Quais os grupos de resíduos hospitalares?

Perguntado por: Vítor Joaquim Moreira Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los?
  • Grupo A – Potencialmente infectantes.
  • Grupo B – Químicos.
  • Grupo C – Rejeitos radioativos.
  • Grupo D – Resíduos comuns.
  • Grupo E – Perfurocortantes.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes

São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.

Quais são os resíduos químicos hospitalares?

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
  • Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados;
  • Saneantes e domissanitários. ...
  • Mercúrio e outros resíduos de metais pesados;

Quais são os tipos de resíduos de serviço de saúde?

São resíduos constituídos, por exemplo, de agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, etc.

O que são resíduos do grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C - São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - "Licenciamento de Instalações Radiativas", e para os quais a reutilização é ...

Web Aula: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

35 questões relacionadas encontradas

Como descartar resíduos do grupo C?

Eles devem ser destinados a um aterro sanitário. Além disso, esses rejeitos podem ser separados e encaminhados para reciclagem.

O que é um resíduo infectante?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

O que são os resíduos do serviço da saúde?

O lixo hospitalar, ou Resíduo de Serviço de Saúde – RSS, são os resíduos gerados por prestadores de assistência à saúde, seja médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, assim como institutos de beleza e ...

O que são os resíduos do serviço de saúde?

São resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, ...

Qual o tipo de resíduo descartado por hospitais e clínicas?

Eles podem ser materiais descartáveis como luvas, seringas, algodão, gazes, bem como órgãos, tecidos, medicação, vacinas vencidas, materiais cortantes, dentre outros. Note que esses estabelecimentos podem ser também as clínicas veterinárias.

Quais são os resíduos perigosos à saúde e classificados no Grupo A?

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

O que são os resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Como descartar resíduos do Grupo A?

Os resíduos de saúde do Grupo A devem ser separados em saco branco leitoso ou em saco vermelho. Os sacos brancos são designados para os resíduos que serão autoclavados. Já os sacos vermelhos são destinados para os resíduos de saúde que serão incinerados.

O que são resíduos do Grupo E?

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ...

Como são classificados os resíduos?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Quais os lixos considerados infectantes?

São considerados resíduos infectantes:
  • sangue, bolsas transfusionais e hemoderivados (albumina, as imunoglobulinas, os complexos protrombínicos);
  • lixo de sanitário de unidades de internação, atendimento ambiental e de laboratório de análises clínicas;

Qual a diferença entre lixo comum para o infectante?

Diferenças entre lixo infectante e lixo comum

Para que o lixo se classifique como infectante ou potencialmente infectante, ele deve apresentar possibilidade de estar contaminado com agentes biológicos, como: fungos, vírus, bactérias, parasitas, toxinas e linhagens celulares.

Quais são as substâncias infectantes?

Subclasse 6.2 - Substâncias Infectantes

A Subclasse 6.2 inclui substâncias infecciosas, o que significa que são um material que pode conter um patógeno. Os patógenos podem incluir bactérias, vírus, fungos ou outras substâncias infecciosas.

Como fazer descarte de resíduos?

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

Quem recolhe o Descarpack?

“A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.

Onde jogar o Descarpack?

O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta.

Onde descartar a caixa de Perfuro-cortantes?

O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.

Como descartar grupo B?

Os resíduos do grupo B devem ser sempre acondicionados em embalagens rígidas, com tampa rosqueada ou na própria embalagem de origem, devidamente identificadas com o símbolo de substância química e a identificação da substância nelas contidas.

Onde descartar resíduos do grupo B?

O atendimento para descarte de resíduos Grupo B tem sua realização como uma atividade técnica executada, na Recicla Brasil, especializada neste ramo, a qual realiza a coleta e a eliminação adequada destes componentes por meio de ações como tratamento e incineração.

São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo B?

Pergunta 9 Correta São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo “B”: I - Drogas quimioterápicas. II - Resíduos farmacêuticos (medicamentos vencidos, contaminados, interditados ou não utilizados). III - Animais usados em experimentação.

Artigo anterior
O que é um gráfico de pizza?
Artigo seguinte
Que não saia palavra torpe?