Quais os fatores que afetam a volatilização do nitrogênio?

Perguntado por: Érika Barbosa de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

Além do manejo, outros fatores também interferem diretamente nas perdas de N através da volatilização, tais como temperatura, umidade, textura do solo e teor de matéria orgânica, interferindo diretamente no aumento ou na diminuição da atividade da enzima uréase, responsável pela degradação da ureia (OKUMURA; MARIANO, ( ...

Quais são os fatores que influenciam as perdas de nitrogênio por volatilização ao se utilizar a ureia como fonte desse nutriente?

1.1. Volatilização da amônia (NH3)
  1. Temperatura: quanto maior a temperatura do solo, maior a atividade da enzima;
  2. Umidade: quando não há umidade suficiente para a incorporação da ureia no solo, as perdas são significativamente aceleradas pela existência desta;

O que é volatilização de nitrogênio?

A volatilização de amônia (NH3) é a principal perda de nitrogênio (N) responsável pela baixa eficiência da uréia aplicada na superfície do solo.

Como ocorre a volatilização do nitrogênio?

Volatilização de NH3 é a principal reação que diminui a eficiência de utilização pelas plantas do N proveniente da ureia, quando ela é aplicada sobre a superfície do solo. A fim de minimizar essa perda, produtos têm sido misturados à ureia para inibir temporariamente a ação da urease.

Como ocorre a volatilização da ureia?

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

NITROGÊNIO - Funções, ciclo, fertilizantes e adubação | Daniel Scotá - AgricOnline

44 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a transformação de amônia em ureia?

A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.

Como funciona a ureia protegida?

Ureia protegida ou ureia de liberação lenta: é basicamente a ureia pecuária revestida por camadas de polímeros e/ou ceras vegetais. Esse processo visa reduzir a velocidade de liberação de nitrogênio no rúmen, fazendo com que a microbiota tenha mais tempo de utilização em seu metabolismo.

Como ocorre a perda de nitrogênio no solo?

O nitrogênio na forma de nitrato (NO3-) pode ser perdido por lixiviação (chuva) ou por desnitrificação, indo para a atmosfera, ao passo que o nitrogênio na forma de amônio não está sujeito à estas perdas.

O que significa nh4+?

O catião amónio ou cátion amônio é um íon poliatómico carregado positivamente com fórmula química NH4+. Tem massa molecular 18,04 e é formado por protonação do amoníaco (NH3).

Quais processos podem levar as perdas de nitrogênio no solo?

O nitrogênio contido nesses diferentes insumos pode sofrer dois principais tipos de perdas pelos processos de lixiviação e volatilização. A lixiviação acontece principalmente por grande parte dessas fontes serem muito solúveis e sofrerem uma rápida disponibilização no solo.

O que quer dizer volatilização?

1. Reduzir ou reduzir-se (o que é sólido ou líquido) a gás ou vapor. 2. Tornar ou tornar-se volátil.

Como evitar perda de nitrogênio no solo?

Uma das maneiras mais eficientes para reduzir as perdas de N por volatilização é por meio da incorporação do fertilizante na camada de 0 cm a 5,0 cm durante as coberturas. Fórmulas comerciais contendo amônio e ureia, ou cloreto de potássio e ureia, também reduzem as perdas.

O que a ureia faz no solo?

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.

Quais as principais perdas de N no sistema solo planta atmosfera aponte uma estratégia para reduzir cada tipo de perda?

Em função disso, tem-se algumas estratégias para mitigar as perdas de N-NH3 por volatilização.
  • Incorporação mecânica.
  • Aplicação em solo seco ou pouco antes de uma chuva.
  • Uso de fontes alternativas a ureia.
  • Uso de fertilizantes estabilizados (com inibidores de urease)

Qual a melhor forma de aplicação e do manejo de adubos nitrogenados para que se evite perdas de nitrogênio do sistema na formas solúveis e também na forma de gases?

Uma das alternativas para minimizar as perdas de nitrogênio é a aplicação parcelada dos fertilizantes nitrogenados, resultando em um maior aproveitamento pelas plantas.

Quais os principais efeitos da deficiência e excesso de N nas plantas de grãos?

Nitrogênio: A exigência do elemento é maior nos primeiros estádios de crescimento. Em sua falta ou insuficiência, o crescimento da planta é retardado e as folhas mais velhas tornam-se verde-amareladas (Figura 1). Se a falta do nutriente for prolongada, toda a planta apresentará esses sintomas.

Qual a diferença entre NH4 e nh3?

Em geral, a uma temperatura em torno da temperatura ambiente, a um pH menor que 6,0, a proporção de amônio-N mais amônia-N como NH3 é muito baixa e como NH4+ é muito alta. Em um pH em torno de 8,0, a proporção de NH3 é de 10% ou menos e, em um pH ligeiramente acima de 9,0, a proporção é de cerca de 50%.

Qual é o Nox do NH4?

HF: NOX H = +1; NOX F = -1 (veja que a soma de seus NOXé zero (+1 -1 = 0) NH41+: NOX H = +1.

Onde é encontrado o nitrato de potássio?

Atualmente, a maioria do nitrato de potássio vem dos vastos depósitos de nitrato de sódio existentes nos desertos chilenos. O nitrato de sódio é purificado e posteriormente colocado para reagir com uma solução de cloreto de potássio, na qual o nitrato de potássio é obtido, menos solúvel, cristaliza.

Quantos dias a ureia protegida aguenta sem chuva?

Portanto, não se deve aplicar ureia logo após uma chuva. Por outro lado, a ocorrência de chuva após a adubação pode ser benéfica. O ideal é uma precipitação de 10 a 20 mm, num período de até dois dias pós-aplicação. O uso de ureia protegida prolonga esse intervalo de segurança.

Qual a vantagem da ureia protegida?

A ureia destaca-se como fonte de nitrogênio não protéico, sendo largamente utilizada na alimentação de ruminantes, sendo que a ureia protegida, por promover liberação mais lenta no rúmen, pode melhorar o desempenho animal e substituir parcialmente fontes de proteína verdadeira.

Qual a diferença da ureia protegida?

A ureia protegida nada mais é que a ureia pecuária. Porém, tem um diferencial muito significativo. Quando entra em contato com água, não causa a intoxicação. Isso porque tem uma camada revestida que pode ser de cera vegetal ou polímeros.

Como é produzida a ureia?

Ela é sintetizada em condições de temperatura e pressão elevadas, a partir da amônia e do gás carbônico, para que, ao final do processo, seja obtido um adubo com altas concentrações de nitrogênio.

Por que a amônia é convertida em ureia pelos mamíferos?

Animais terrestres transformam a amônia em ureia ou em ácido úrico. Essas substâncias por serem muito menos tóxicas que a amônia, podem ser acumuladas temporariamente no corpo e excretadas em soluções concentradas, sem que haja grande perda de água pelo organismo.

Como é feita a ureia?

A uréia é produzida comercialmente a partir de amônia e dióxido de carbono. A reação ocorre em fase líquida a altas pressões e temperatu- ras.

Artigo anterior
Quais os tipos de neutropenia?
Artigo seguinte
Como fazer chá para cachorro?