Quais os fatores que influenciam na qualidade da imagem radiográfica?

Perguntado por: Luís Martins de Amaral  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

6 fatores que afetam a qualidade da imagem radiográfica
  • Movimento:
  • Grades anti-difusoras:
  • Distância objeto-filme (DOF):
  • Distorção:
  • Converter imagens em formato DICOM para .jpg ou .TIF:
  • Artefatos:

Quais os fatores que influenciam na qualidade da imagem?

Principais fatores relacionados à qualidade da imagem
  • Densidade. A densidade de uma imagem é medida pelo enegrecimento do processo. ...
  • Detalhe. O detalhe é definido pela nitidez das regiões a serem analisadas. ...
  • Contraste. O contraste se refere à diferença de densidade entre duas regiões adjacentes. ...
  • Distorção.

Quais são os fatores de qualidade da imagem radiográfica?

Quanto menor a densidade, menor é a qualidade da imagem. O controle desse fator é feito de acordo com a quantidade de raios-x emitida. Aspectos como a espessura da estrutura anatômica a ser examinada, bem como a distância entre o foco e o receptor também interferem na densidade.

Como podemos definir a qualidade de uma imagem radiográfica?

A qualidade das imagens radiográficas refere-se à quão fielmente a estrutura anatômica examinada é mostrada na radiografia. Para fazer um diagnóstico acurado, o radiologista necessita de uma imagem de alta qualidade.

Quais os fatores que influenciam na qualidade e eficácia do revelador radiográfico?

Os fatores que influem no detalhe são: granulação do filme radiográfico, quanto maior os cristais de prata, menor o detalhe da imagem; soluções de processamento- as enérgicas provocam um detalhe menor, pois formam grãos de prata maiores no filme processado; a quilo voltagem; placas intensificadoras e tempo exagerado em ...

? LIVE - FATORES QUE AFETAM A QUALIDADE DA IMAGEM RADIOGRÁFICA | Radiologando

39 questões relacionadas encontradas

O que são fatores radiográficos?

A distorção radiográfica é um dos fatores geométricos da radiologia, e diz respeito à reprodução incorreta do tamanho ou da forma dos tecidos na imagem. Ou seja, quando uma imagem está com distorção, podemos assumir que as estruturas não foram capturadas corretamente pelo receptor.

Quais são os três fatores para determinar a técnica radiográfica?

Para determinar a técnica radiográfica adequada (e, consequentemente, obter a melhor resolução possível da imagem), dependemos da observação de três grupos de fatores, a ver: 1° Grupo | Fatores técnicos de exposição: > kV (tensão de tubo); > mA (estação de corrente);

Quais são os cuidados para se obter imagens de boa qualidade para diagnósticos?

Também é importante incluir um levantamento do histórico clínico pessoal e familiar, além da observação de outros exames físicos e laboratoriais do paciente. Como mencionado, cada tipo de avaliação depende de uma análise das condições do paciente. Portanto, todas as etapas de preparo serão informadas pelo especialista.

Quais são as densidades radiográficas?

Assim, temos em ordem crescente cinco densidades radiológicas básicas: ar, gordura, água, cálcio e metal.

Qual o uso correto de DOF na qualidade de imagem?

2. DOF – Diminuição da DOF diminui a distorção (combinada a um pequeno ponto focal, a diminuição da DOF também aumenta a definição). 3. Alinhamento do objeto – A distorção é diminuída com o alinhamento correto do objeto filme (o plano do objeto está paralelo ao plano do filme).

Quais são as causas mais comuns dos artefatos?

As causas mais comuns de artefatos em radiografias podem ser divididas em três grupos: exposição, processamento, e manuseio e armazenamento. Os artefatos de exposição estão associados com a maneira com que o exame é realizado e, normalmente, são fáceis de serem detectados e podem ser corrigidos.

Quais são os componentes do processamento radiográfico?

Seus componentes básicos são agente fixador, solvente, agente conservador, agente endurecedor, acidificante e agentes absorventes de choque (LASCALA; MOSCA, 2006).

O que significa densidade na tomografia?

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC)

Com as informações colhidas por estes detectores, o computador pode construir uma imagem (uma matriz 512x512 ou 1024x1024), que representa a densidade radiológica (atenuação dos raios-x) em cada ponto por onde o feixe passou, formando uma imagem, que representa um corte anatômico.

O que é radiação secundária ou espalhada?

Toda radiação que emerge de objetos irradiados, é radiação secundária, à exceção da radiação primária que o atravessa, passando para o meio ambiente.

Como é realizado um diagnóstico por imagem?

Para realização, a pessoa deve permanecer deitado e imóvel na mesa de exame. Para captação das imagens, é como se a pessoa passasse dentro de um túnel, que emite e detecta os feixes de raio X. Feito isso, há o processamento das imagens que chega ao médico para o laudo.

Qual a importância do controle de qualidade para o diagnóstico?

O controle de qualidade fornece uma ferramenta para a implementação de condutas de proteção radiológica de todos os indivíduos envolvidos no procedimento intervencionista, assim como outras relacionadas a aspectos prioritários na manutenção do equipamento e à obtenção da qualidade de imagem suficiente para os ...

Quais são os diagnósticos por imagem?

Tipos de exames de imagem
  • Raio X.
  • Mamografia, ou radiografia das mamas.
  • Densitometria óssea.
  • Tomografia computadorizada.
  • Ultrassonografia.
  • Ressonância magnética.

O que são fatores técnicos?

Os fatores técnicos considerados neste trabalho referem-se à competência individual adquirida pela educação especializada e à experiência na prática que um indivíduo possua e deva desenvolver para realizar um tipo determinado de atribuição na organização [Softex 2014; Curtis et al. 2009].

Quais são as etapas da formação da imagem radiográfica?

A revelação do filme radiográfico em um sistema de mamografia convencional é uma reação química, onde as três etapas básicas a constituem: formação da imagem latente, revelação da imagem e a fixação da imagem.

Como funciona contraste Radiologico?

Essas são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica. Em geral, o contraste altera a capacidade de absorção da radiação ionizante dos tecidos durante o procedimento diagnóstico.

Como é chamada a radiografia em tempo real?

A fluoroscopia é uma técnica de imagem comumente utilizada na medicina para obter imagens em tempo real em movimento das estruturas internas de um paciente através do uso de um Fluoroscópio.

O que é a escala de Radiodensidade?

Radiodensidade (ou radiopacidade) é um termo que se refere à habilidade da radiação eletromagnética, particularmente dos raios X, de passar por um determinado material.

O que é a densidade de um material?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.

Qual escala mede a densidade dos tecidos em TC?

A escala Hounsfield é utilizada para medição do coeficiente de atenuação de um feixe de raios X ao atravessar o corpo humano. O valor da unidade Hounsfield varia de acordo com a quantidade de fótons de raios X absorvida por cada tecido humano.

Quais são os componentes do revelador?

Os componentes químicos do revelador, interruptor, e fixador utilizados na revelação são classificados como. HIDROQUINONA; CARBONATO DE SÓDIO; METOL; SULFITO DE SÓDIO; BROMETO DE POTÁSSIO; HIPOSSULFITO DE SÓDIO; SULFITO DE SÓDIO; ALÚMEN DE POTÁSSIO; ÁCIDO ACÉTICO.

Artigo anterior
Qual o objetivo do processo de laminação?
Artigo seguinte
Qual a importância do estudo da disciplina de metodologia da pesquisa para o curso de Direito?