Quais os fatores que podem influenciar na padronização das normas nacionais com as normas internacionais de contabilidade?

Perguntado por: Carlota Ramos  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

As principais diferenças estão relacionadas a fatores econômicos e culturais (Barker e Barbu, 2007), diferenças entre países (Ding et al., 2005), diferenças entre sistemas legais (Niyama et al., 2005), linguagem, educação, inflação (Niyama, 2005), cultura contábil, cultura de auditoria e regulatória (Zeff, 2007).

Quais são os principais fatores que explicam as diferenças entre as normas e práticas contábeis de diferentes países?

Essas diferenças podem ser vinculadas a inúmeros fatores culturais, políticos, econômicos e sociais; tais quais: tradição histórica, estrutura política e legal, desenvolvimento econômico e do mercado de capitais, valores sociais e nível de educação (BUSHMAN; PIOTROSKI, 2006; DING; JEANJEAN; STOLOWY, 2005; JAGGI; LOW, ...

O que é a padronização internacional das normas contábeis?

A padronização internacional das normas contábeis permite as empresas de diversos países uma facilidade no processo de elaboração das demonstrações contábeis, assim, tem-se uma homogeneização, facilitando a comunicação internacional entre as empresas, bem como a redução dos custos de capital para aquisição de produtos ...

Quais foram os principais fatores para que existisse o movimento internacional em direção a um processo de harmonização das normas contábeis a nível mundial?

Essa necessidade de harmonização das normas contábeis utilizadas no mundo inteiro surgiu, principalmente, a partir da necessidade de haver maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras das empresas, possibilitando, assim, maior grau de comparabilidade entre os resultados obtidos ...

Quais os principais objetivos das normas internacionais de contabilidade?

O objetivo das Normas Internacionais de Contabilidade
  • o pagamento baseado em ações;
  • a aquisição e controle de organizações;
  • a contabilização de valores de exploração e avaliação de recursos minerais;
  • a classificação, contabilização e a apresentação dos instrumentos financeiros;

IFRS na prática: tudo sobre as normas internacionais de Contabilidade

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da IFRS?

O principal objetivo delas é fornecer para as empresas, em nível mundial, um conjunto normativo que deverá ser utilizado para a elaboração e divulgação das demonstrações contábeis.

Qual o objetivo das normas internacionais de contabilidade as IFRS standards International Financial Reporting Standards?

Essas normas têm o objetivo de uniformizar a apresentação das demonstrações contábeis entre empresas de mercados e países distintos, trazendo maior transparência, responsabilidade e eficiência para esses mercados.

Quais os fatores que contribuem para o processo de convergência contábil?

Podemos dizer que são três:
  • Credibilidade: busca conciliar conjuntos de normas e demonstrações contábeis;
  • Comparabilidade: facilita a comparação de informações fornecidas por empresas;
  • Eficiência de comunicação: facilita a compreensão e interpretação de demonstrações financeiras.

Quais são os principais motivos para a adoção de IFRS por um país?

Adoção da IFRS: Por que Adotar? Um dos principais motivos favoráveis a IFRS é a implantação de um padrão único para que investidores e analistas contábeis possam mensurar o desempenho e a posição financeira das empresas com maior precisão.

Qual o principal motivo para a convergência da norma brasileira para a Internacional?

Devida à globalização as instituições, tanto privadas como públicas, iniciaram uma forte ligação econômica com países de vários continentes, surgindo assim a necessidade de uma padronização nos procedimentos contábeis para melhor atender os diversos usuários internacionais.

Qual o objetivo das normas internacionais de contabilidade?

Neste contexto, o objetivo da contabilidade internacional é organizar os processos, mantendo uma linguagem única, com transparência e confiabilidade, onde as transações financeiras atravessem o mundo e permitam negociações em qualquer ponto do globo.

Qual a importância da padronização da contabilidade no âmbito mundial?

Assim, os principais mercados financeiros do mundo acompanham e incentivam a harmonização e alinhamento da contabilidade, a fim de reduzir o risco para o investidor estrangeiro, os custos de comunicar em critérios diferentes e desta forma, possibilitar uma maior concorrência entre as empresas internacionais e nacionais ...

Qual é a importância da adequação contábil as normas e padrões internacionais?

A harmonização das normas internacionais contábeis tornou-se imprescindível na empresa, a fim de atingir maior comparabilidade e transparência nos relatórios financeiros.

Quais as principais causas das diferenças internacionais na adequação elaboração e divulgação das demonstrações financeiras Segundo B Elliot e J Elliot 2002 )?

Elliot e Elliot (1996) destacam como razões para diferenças no financial reporting os seguintes pontos: características do sistema legal nacional; de que maneira as empresas obtêm seus recursos financeiros (se por meio do mercado acionário ou de credores bancários); o relacionamento entre o Fisco e a Contabilidade; a ...

Quais são os órgãos que definem as normas e práticas contábeis?

As práticas contábeis de acordo com as normas são incluídas em diversos órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e agências reguladoras (ANEEL).

O que são as práticas contábeis?

Práticas contábeis são as normas, os procedimentos, as convenções, as regras e as próprias práticas específicas adotados por uma entidade na elaboração e na apresentação de suas demonstrações contábeis. b) alteração nos padrões de uso ou de consumo dos ativos.

Quais as principais vantagens da adoção das IFRS para todos envolvidos?

Entre as principais vantagens citadas pelos entrevistados destacam-se: a utilidade das demonstrações contábeis para a tomada de decisões; o atendimento às normas contábeis e fiscais com a adoção do normativo; a mudança no ambiente endógeno da empresa, levando os envolvidos no processo a desenvolverem novas habilidades ...

Quais os principais desafios da adoção das normas internacionais no Brasil?

  • Uma das maiores dificuldades para a implantação do IFRS no Brasil será a capacitação dos profissionais, que exigirá a reformulação do sistema educacional neste segmento;
  • Historicamente, a Contabilidade brasileira foi utilizada para atender mais o Fisco do que o empresário como prega as normas do IFRS;

Como ocorreu a adoção de IFRS no Brasil?

Na verdade, 2010 foi o ano de adoção plena obrigatória no Brasil, mas essa história remonta a 2007, ano em que foi sancionada a Lei nº 11.638, responsável por alterar a Lei 6.404, o que representou a maior Revolução Contábil dos últimos 50 anos por aqui já vista.

Qual a finalidade do processo de convergência contábil internacional?

O objetivo do IASB é “desenvolver, com base em princípios claramente articulados, um conjunto único de pronunciamentos contábeis de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente” (IFRS, 2011).

Quem elabora as normas contábeis de convergência?

O órgão que tem por objetivo alcançar essa convergência global é o IASB.

Quais foram as vantagens e a finalidade de implantar e criar o processo de convergência as normas internacionais de contabilidade aqui no Brasil?

A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.

O que são as IFRS e qual sua importância?

De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil.

Qual o conceito de Financial Reporting na nova ordem contábil?

A sigla IFRS significa Internacional Financial Reporting Standards, ou Normas Internacionais de Informação Financeira em português, mas é amplamente conhecida como Normas Internacionais de Contabilidade. Tratam-se de regras, fundamentos e princípios que unificam os padrões contábeis.

Qual a importância e vantagens da IFRS para contabilidade?

As IFRS permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis. O planejamento também ganha com a geração de informações contábeis voltadas ao cunho gerencial. Com isso os gestores ganham mais dados para a construção do planejamento estratégico e para a tomada de decisões.

Artigo anterior
Quem foi Anísio Teixeira Quais foram suas principais ações na história da educação superior no Brasil?
Artigo seguinte
O que é melhor cetoconazol ou fluconazol?