Quais os fatores de virulência dos Staphylococcus e Streptococcus?

Perguntado por: Gaspar Rodrigo Magalhães Esteves Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Hemolisinas, hialuronidases, lipases, Dnase, catalase e coagulase estão entre os fatores que contribuem para a virulência de S.

O que é fator de virulência de uma bactéria?

Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas.

Qual o nome do fator de virulência do S aureus?

aureus tem um gene regulador de virulência, denominado agr (accessory gene regulator). Até pouco tempo atrás se sabia que a expressão do gene agr era regulada por um sinalizador químico.

Qual das alternativas a seguir é considerada um fator de virulência de Staphylococcus aureus?

( ) Um dos fatores de virulência do Staphylococcus aureus é o peptidoglicano.

Qual o principal fator de virulência do S epidermidis?

aureus, os fatores de virulência presentes no S. epidermidis não estão claramente estabelecidos. Sabe-se que eles têm um número limitado de exotoxinas e exoenzimas de degradação e que não causam danos aos tecidos.

Aula: Microbiologia Médica #8 - Staphylococcus: Enzimas, Toxinas e Fatores de Virulência

26 questões relacionadas encontradas

Qual a função do Staphylococcus epidermidis?

O Staphylococcus epidermidis é uma bactéria Gram positiva, coagulase negativa, que é parte da nossa flora normal. O microrganismo coloniza a pele humana e mucosas, notadamente as superfícies úmidas como as axilas, narinas, etc.

Como identificar Staphylococcus epidermidis?

O Staphylococcus epidermidis, ou S.
...
epidermidis pode ser identificada por meio da análise dos sintomas, sendo os principais:
  1. Febre alta;
  2. Cansaço excessivo;
  3. Dor de cabeça;
  4. Mal-estar geral;
  5. Diminuição da pressão arterial;
  6. Falta de ar ou dificuldade para respirar.

Quais os principais fatores de virulência associados ao Staphylococcus aureus?

Esses fatores de virulência podem ser descritos como toxinas produzidas pelos S. aureus no momento de invasão no hospedeiro, tendo como principais exemplares as hemolisinas, as enterotoxinas, as toxinas da Síndrome do Choque Tóxico e a enzima coagulase (Monistero et al., 2020).

Qual o potencial infeccioso de Staphylococcus aureus?

O alto potencial infeccioso do S. aureus não está restrito apenas à sua facilidade de multiplicação e disseminação nos tecidos, mas também à produção de moléculas com grande poder patogênico, que incluem enzimas e toxinas (Tabela 2).

Qual o principal teste de identificação de Staphylococcus aureus?

O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN); Staphylococcus aureus.

Qual é o mais importante fator de virulência dos estreptococos?

A cápsula é o principal fator de virulência destas bactérias, protegendo-as da fagocitose e do reconhecimento pelo sistema imunológico, assim permitindo a sua sobrevivência, multiplicação e disseminação para vários órgãos.

Quais as propriedades do S aureus que determinam a sua capacidade de produzir tipos tão diferentes de doenças?

O S. aureus é capaz de produzir toxinas que contribuem para a sua patogenicidade, como as toxinas estafilocócicas que são responsáveis pela necrose epidérmica tóxica (síndrome da pele escaldada) e pela síndrome do choque tóxico.

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S aureus?

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S. aureus.? Teste de coagulase, pois certos cocos Gram-positivos, inclusive S. aureus, produzem coagulase.

O que são fatores de virulência Cite 3 exemplos?

Fatores de virulência. Aderência microbiana. Resistência aos antimicrobianos. Defeitos nos mecanismos de defesa do hospedeiro.

Qual é a definição de virulência?

1. Estado do que é virulento. 2. Capacidade de um microrganismo patogénico se multiplicar num organismo e provocar doença.

Quais os mecanismos de virulência das bactérias?

Os fatores de virulência bacterianos incluem: aderência, invasão, produtos de metabolismo, toxinas, enzimas degradativas, proteínas citotóxicas, endotoxinas, superantígenos, indução de excesso de inflamação, evasão do sistema imune, cápsula, resistência aos antibióticos e crescimento intracelular.

Como ocorre a infecção por Staphylococcus aureus?

Além das pele, o Staphylococcus aureus pode invadir nosso organismo através da ingestão de alimentos contaminados. Além de atacar diretamente nosso corpo, o S. aureus também produza uma série de toxinas, que quando ingerida, provocam uma intensa infecção intestinal com vômitos e diarreia.

Quais as principais características do Staphylococcus aureus?

Características gerais

S. aureus é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Micrococcaceae. As células têm a forma de cocos, apresentam-se frequentemente agrupados em cacho e são imóveis. Quando em condições favoráveis, produz toxinas – enterotoxinas – que são o agente responsável pela intoxicação alimentar.

Como pega a bactéria Staphylococcus aureus?

Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.

Quais são as propriedades estruturais características de Staphylococcus?

As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.

Qual a importância do Staphylococcus aureus na área alimentar?

Entre as espécies de Staphylococcus, S. aureus é a mais importante em função de sua capacidade de adquirir resistência a antimicrobianos (como por exemplo, os S. aureus resistentes à meticilina, conhecidos como MRSA) e de sua patogenicidade, sendo a espécie mais relacionada a surtos de intoxicação alimentar.

Quais amostras biológicas que estão relacionadas com o isolamento de Staphylococcus?

Para o isolamento de estafilococos semear a amostra biológica em ágar manitol salgado, que é um meio seletivo e diferencial.

Como diferenciar Staphylococcus Saprophyticus e epidermidis?

Staphylococcus saprophyticus

epidermidis, é considerado um estafilococo coagulase negativo, sendo necessária a realização de outros exames para diferenciar essas duas espécies, como por exemplo a prova da novobiocina, que é um antibiótico que o S. saprophyticus é normalmente resistente e o S. epidermidis é sensível.

Como é realizado o teste para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus?

O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus. Consiste em juntar em um tubo de ensaio ou eppendorf 100 microlitros de plasma de sangue de coelho e uma suspensão de microrganismos (provenientes de caldo de cultura ou colônias de um meio sólido) e incubar a 37º C.

Quais são as patologias que podem ser desenvolvidas pela infecção por Staphylococcus epidermidis?

Patologias
  • Endocardite.
  • Pústulas de acne.
  • Furúnculo.
  • Abscessos.
  • Outras patologias associadas ao estado de imunossupressão.

Artigo anterior
Quanto ganha um perito grafotécnico?
Artigo seguinte
Quantos terremotos já teve no Haiti?