Quais os fatores que podem interferir na dosagem de medicamentos?

Perguntado por: Madalena Cátia Barros  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Existem fatores que interferem nessa etapa, dentre estes temos: o pH do meio, forma farmacêutica e patologias (úlceras por exemplo), dose da droga a ser administrada, concentração da droga na circulação sistêmica, concentração da droga no local de ação, distribuição da droga.

Quais são os fatores que influenciam na dosagem?

Na maioria dos medicamentos, a janela terapêutica independe do peso, altura, IMC (Índice de Massa Corporal), idade etc. Todos os tipos de corpo humano costumam ficar dentro do mesmo padrão.

Que fatores interferem na farmacocinética dos fármacos?

A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Alguns fatores relacionados ao paciente (p. ex., função renal, constituição genética, sexo e idade) podem ser utilizados para prever os parâmetros farmacocinéticos em populações.

Quanto aos fatores que interferem na farmacocinética Pode-se afirmar que?

fármacos hidrossolúveis são absorvidos com maior facilidade ao longo do trato gastrintestinal. o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos. a biotransformação do fármaco é um processo que favorece a sua eliminação. ...

Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um fármaco?

Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento? · Doenças cardiovasculares podem reduzir o fluxo de sangue para órgãos de metabolismo e excreção, aumentando o tempo de meia vida do fármaco e gerando Css maiores.

Fatores que interferem na farmacocinética | Uma lista rápida de exemplos | Farmacologia

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que determinam a escolha de um medicamento?

A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Qual medicamento pode ser Intercambiavel?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

O que significa 5 mg?

Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama ou 1/1.000 g.

Quais os medicamentos que mais matam no mundo?

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia.

O que é ação farmacológica de um medicamento?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

O que é o mecanismo de ação de um medicamento?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.

Qual a classificação dos medicamentos quanto ao modo de ação?

Os medicamentos podem ser de: Ação local: apresentam ação diretamente sobre o local de aplicação. Ex: pomada, aplicada sobre a pele, como Neomicina + Bacitracina®, Furacin®, Bepantol®, Dermoderme®. Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação.

Qual a importância da escolha da via de administração do medicamento?

A escolha correta da via de administração de medicamento é de suma importância, pois, quando mal escolhida, pode acarretar em baixa absorção e consequente diminuição da eficácia clinica, não apresentando efeito esperado, o que certamente levaria ao insucesso do tratamento.

Como escolher a via de administração de medicamentos?

Assim que o medicamento é injetado, ele se move para os pequenos vasos capilares, sendo transportado pela corrente sanguínea; Intramuscular: Essa via de administração de medicamentos costuma ser preferível à via subcutânea quando é necessária uma quantidade maior do produto.

Quais os aspectos a avaliar ao escolher uma veia para administrar medicamento?

Velocidade de absorção e distribuição; Pico e tempo de ação ou efeito do fármaco; Duração do tratamento; Particularidades inerentes ao paciente e cuidador (no caso de crianças).

Qual é o mecanismo de ação dos antibióticos?

Mecanismo de ação dos antibióticos

Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade. Os antibióticos podem atuar inibindo o crescimento ou causando a morte das bactérias causadoras de determinada enfermidade.

Qual é o mecanismo de ação do ibuprofeno?

Mecanismos de ação

O ibuprofeno é um AINE não seletivo, ou seja, inibe a COX1 e a COX2, possuindo efeito analgésico e ação antinflamatória. plaquetária e redução do fluxo sanguíneo renal. ocorre redução da taxa de filtração glomerular.

Qual é o mecanismo de ação do paracetamol?

Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central. Entretanto, diferente dos salicilatos, o paracetamol não tem atividade uricosúrica.

Quais remédios dão overdose?

Então agora saiba que pelo menos um deles pode ser letal para a sua saúde caso seja tomado em quantidades exageradas.
...
6 remédios comuns que podem provocar uma overdose
  • Laxantes. ...
  • Tylenol (paracetamol ) ...
  • Anticoagulante. ...
  • Xarope para tosse. ...
  • Advil (ibuprofeno) ...
  • Aspirina (ácido acetilsalicílico)

Quais remédios causam overdose fatal?

Intoxicação por Medicamentos
  • Benzodiazepínicos. ...
  • Fenotiazínicos. ...
  • Butirofenonas e Tioxantenos. ...
  • Antidepressivos Tricíclicos. ...
  • Barbitúricos. ...
  • Carbamazepina. ...
  • Fenitoínas. ...
  • Ácido Valproico.

Quais comprimidos tomar para desmaiar?

BulasMed - Referências completas de medicamentos
  • KALLOPLAST. LANOLINA. ...
  • KOLANTYL Comprimidos. ...
  • Dunason. ...
  • RINISONE. ...
  • FUMASIL. ...
  • Vislin. ...
  • Ácido Ascórbico Hypofarma. ...
  • BENZAC WASH.

Quanto é 5 mg em mL?

50 gotas é 5 mg e não 5 mls. Cada ml tem em geral 20 gotas dependendo do frasco, logo seria 100 gotas que vale 5 mls que corresponde a 10 mg. Mas o mais provavél é a prescrição em Mg mesmo.

O que significa mg em remédios?

Geralmente, a quantidade do medicamento em cada forma de apresentação (comprimido, ampola, etc.) é referida em gramas (g) ou miligramas (mg). As quantidades dos medicamentos não se apresentam em números decimais, por exemplo: paracetamol, comprimidos de 500 mg e não 0,5 g.

Artigo anterior
O que é organização e sua importância?
Artigo seguinte
Como chamar a atenção de um homem de Leão?