Quais os macro e microminerais exigidos na nutrição equina?

Perguntado por: Bianca Correia  |  Última atualização: 18. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

O corpo do equino consiste de aproximadamente 60 a 65% de água; 30 a 35% de proteínas, gorduras e carboidratos; e 4% de minerais. A maioria dos minerais corresponde aos principais ou macrominerais: cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio, magnésio e enxofre.

Quais são as exigências nutricionais dos equinos?

– Fonte de Fibra = FB 30% ( NDF 47% e ADF 35%) – Fonte de cálcio = 1,2% – Fonte moderada de proteína = 15 a 17% – Fonte moderada de energia = 1,9 a 2,3 Mca/kg – Fonte moderada de fósforo = 0,3% Page 34 Feno de Alfafa • Fatores anti-nutricionais e/ou risco – Em condições normais não há restrições.

Quais são os macrominerais?

- Macrominerais: Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre. - Microminerais: Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.

Quais são os macronutrientes e os micronutrientes?

Os macronutrientes são "grandes" categorias de nutrientes e devem constituir a maior parte da dieta. São compostos por proteínas, carboidratos e gorduras. Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles que o nosso corpo precisa em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais (zinco, ferro, cálcio).

Quais são os principais minerais da nutrição animal?

Os sais minerais que mais requerem nossa atenção no arraçoa- mento fios animais, pela ordem comum de carência nas rações usuais, são os seguintes: cloreto de sódio, cálcio, fósforo, iodo, ferro e cobre.

O Que São Macronutrientes e Micronutrientes, Para Que Servem | Funções | Diferenças | Resumo

38 questões relacionadas encontradas

O que são macrominerais e microminerais?

Os minerais são necessários para o funcionamento normal das células do organismo. Esses minerais são denominados macrominerais. Os ossos, os músculos, o coração e a função do cérebro dependem desses minerais. Estes minerais são denominados microminerais.

O que são macro e microelementos?

Os macroelementos são exigidos pelo organismo animal em maior quantidade, enquanto os microelementos são exigidos em menor quantidade, sendo ambos são fundamentais (Bertóli, 2010). Os macroelementos são o Cálcio (Ca), Fósforo (P), Potássio (K), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Cloro (Cl) e o Enxofre (S).

Quais são os três principais macronutrientes?

MACRONUTRIENTES: componentes necessários diariamente e em grande quantidade. Pertencem a três grupos: carboidratos, proteínas e lipídeos (ou gorduras).

O que é um macro nutriente?

Macronutrientes são os nutrientes que o nosso organismo precisa receber em grandes quantidades para manter suas funções normais. Entre as funções dos macronutrientes estão a produção de energia, construção e reparação de tecidos, bem como a regulação de processos do corpo. Não temos como viver sem macronutrientes.

Como são chamados os macronutrientes?

Os macronutrientes são divididos em três grupos: os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Os carboidratos, encontrados em alimentos de origem vegetal, são responsáveis por fornecer energia para as funções do organismo e também para a realização de atividades físicas, por exemplo.

São exemplos de microminerais?

Microminerais ou elementos traço: são aqueles que possuem necessidade inferior a 100 mg por dia, como é o caso do ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês. As funções destes minerais estão relacionadas à reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.

Quais as funções dos macrominerais?

Macrominerais: necessidade diária é maior. Suas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas. Exemplos: sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Qual a função dos microminerais?

Microminerais são componentes essenciais e específicos para a estrutura de numerosas metaloenzimas, coordenando um grande número de processos biológicos e, consequentemente, sendo essenciais para a manutenção da saúde e desempenho produtivo dos animais.

Como formular dieta para equinos?

1- Calcule a quantidade diária de forragem e concentrado. O cálculo é de 1,5 a 3% do peso total do animal, com uma média em 2,5%. Ex.: (peso do animal/100) x 2.5 = Total de forragem e concentrado por dia. 2- Determine o tipo de dieta que você pretende para seu cavalo (se de manutenção, aumento ou redução de peso).

Qual a classificação alimentar do cavalo?

O cavalo é um animal que se alimenta de vegetais, sendo, portanto, um herbívoro. Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples.

Qual é a alimentação ideal para um cavalo?

O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho.

Quais são os 4 macronutrientes?

Água, carboidratos, gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. Os carboidratos evitam que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para o fornecimento de energia.

Quais são os 3 micronutrientes?

Os micronutrientes são aqueles requeridos em pequenas quantidades pelas plantas. Entre eles estão zinco, ferro, manganês, boro, cloro, cobre e molibdênio – e são normalmente relatados em análises de solo padrão.

Onde encontrar macro e micronutrientes?

As principais fontes alimentares das vitaminas e minerais estão em legumes, verduras, frutas, ovos, leite e derivados, carnes e peixes. Ou seja, quando diversificada e equilibrada nutricionalmente, uma dieta consegue oferecer todos os macro e micronutrientes essenciais.

Qual é o macronutriente mais importante?

Carboidratos: Os carboidratos representam a mais importante fonte de energia rápida proveniente da dieta. Eles fornecem combustível para o cérebro, a medula, os nervos periféricos e as células vermelhas do sangue.

Quais são os exemplos de micronutrientes?

Micronutrientes. Sais minerais: são nutrientes inorgânicos necessários em pequenas quantidades no nosso organismo. Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor.

Quais são os seis macronutrientes?

Os macronutrientes incluem água, proteínas, carboidratos e gorduras. Continue lendo para obter mais informações sobre onde encontrar esses nutrientes e saber por que uma pessoa precisa deles. Os seis nutrientes essenciais são vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, água e carboidratos.

Quais os exemplos de Macroelementos?

Sódio (Na), Potássio (K), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Fósforo (P), Enxofre (S), Cloro (Cl), todos eles são considerados macroelementos.

Qual a importância dos minerais na nutrição animal?

O fornecimento desses minerais em quantidades adequadas na ração assegura a boa qualidade da estrutura óssea. Entre os minerais necessários, o cálcio e o fósforo têm grande destaque. Eles possuem grande importância no metabolismo animal, pois representam 3/4 dos tecidos animais e 90% da substância mineral dos ossos.

O que são microelementos minerais?

Os oligoelementos, ou microelementos, são estruturas fundamentais para que o organismo funcione regularmente. Eles são considerados elementos essenciais e são vitais para o corpo, mesmo que em pequenas quantidades. Ainda, a maioria deles não é produzida naturalmente pelo organismo.

Artigo anterior
Como a temperatura pode influenciar no florescimento e na frutificação?
Artigo seguinte
Qual a idade máxima para entrar na Polícia Militar da Bahia?