Quais os fatores etiológicos da doença periodontal?

Perguntado por: Ema Leticia Amorim Simões Machado  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Quanto à etiologia da doença periodontal, esta se classifica em: • Fatores determinantes: microrganismos, placa bacteriana; • Fatores predisponentes: anatomia dentária, forma da arcada dentária, respiração bucal, aparelhos ortodônticos, cálculo dentário, contornos das restaurações; • Fatores modificadores: hábitos ...

Quais são os fatores etiológicos da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Qual a Epidemiologia e etiologia da doença periodontal?

Pesquisas mais recentes demonstram que sítios rasos em fumantes são colonizados por níveis mais elevados de patógenos periodontais, como T. forsythia, Treponema Denticula e P. gengivalis, e que essas diferenças ficam obscurecidas em bolsas profundas com doença.

Qual é a etiologia da doença periodontal e cite 3 fatores que interagem favorecendo o desenvolvimento desta?

Diversos fatores associados ao DM podem influenciar a progressão e agressividade da doença periodontal: tipo de diabetes (mais extensa em diabetes melito tipo 1), idade do paciente (aumento do risco durante e após a puberdade), maior duração da doença e controle metabólico inadequado (3,8).

Qual o fator etiológico da doença periodontal aceito em consenso pela comunidade científica especializada nos dias atuais?

O agente etiológico das doenças periodontais, assim como da cárie dentária, é a placa bacteriana, embora os microrganismos associados ao desenvolvimento da cárie e da doença periodontal sejam distintos. Para o desenvolvimento da gengivite, basta permitir o acúmulo de placa sobre a coroa dos dentes.

UTPLAY Home - PERIODONTIA - Etiologia das doenças periodontais Prof. Telma Bedran

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a hipótese de placa aceita nos dias atuais?

Esta hipótese é aceita até os dias atuais e sugere que a placa bacteriana subgengival presente em lesões de periodontite é qualitativa e quantitativamente diferente da placa presente em sítios saudáveis (ROSENBERG et al.,1981; HINRICHS et al., 1985; DZINK et al., 1988; ADRIAENS et al., 1988; ALBANDAR et al., 1990; ...

Qual o papel do cálculo na etiologia das doenças periodontais?

O cálculo dental atua como um substrato ideal para a colonização microbiana subgengival, e seu papel no desenvolvimento da doença periodontal tem sido investigado em vários estudos.

Como é formada a doença periodontal?

Formam-se bolsas onde a gengiva se começa a separar do dente e, uma vez que as bactérias prejudiciais continuam a crescer nestes espaços, a infeção espalha-se causando dano ao osso do maxilar e estruturas ao redor dos dentes, levando, em última instância, à perda do dente.

Que fatores podem influenciar na formação e no desenvolvimento do biofilme?

As propriedades físico-químicas da superfície, a composição nutricional e temperatura do ambiente também irão interferir nesta velocidade. A presença de antimicrobianos no meio pode afetar a formação de biofilmes.

Qual o maior fator modificador da doença periodontal?

O fumo como fator modificador da doença periodontal.

Como os microrganismos do biofilme participam da etiologia da periodontite?

Os microrganismos que causam doenças periodontais residem em biofilme existentes nos dentes ou superfícies epiteliais e esse biofilme protege e oferece propriedades metabólicas as bactérias, afetando o mecanismo de defesa dos hospedeiros, alterando assim a relação de equilíbrio entre hospedeiro e microbiota.

Quais são os principais patógenos que estão associados a periodontite crônica?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Quais os índices para avaliar as doenças periodontais?

O Índice Periodontal Comunitário (CPI) e o Índice de Perda Periodontal (PIP) foram usados para definir a doença periodontal em “moderada a grave” (CPI > 2 e PIP > 0) e “grave” (CPI > 2 e PIP > 1).

Quais fatores etiológicos estão relacionados aos quadros de abscessos periodontais?

A ocorrência e desenvolvimento da doença periodontal acontece pela negligência da higiene bucal. O acúmulo de biofilme bacteriano específico é o principal fator etiológico devido às condições favoráveis para o crescimento de colônias bacterianas.

Qual a etiologia da cárie dentária?

Podemos concluir com este trabalho que a cárie dentária é a doença infecciosa, endógena, transmissível e tri-fatorial. Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias).

Quais os Pré-requisitos para o desenvolvimento da doença periodontal?

DOENÇA PERIODONTAL
  • Causas da Doença Periodontal. A doença periodontal está ligada a manutenção de placa bacteriana, película viscosa e incolor que se forma quando não conseguimos manter a higiene oral adequada. ...
  • Fumo. ...
  • Genética. ...
  • Gravidez e Puberdade. ...
  • Estresse. ...
  • Medicamentos. ...
  • Diabetes. ...
  • Desnutrição e outras Doenças Sistêmicas.

Quais são as causas da formação dos biofilmes?

Resumidamente, sabe-se que para que haja formação do biofilme têm de ocorrer os seguintes passos: -deposição de um filme num dispositivo; -fixação de microrganismos; -adesão microbiana e ancoragem à superfície pela produção de matriz (EPS);

Quais são as etapas de formação e desenvolvimento dos biofilmes?

Sua formação se dá por meio de cinco etapas principais: adesão inicial, adesão irreversível, formação da arquitetura do biofilme, amadurecimento e desprendimento e formação de novo biofilme.

Como se dá a formação do biofilme?

A formação de biofilmes ocorre em virtude da deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, a qual se fixam, constituem uma matriz de exopolissacarídeos e iniciam seu crescimento.

Quais os dois estágios da doença periodontal?

Os 3 estágios da doença Periodontal
  • 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
  • 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
  • 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

O que é cálculo periodontal?

Além das cáries, o cálculo dental (tártaro) é um inimigo comum da saúde bucal. Prejudicial para os dentes, gengivas e região periodontal (tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso), costuma ter uma cor amarelada, escurecendo conforme a gravidade do caso.

O que é o cálculo dental?

Na verdade, o cálculo dental é uma massa de placa bacteriana calcificada, composto em suas camadas mais profundas por bactérias mortas aderidas aos dentes. Nas suas camadas mais superficiais, ele é revestido pela placa não mineralizada vital.

Qual o papel do sistema imunológico na periodontite?

De acordo com a literatura revisada, foi concluído que a resposta imunológica inata participa ativamente do desenvolvimento da doença periodontal e que a resposta imunológica adquirida está relacionada a progressão da doença e destruição do osso alveolar.

O que é a hipótese da placa ecológica?

A hipótese da placa ecológica, proposta na década passada por Mash, explica que a doença cárie é o resultado de um desequilíbrio na microbiota residente, ocasionada por mudanças ambientais locais, como é o caso de repetidas condições de pH baixo na placa após freqüentes ingestões de açúcar, o que favorece o crescimento ...

Artigo anterior
Tem como abrir um processo pela internet?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de neurotransmissores?