Quais os interesses da burguesia ao apoiar o rei?

Perguntado por: Lorena Barbosa  |  Última atualização: 28. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Interesses da Burguesia em apio aos Reis Benefício para a expansão do comércio, fortalecimento do Estado-nação, aumento dos impostos para o pagamento de exércitos profissionais, comprar a submissão e a fidelidade da nobreza ao rei.

Qual o interesse da burguesia na autoridade do rei?

A burguesia tinha grande interesse no estabelecimento de um poder forte e centralizado, que superasse o particularismo feudal, estabelecesse um padrão monetário e unificasse as leis e os impostos.

Por que os burgueses apoiavam o rei?

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.

Qual era o interesse da burguesia ao apoiar?

Resposta: O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. ...

Quais eram os interesses de parte da nobreza ao apoiar o fortalecimento dos Reis?

Resposta: Os nobres que apoiaram o fortalecimento dos Reis desejavam expandir as suas posses de terras e adquirir cargos administrativos. ...

Absolutismo e Mercantilismo | DEIXA QUE EU DESENHO

30 questões relacionadas encontradas

Quais eram os interesses da burguesia e da nobreza ao apoiar o poder centralizado do rei?

Resposta: O rei fez um acordo com a nobreza de que daria privilégios ( como terras e riquezas, isenção de impostos...) especialmente a essa classe se a mesma o ajudasse a chegar ao poder absolutista. Visando esses privilégios, os nobres passaram a apoiar tal centralização, por interesses individuais.

Por que a burguesia e os reis se aliaram?

Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente ...

O que foi a aliança entre o rei e a burguesia?

A aliança entre o rei e a burguesia ocorreu em diversos países europeus. Um exemplo marcante foi a Revolução Inglesa, no século XVII. Durante esse período, a burguesia apoiou o rei na luta contra a nobreza, em troca de privilégios comerciais e políticos. Outro exemplo foi a Revolução Francesa, no final do século XVIII.

Por que a burguesia apoiou o fortalecimento do poder real?

Com o objetivo de assegurar seus privilégios e manter a servidão, parte da nobreza apoiou o fortalecimento do poder real. Já a burguesia, com o objetivo de aumentar seus lucros, também passou a apoiar o fortalecimento do poder real, além de financiar diversas empreitadas do Estado.

Quais eram os interesses da burguesia na Revolução Francesa?

Eles desejavam acabar com o absolutismo e o poder do rei, já que eles sustentavam o estado. Além disso, queriam romper as restrições do comércio internacional, acreditando que o Liberalismo Econômico pudesse ajudar a resolver os problemas. Os burgueses buscavam por mais participação nas decisões políticas do país.

Quem defendia os interesses da alta burguesia?

Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas e a monarquia constitucional. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.

Qual era a principal atividade da burguesia?

Os burgueses viviam na base do comércio. Foi durante as Cruzadas e Grandes Navegações que a burguesia obteve um grande lucro por meio dos produtos vindos do Oriente e das novas terras descobertas.

Qual o interesse da burguesia ao se aliar com reis absolutistas?

Os burgueses apoiaram os monarcas porque estavam interessados em ampliar suas atividades comerciais. E uma parcela da nobreza apoiou o fortalecimento dos reis porque tinha empobrecido com crise econômica que atingiu a Europa nos séculos XIV e XV e passou a depender dos favores reais.

Qual era o interesse da burguesia e da nobreza em apoiar a formação das monarquias nacionais e o poder do rei?

O poder concentrado nas mãos do monarca foi apoiado pela nobreza e pelos burgueses, que enriqueciam cada vez mais com o desenvolvimento comercial. Percebe-se, então, que o Estado Absolutista teve um importante papel no desenvolvimento da economia mercantil.

Por que os monarcas receberam esse apoio da nobreza e da burguesia?

Resposta verificada por especialistas

Durante o processo de formação dos Estados Modernos o rei recebeu o apoio da burguesia porque os nobres possuíam o poder político e desejavam se associar ao rei para auxiliar o monarca na administração do reino em troca de proteção.

Qual a importância da aliança feita entre monarquia e burguesia?

A aliança entre o rei, a burguesia e parte da nobreza: Os estados nacionais surgiram do fortalecimento da autoridade do rei, apoiado pela burguesia e parte da nobreza. Os burgueses apoiaram os monarcas porque estavam interessados em ampliar suas atividades comerciais , inclusive no interior dos feudos.

Como era o relacionamento entre o rei e a burguesia na época do absolutismo?

O Absolutismo surge a partir de uma aliança entre a realeza – interessada em derrotar a nobreza e recuperar poder político – e a burguesia – interessada em fazer alianças políticas que lhe favorecessem em termos econômicos, uma vez que nobreza e clero lhe atrapalhavam economicamente.

Como a burguesia dominava o governo?

A burguesia conquista espaço no poder e no controle político representando o livre comércio, sem interferências, assim como as liberdades individuais de cada indivíduo, bem como a escolha da própria religião e o modo de vida.

Quais foram as vantagens da aliança entre o Estado e a burguesia?

Resposta. Resposta: Com essa aliança com a burguesia,o rei obteve apoio para consolidar o governo em uma monarquia absolutista. assim ,foi possível realizar expansões marítimas,que gerou lucro para os burgueses e para os reis.

Quais são as vantagens comerciais obtidas pela burguesia ao firmar a aliança com o rei?

A aliança era importante porque a burguesia apoiava economicamente os objetivos do rei. A burguesia se beneficiou com a existência de uma só língua, uma só moeda e mais segurança nas transações comerciais. O rei também se beneficiou, pois obteve mais dinheiro, exército e poder em suas mãos.

Por que a burguesia se aliou ao rei para que surgissem os Estados nacionais modernos?

Resposta. Ela se aliou para o rei retomar o poder, e acabar o feudalismo e começar o Antigo Regime. Em troca ela queria estabelecer o comércio. Com a criação do comércio, acaba o feudalismo e cria-se os Estados Nacionais ( Antigo Regime ).

Quem é a burguesia nos dias de hoje?

Se, anteriormente, ambas faziam parte do terceiro estado — o povo —, hoje o burguês representa a classe dominante. É ele quem detém o poder político e econômico, a partir do momento em que é dono dos meios de produção do capitalismo.

Quais eram os interesses da nobreza?

Resposta: os interesses eram a isenção de impostos, terras e riquezas, pois se o Rei conseguisse ser absolutista ele daria privilégios a nobreza, sendo assim a nobreza o apoiava por interesses individuais.

O que diferencia o rei das demais pessoas?

Resposta: Porque ele era representado como alguém maior do que os outros e também tinha um cetro na mão.

Artigo anterior
O que é o 2K?
Artigo seguinte
Como montar um kit completo de maquiagem?