão produzindo alguma quantidade de PSA.

Qual o tipo de radiação da radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.

Quem está fazendo radioterapia pode dirigir?

Quase todos os pacientes são capazes de conduzir durante o tratamento e, de fato, são capazes de continuar todas as suas atividades diárias normais, incluindo o trabalho. Você deve, no entanto, perguntar ao seu médico sobre a sua situação individual.

Quais os efeitos tardios da radioterapia?

Em alguns casos, a radioterapia também pode provocar efeitos tardios. Após anos do término do tratamento, observam-se, por exemplo, disfunção erétil em alguns homens que se trataram de câncer na próstata; e boca seca para homens e mulheres que passaram por radiação na região da cabeça e do pescoço.

Porque fazer radioterapia depois da cirurgia?

A radioterapia pode ser realizada nas seguintes situações: Após a cirurgia conservadora da mama, para diminuir a chance da recidiva na mama ou nos linfonodos próximos. Após uma mastectomia, especialmente se o tumor tinha mais que 5 cm de diâmetro ou se atingia os linfonodos.

Quanto tempo dura os efeitos colaterais da radioterapia?

É importante lembrar que a maioria dos pacientes terá apenas um ou mais dentre os efeitos mencionados aqui. Com as técnicas de tratamento atuais, os efeitos colaterais severos são raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento.

Quais os cuidados que devo ter quando iniciar a radioterapia para minimizar os efeitos na pele?

Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada. preferência a sabonete líquido íntimo. Evite roupas justas, jeans ou lycra.

Como se recuperar da radioterapia?

É importante ter uma dieta nutritiva e equilibrada após o tratamento do câncer, pois ajuda a manter o corpo ativo e saudável, além de auxiliar na recuperação da força e do bem-estar. Uma alimentação balanceada contribui até mesmo para o manejo de alguns efeitos colaterais da radioterapia, como, por exemplo, a fadiga.

O que a radioterapia faz no tumor?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quais os efeitos tardios?

Um efeito tardio é um efeito colateral que ocorre meses ou anos após o término do tratamento. Muitos pacientes que receberam tratamento contra o câncer têm um eventual risco de desenvolver efeitos colaterais tardios.

Quais os efeitos da radioterapia na boca?

Possíveis efeitos colaterais

Alterações na pele, tipo queimadura solar. Rouquidão. Perda do paladar. Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.

Quais são os efeitos colaterais da braquiterapia?

Os efeitos colaterais podem ser agudos (durante o tratamento) ou crônicos (semanas ou meses após o término do tratamento). Agudos: Ardência ao urinar; aumento da frequência urinária; pequeno sangramento vaginal; diarreia; saída de muco nas fezes; sensação frequente da necessidade de evacuar, mesmo com intestino vazio.

Qual a melhor alimentação para quem está fazendo radioterapia?

Explore o consumo de proteínas, como feijões, ovos, carnes magras, aves sem pele e peixes. Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás, podem ajudar na hidratação.

Quem faz radioterapia pode trabalhar?

Com os desafios do tratamento pelo procedimento da quimioterapia, muitos pacientes com câncer ficam na dúvida se podem ou não continuar trabalhando normalmente. A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim.

Pode tomar cerveja fazendo radioterapia?

Em geral não há interações entre a radioterapia e o uso de álcool.

Como é o procedimento de radioterapia?

A radioterapia é um tratamento local para vários tipos de câncer e pode ser aplicada com ou sem o acompanhamento de outros tratamentos. Ela consiste na aplicação de radiação, geralmente de raios X, ou de elétrons de alta energia, produzidos por um equipamento chamado acelerador linear de partículas.

Como funciona o exame para planejamento em radioterapia?

Tomografia de planejamento

O paciente é submetido à tomografia na posição que serão efetuadas as aplicações. Se necessário, será confeccionado um molde para melhor fixá-lo na hora do tratamento, assegurando uma boa reprodutibilidade diária.

Quais as principais modalidades da radioterapia?

Entre as diversas modalidades de radioterapia usadas atualmente, as mais importantes são: teleterapia, braquiterapia e radiocirurgia. Teleterapia – É a forma de tratamento em que a fonte de radiação fica longe do corpo do paciente.

Qual o valor do PSA depois da radioterapia?

Após uma prostatectomia radical, espera-se que os níveis de PSA não sejam detectáveis, chegando a menos de 0,2 ng/ml em algumas semanas após a cirurgia. É aconselhável aguardar de seis a oito semanas após o tratamento antes de avaliar o valor do PSA, já que a meia vida de PSA no sangue é relativamente longa.

Quantas sessões de radioterapia para próstata?

O tratamento radioterápico convencional (fracionamento convencional) para câncer de próstata é realizado entre 35 a 40 sessões.

Artigo anterior
Quais as cores das fezes normais?
Artigo seguinte
Quantas línguas são necessárias para ser poliglota?