Quais os elementos que são analisados ao definir o ponto praça?

Perguntado por: Gabriela Abreu de Campos  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

Praça. O terceiro P diz respeito aos locais ou espaços que o produto será comercializado, tanto os pontos físicos quanto os digitais. Ele é conhecido como praça. Para definir os melhores locais para venda, deve ser realizado um estudo demográfico e comportamental do público-alvo, da concorrência e do produto.

Quais são os fatores que determinam a praça de um produto?

Quais são os fatores que determinam a praça de um produto? Dessa forma, no que se refere ao P de Praça, faz-se necessário levar em conta não apenas o espaço disponibilizado para vendas, mas também a logística, a visibilidade do produto, distribuição do mesmo, canais, coberturas, sortimentos, estoque e transporte.

Como definir a praça de um produto?

Nesse contexto, a palavra praça representa o local onde o produto é comercializado e os canais de distribuição utilizados para que o produto chegue até o consumidor. Por exemplo, uma empresa como a Renner distribui produtos tanto nas lojas físicas quanto através de um ecommerce.

Quais os quatro elementos que orientam a estratégia de precificação?

Quais os quatro elementos que orientam a estratégia de precificação?
  • Custos fixos e variáveis;
  • Análise da concorrência;
  • Perfil do público-alvo;
  • Expectativa de lucro.

Como definir os 4 Ps do marketing?

Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.

DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS | Plano Cartesiano | Geometria Analítica

27 questões relacionadas encontradas

O que é a praça em marketing?

O P de Praça vem do inglês Place (lugar), mas se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio desse P que você define como o produto vai chegar até o consumidor.

O que são os 4Ps e explique cada um?

Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.

O que é produto preço praça e promoção?

Produto é o que a empresa vende. Praça é onde o produto é vendido. Preço é quanto o cliente paga pelo produto. Promoção são as estratégias usadas para divulgar a marca.

Quais as 3 principais formas de precificação?

7 principais tipos de estratégia de precificação
  • precificação competitiva;
  • freemium;
  • skimming;
  • preço de custo acrescido;
  • preço de penetração;
  • precificação baseada na concorrência;
  • estratégia de preço por projeto.

Quais elementos precisam ser analisados no processo de precificação?

É preciso atenção a diversas variáveis internas e externas ao ambiente empresarial, como custos, despesas, margem de lucro, concorrência, tributação, dentre outros. Preço alto demais afasta os clientes, enquanto baixo demais compromete a saúde financeira da empresa, podendo levá-la à falência.

O que é a praça dos 4Ps?

O conceito dos 4P's do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Como ter uma boa praça no marketing?

Como ter uma boa praça? O principal ponto para a escolha de uma boa praça é estudar a sua concorrência e verificar onde está o seu público-alvo. Atingir locais que têm uma demanda para os seus serviços é essencial, mas também é preciso se colocar em locais que já tenham serviços semelhantes.

Qual a importância da praça no marketing?

O “P” de praça tem um papel importantíssimo no composto de marketing. Afinal, é a partir da eficiente distribuição e logística que os clientes têm acesso aos produtos ofertados. Na área de marketing, não existe nada mais desastroso do que uma falha no processo de elaboração e execução do P de praça.

Quais os elementos que compõem o planejamento estratégico?

Quais as 7 etapas do planejamento estratégico?
  • 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  • 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  • 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  • 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  • 5 – Defina as estratégias. ...
  • 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  • 7 – Monitore e avalie os resultados.

Quais são os 4 C's do marketing?

Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.

Quais são os 4 tipos de marketing?

Vamos conhecer os quatro tipos de marketing que podem fazer a diferença na sua empresa.
  • Marketing digital.
  • Marketing de influência.
  • Marketing de afiliados.
  • Marketing de relacionamento.

Como definir a precificação?

5 passos para precificar um produto
  • Calcule o custo por unidade. Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do produto? ...
  • Contabilize as despesas. ...
  • Respeite a margem. ...
  • Entenda e conheça o markup e a margem de lucro. ...
  • Estude o mercado.

Qual o melhor método de precificação?

Para encontrar a melhor estratégia de precificação, você pode considerar dois aspectos: Lucratividade, ou seja, qual deles oferece maiores ganhos para sua empresa sem perder valor para o cliente; Previsibilidade, de modo que você consiga prever quanto receberá em um determinado período pelas vendas.

Quais são as variáveis a serem analisadas na hora de precificar?

Como se pode notar, as variáveis que concorrem para a formação de preço de um produto são múltiplas, como: custos; despesas; margem de contribuição; lucro; ponto de equilíbrio; percepção de valor do cliente (diferenciais); concorrência; planejamento de marketing e vendas / ações sazonais; etc.

O que são os 7 Ps do marketing?

Desde então, a teoria foi expandida para os 7 Ps do marketing. Eles são: Produto, preço, promoção, praça, pessoas, percepção e processos.

Quais são os 5 P's do marketing?

Os 5 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção e pessoas. Aplicar cada um deles do jeito certo na sua empresa vai ajudar você a atrair e a fidelizar clientes, tornando a sua empresa uma referência no mercado.

Quais são os 8 P's do marketing?

Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.

Quais são os 4 P da Coca-cola?

O que podemos aprender com os 4Ps de marketing da Coca-cola? Os 4 PS que compõe o marketing são: - Produto: Aquilo que a empresa oferta; - Preço: O valor a ser cobrado do cliente; - Praça: O ambiente de oferta do produto/serviço; - Promoção: Como você irá promover seu produto/serviço.

Qual é um dos 3 principais objetivos do marketing?

Quais são os três objetivos do marketing digital? Construção e posicionamento de marca. Conversão de novos clientes. Aumento de vendas.

Qual a proposta do Save?

Como funciona a SAVE? O principal objetivo da teoria elaborada pela Harvard Business Review é raciocinar os Ps tradicionais por uma ótica diferente e menos simplificada, de modo a atingir áreas esquecidas pela teoria antecedente.

Artigo anterior
Como alterar uma tabela em banco de dados?
Artigo seguinte
Quanto custa a taxa de engenharia da Caixa?