Quais os fatos jurídicos?

Perguntado por: Catarina Raquel Maia Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Fatos jurídicos são todos os acontecimentos (provindos da atividade natural ou humana) capazes de influenciar na órbita do direito por criar, modificar ou extinguir relações jurídicas. O instituto "fato jurídico" como um todo é chamado de "fato jurídico lato sensu". São os fatos que decorrem da ação da natureza.

Quais são os tipos de fatos jurídicos?

Os fatos jurídicos são acontecimentos ou eventualidades que ocorrem e acarretam a origem, modificação ou extinção de direitos. O fato jurídico difere-se em (i) Fato jurídico natural ( ou fato jurídico em sentido estrito); (ii) Ato Jurídico em sentido amplo (ou ato lícito) e (iii) Ato ilícito.

O que é fato jurídico exemplos?

Fato jurídico stricto sensu: são os fatos da natureza, independentes de ato humano como dado essencial. São exemplos dessa espécie de fato jurídico o nascimento, a morte, o implemento de idade, a aluvião e a avulsão.

O que é fato é fato jurídico?

Em sentido amplo, fato jurídico é o acontecimento, previsto em norma jurídica, em razão da qual nascem, se modificam, subsistem e se extinguem relações jurídicas. Em sentido estrito, fato jurídico vem a ser aquele que advém, em regra, de fenômeno natural, sem intervenção da vontade humana e que produz efeito jurídico.

Quais são os efeitos jurídicos?

Resultado prático, lícito, legal, de conformidade com os princípios do Direito. Resultado advindo da incidência da lei em casos concretos. No direito tributário, por exemplo, o efeito jurídico produzido com a ocorrência do fato jurídico (fato gerador) consiste no nascimento da obrigação tributária.

Direito Civil - Aula 63 - Fatos Jurídicos - Conceito

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos jurídicos que o negócio jurídico pode gerar?

É que, muitas vezes, a vontade se exterioriza sem intento algum de gerar qualquer resultado no plano jurídico e, portanto, não ensejará o aparecimento de negócio jurídico. Sob este ponto de vista, o negócio jurídico configura causa eficiente de constituição, modificação, transferência ou extinção de relações jurídicas.

Quais são os três efeitos jurídicos do matrimônio?

Os efeitos jurídicos do casamento podem ser classificados em efeitos sociais, efeitos pessoais e efeitos patrimoniais.

Qual a diferença entre fato e ato jurídico?

O evento é o acontecimento que altera o mundo fenomênico, enquanto o fato é a descrição desse evento"(11).

O que se entende por fato?

Significado de Fato

Coisa cuja realidade pode ser comprovada; verdade, realidade: "contra fatos não há argumentos". [Jurídico] O que foi finalizado e não pode ser mudado nem alterado. Etimologia (origem da palavra fato). A palavra fato com esses sentidos deriva do latim "factum", com o sentido de "feito, façanha".

Qual a diferença entre Evento fato é fato jurídico?

Assim, um fato do mundo social, evento, só passa a ser jurídico se for ingressado no direito positivo, qualificando-se como fato jurídico, pois somente a ele se atribuem as consequências jurídicas, não bastando o mero evento estar de acordo com o descrito na hipótese normativa.

O que é fato jurídico humano?

1 - CONCEITO DE FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO: Fato jurídico em sentido amplo é todo acontecimento natural ou humano que cria, modifica, conserva ou extingue direitos.

Como podem ser os fatos jurídicos humanos?

Portanto, o Fato Jurídico Humano, ou ato jurídico em sentido amplo pode ser definido como: ações humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos. Dividem-se em: lícitos e ilícitos. Lícitos são os acontecimentos e atos aos quais a própria lei confere os efeitos desejados pelo agente praticante do ato.

O que é um fato não jurídico?

No Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, fato está definido como coisa ou ação feita; caso feito; aquilo que realmente existe, que é real. O que distingue o fato não-jurídico e o fato jurídico são os efeitos que cada um produz. Sabemos que não são todos os eventos naturais e humanos que interessam ao Direito.

O que são fatos jurídicos lato e stricto sensu?

Considera-se Fato Jurídico (lato sensu) todo e qualquer acontecimento da vida que seja relevante para o mundo do Direito. Dentro desse gênero, encontramos duas espécies: o Fato Jurídico (stricto sensu) e o Ato Jurídico (lato sensu).

Quanto aos fatos jurídicos ordinários e extraordinários?

O fato jurídico stricto sensu, que se divide em ordinário e extraordinário, é quando um acontecimento natural, que existe independente da vontade humana, gera consequência jurídica. O fato é ordinário quando a ocorrência é esperada e inevitável, e extraordinária em caso contrário.

Como se classificam os negócios jurídicos?

1) Quanto ao número de declarantes, os negócios jurídicos classificam-se em: unilaterais, plurilaterais e bifrontes. Unilaterais são os que se aperfeiçoam com uma única manifestação da vontade, como no testamento, codicilo, renúncia de direitos, etc. Subdividem-se em receptícios e não receptícios.

O que é fato para a filosofia?

“Fato” designa portanto eventos ou acontecimentos que realmente aconteceram (Johnston, 2004: 278), referindo-se ao seu status ontológico, e não a uma proposição.

O que é o fato de um texto?

Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato.

O que é um ato fato?

Ato-fato jurídico é o evento que, embora oriundo de uma ação ou omissão humana, produz efeitos na órbita jurídica, independentemente da vontade de os produzir.

Como podemos definir atos jurídicos?

Define o Código Civil, que ato jurídico é todo o ato lícito que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, ou extinguir direitos (vide o atual art. 185 do CC ou o antigo art.

Qual a diferença entre fato e ato administrativo?

O fato administrativo é qualquer ocorrido dentro da administração pública, independentemente da vontade humana, que gere efeitos jurídicos, como a morte de um servidor; já o ato da administração é qualquer coisa, obrigatoriamente, ligada à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, igualmente, ...

Qual a diferença entre atos processuais e fatos processuais?

Como dito alhures, quando os fatos processuais são decorrentes da vontade humana, tem-se o ato processual que, no que diz respeito à sua realização, é voluntário.

O que são efeitos jurídicos do casamento?

Efeitos jurídicos do casamento são conseqüências que se projetam no ambiente social, nas relações pessoais e econômicas dos cônjuges, nas relações pessoais e patrimoniais entre pais e filhos, dando origem a direito e deveres próprios e recíprocos, disciplinados por normas jurídicas.

O que são efeitos pessoais do casamento?

Efeitos Pessoais do Casamento

Os efeitos pessoais dizem respeito aos cônjuges entre si, em suas relações uns com os outros, e estão estampados no art. 1.565 e seguintes do Código Civil Brasileiro.

São efeitos pessoais do casamento?

São efeitos pessoais do casamento: Constituição da família legítima.
...
São efeitos patrimoniais do casamento:
  • Estabelecimento de regime de bens.
  • Criação do dever de sustento de um cônjuge ao outro e dos filhos.
  • Direito sucessório entre os cônjuges.

Artigo anterior
O que é a fauna ea flora?
Artigo seguinte
Quais foram os principais autores do Renascimento?