Quais os efeitos do PTH nos rins e nos ossos?

Perguntado por: Matilde Victória de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)

A principal função do PTH é estimular a liberação de cálcio para o plasma, e, para isso, age principalmente nos ossos, nos rins e indiretamente no intestino delgado. Nos ossos, o PTH estimula a reabsorção óssea permitindo o acoplamento entre osteoblastos e osteoclastos, aumentando de uma forma geral o turnover ósseo.

Quais as consequências do PTH alto?

Contudo, se os valores estiverem altos, poderá haver formação de pedra nos rins, osteopenia ou osteoporose, problemas renais, fraqueza muscular, formigamentos, prisão de ventre, dores abdominais, náuseas, vômitos, confusão mental, distúrbios psiquiátricos (depressão, psicose) e ainda dor nos ossos.

O que o PTH estimula?

O PTH incrementa a massa óssea pelo aumento do número e da atividade dos osteoblastos (2). O PTH também reduz a apoptose dos osteoblastos (6). Assim, ocorre a deposição de camadas compactas de osso lamelar por ação dos osteoblastos, o que aumenta a resistência e a conectividade das trabéculas ósseas (2).

Porque o PTH aumenta?

Em caso de insuficiência renal crônica, principal causa da doença, o nível de PTH aumenta em resposta à hipocalcemia crônica e à produção deficiente de 1,25 (OH)2 D3. Essa alteração, por sua vez, estimula o crescimento (hiperplasia) das paratireoides (Quadro 26.2).

Quais os sintomas do paratormônio alto?

Principais sintomas
  • Osso frágeis e com maior risco de fraturas;
  • Fraqueza muscular;
  • Desenvolvimento de pedras nos rins;
  • Aumento da vontade para urinar;
  • Dor constante na barriga;
  • Cansaço excessivo;
  • Desenvolvimento de insuficiência renal ou pancreatite;
  • Náuseas, vômitos e perda de apetite.

O QUE É PTH? - Para que serve e como saber se está alto ou baixo?

42 questões relacionadas encontradas

Qual o tratamento para paratormônio alto?

Cirurgia: A cirurgia é o tratamento mais comum nos casos de hiperparatireoidismo primário. Ela consiste na retirada cirúrgica da glândula que está produzindo hormônio em excesso.

Como diminuir o paratormônio?

Mudanças de hábitos da dieta que visam o aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, como laticíneos, tofu, brócolis, sardinha, espinafre, semente de gergelim, soja, linhaça, grão de bico, aveia e chia são ricos em cálcio, são importantes no tratamento.

Como normalizar o PTH?

Tratamento cirúrgico

A remoção cirúrgica do tumor da paratireoide ou de parte de todos das glândulas afetadas pode resultar em normalização do PTH e dos níveis de cálcio. O tratamento é curativo e tem boa relação custo-benefício.

Qual o nível normal do PTH?

A dosagem de PTH sérico foi realizada por ensaio imunoquimioluminométrico, com valores de referência para a normalidade entre 10 e 65pg/mL.

Porque o PTH aumenta na DRC?

O decréscimo dos receptores de cálcio pode levar potencialmente a um aumento nos níveis de secreção de PTH porque a resposta da glândula da paratireoide frente ao estímulo do cálcio pode estar diminuída.

É efeito do PTH?

O efeito biológico imediato do PTH é elevar o nível de cálcio e diminuir o nível de fósforo no sangue. No rim, o PTH causa incremento da excreção de fósforo devido à diminuição de sua reabsorção nos túbulos proximais. Simultaneamente, aumenta a reabsorção de cálcio nos túbulos distais.

Qual é a função do paratormônio?

O paratormônio é um hormônio responsável por regular os níveis de alguns nutrientes circulando no sangue de um indivíduo, como o cálcio e o fósforo, e também a vitamina D.

É efeito do PTH paratormônio?

O PTH é um dos principais hormônios que controlam os níveis sanguíneos do cálcio e e fósforo no organismo. As ações do PTH são principalmente relacionadas a elevação do cálcio do sangue, eliminação de fósforo pela urina e regulação da produção da forma ativa da vitamina D.

Quais os sintomas do PTH baixo?

Quais os sintomas de hipoparatireoidismo?
  • queda de pelos no corpo e de cabelo;
  • queda nos níveis de cálcio no corpo;
  • fortes cãibras;
  • espasmos musculares;
  • arritmia cardíaca;
  • palpitação;
  • fraqueza;
  • dores no corpo;

Quando pedir PTH?

Um teste de PTH pode ser solicitado quando um teste de cálcio é anormal. Ele pode ser feito quando a pessoa apresenta sintomas associados à hipercalcemia, como: Fadiga. Náuseas.

O que fazer para diminuir o cálcio no sangue?

Como forma de reduzir os níveis de cálcio, o médico poderá indicar uso de soro na veia e remédios como diuréticos, calcitonina ou bifosfonatos, por exemplo.

Onde é produzido o paratormônio?

As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.

Quem produz o paratormônio?

As glândulas paratireoides são quatro glândulas endócrinas que se localizam posteriormente à glândula tireoide. Estas glândulas produzem ou paratormônio (PTH) que regula a concentração de cálcio no sangue.

Qual a função do paratormônio e da calcitonina?

A calcitonina tem ação contrária ao paratormônio, hormônio produzido pelas paratireóides, a saber: Diminui a concentração de cálcio no sangue, portanto, contribui na regulação da Calcemia; Inibe a atividade dos osteoclastos e a absorção de Ca+2 nos intestinos; inibe a reabsorção de Ca+ pelas células dos túbulos renais.

Qual a função do hormônio T3 e T4?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

Porque o PTH inibe a reabsorção de fosfato nos rins?

Outra situação é a toxicidade por vitamina D, que aumenta a absorção de cálcio e fosfato, e o aumento sérico de cálcio, que diminui a excreção de fosfato tanto por inibir a secreção de PTH quanto por diminuir a função renal devido à vasoconstrição renal direta.

Qual a relação do cálcio PTH e vitamina D?

A vitamina D também participa do metabolismo do cálcio e também regula a produção de PTH. Quando a vitamina D está baixa, há menos absorção de cálcio e consequentemente queda dos níveis de cálcio no sangue, com isso, há maior liberação de PTH. Isso que aconteceria numa pessoa sem hipoparatireoidismo.

Como um paciente com doença renal crônica pode desenvolver hiperparatireoidismo?

O hiperparatireoidismo secundário desenvolve-se cedo no curso da doença renal crônica como um mecanismo compensatório para controlar os níveis séricos de cálcio, fósforo e vitamina D.

O que é hiperparatireoidismo renal?

O hiperparatireoidismo secundário renal é uma doença comum desencadeada pela insuficiência renal na qual há um aumento da concentração do hormônio da paratireoide (paratormônio ou PTH), responsável pelo metabolismo do cálcio no organismo.

O que causa hiperparatireoidismo secundário?

As causas mais frequentes são doença renal crônica (DRC), síndromes de má absorção e exposição solar inadequada crônica, que atuam por meio de alterações de vitamina D, fósforo e cálcio.

Artigo anterior
Quais são as quatro fases da farmacocinética?
Artigo seguinte
Como consultar o vale gás com CPF?