Quais os esquemas TN de aterramento?

Perguntado por: Mário Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

Esquema TN-S:
O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos. Esquema de aterramento TN-S.

Qual é o aterramento TN?

O esquema TN possui variações para uma melhor aplicabilidade. Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.

Quais são os esquemas de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Qual a definição para o esquema TN?

1.3.1 Esquema TN

No esquema TN, um ponto da alimentação, em geral, o neutro, é diretamente aterrado e as massas dos equipamentos elétricos são ligadas a esse ponto por um condutor metálico (Figura 1).

O que caracteriza o esquema de aterramento do tipo TN-C e o fato de?

Esquema TN-C

Observe que neste esquema as funções de neutro e de proteção são conjugados somente em um condutor. Ele deve ser nomeado como condutor de proteção neutro - PEN. O PEN precisa estabelecer um ambiente equipotencial eficaz com a utilização de eletrodos espaçados regularmente.

ENTENDA O ATERRAMENTO TN DE UMA VEZ POR TODAS – TEORIA E PRÁTICA.

27 questões relacionadas encontradas

O que é aterramento TT e TN?

Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

Qual é o melhor sistema de aterramento?

Tipo de aterramento TT com neutro aterrado

Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.

Qual o sistema de aterramento mais utilizado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Qual a sequência de instalação de um sistema de aterramento?

O aterramento deve ser feito antes e depois do ponto de intervenção do circuito e derivações se houver, salvo quando a intervenção ocorrer no final do trecho. Ou seja, o ponto de trabalho deve ficar isolado.

Qual o esquema de aterramento não é recomendado nas instalações de acordo com a NBR 5410?

- O esquema TN-C nunca deve ser utilizado a jusante do sistema TN-S; - A proteção deve ser garantida por dispositivos DR pois representa o único meio adequado para proteção contra choques elétricos.

Qual a NR que fala de aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

O que é aterramento TNC s?

Esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos. Esquema TN-C-S, em parte do qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor. Esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor, na totalidade do esquema (PEN).

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Como criar um aterramento eficiente?

Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.

Qual a diferença entre a NBR 5410 e NBR 14039?

ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.

O que significa TT no aterramento?

Você não sabe o que é um aterramento TT ? Nesse artigo vou te ensinar o que significa esse aterramento e como é o seu esquema de ligação. Aterramento TT é um esquema de ligação que tem o ponto de terra da entrada de energia (medição) independente do terra do Quadro Geral da instalação.

Qual a diferença entre os padrões de aterramento TT e It?

O sistema de aterramento IT é bem semelhante ao tipo de aterramento TT, porém o aterramento da fonte é feito através de uma impedância com um valor elevado. Com isso vai limitar a corrente, não permitindo que a primeira falta desligue o sistema.

O que é NR 10 e NR-35?

De forma geral, a NR 35 estabelece as responsabilidades do empregador e do trabalhador. Para definir situações específicas de risco, a NR 35 se relaciona com praticamente todas as demais Normas Regulamentadoras. Assim, a NR 10 diz como ter segurança em instalações elétricas em altura, por exemplo.

O que é o NR 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

O que é uma NR 20?

A Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com inflamáveis e combustíveis, considerando as atividades, instalações e equipamentos utilizados, sem estar condicionada a setores ...

Onde não se aplica a NBR 5410?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

Artigo anterior
Como usar o notebook como desktop?
Artigo seguinte
Quais os elementos da responsabilidade civil dos servidores?