Quais os efeitos da sentença criminal na ação de responsabilidade civil?

Perguntado por: André Lisandro Andrade de Santos  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

A condenação penal irrecorrível faz coisa julgada no cível para efeito da reparação do dano, não se podendo mais discutir a respeito do 'an debeatur', mas somente o 'quantum debeatur'. Após uma sentença criminal transitar em julgado se torna em um título executivo judicial.

Quais são os efeitos civis da sentença penal?

Os efeitos civis de qualquer uma dessas excludentes penais ficam subordinados ao que dispuser a legislação de direito privado”. De acordo com o art. 23 do Código Penal, excluem a ilicitude: a)o estado de necessidade; b)a legítima defesa; c)o estrito cumprimento de dever legal; d)o exercício regular de direito.

O que se entende por sentença penal e quais seus efeitos?

A sentença penal em sentido estrito é aquela que põe fim ao processo com resolução de mérito, absolvendo ou condenando o réu das imputações que lhe são feitas pela denúncia ou queixa-crime, após cumpridas todas as etapas do procedimento previsto em lei.

Qual o efeito da sentença penal condenatória no juízo cível competente para julgar responsabilidade civil?

A sentença penal condenatória transitada em julgado funciona como um título executivo judicial no juízo cível, dispensando a proposição de ação civil de conhecimento. Nesse caso, no âmbito civil, não se discute mais o que se deve (an debeatur) e sim o quanto é devido (quantum debeatur).

Quais os efeitos da sentença penal condenatória no âmbito da responsabilidade civil e os da absolutória?

A regra geral é que a sentença penal condenatória vincula a esfera cível, como já vimos. Já a sentença penal absolutória geralmente não vincula a esfera cível, sendo que responsabilidade penal e civil permanecem independentes, conforme previsão do artigo 935 do Código Civil: Art. 935.

Ação Civil Decorrente de Sentença Penal - Introdução e Efeitos da Sentença Penal Condenatória

34 questões relacionadas encontradas

O que é sentença condenatória e absolutória?

As sentenças se dividem em: absolutória e condenatória. A condenatória é aquela que reconhece a responsabilidade do réu em relação a infração penal que o mesmo cometeu, condenando-o, exigindo-se prova cabal, ao passo que a absolutória julga improcedente a acusação, absolvendo o réu.

Em quais hipóteses a sentença penal absolutória produz efeitos na esfera cível?

A sentença penal absolutória faz coisa julgada no juízo cível, nos casos em que o juízo criminal afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria, tornando preclusa a responsabilização civil, bem como na hipótese de reconhecida ocorrência de alguma das causas excludentes de antijuridicidade.

Como deve ser executada no juízo cível a sentença penal condenatória transitada em julgado?

Executando no cível a sentença condenatória: A sentença condenatória transitada em julgado constitui título executivo. Com ela, o ofendido não precisa propor primeiramente ação de conhecimento para, só após, ingressar com cumprimento de sentença.

O que são efeitos civis?

São as penas trazidas do bojo do Código Penal e Processo penal. Agora o que pouca gente sabe, ou mesmo busca na seara da justiça são os efeitos cíveis de uma condenação, tais como reparação de danos morais, materiais, estéticos e pensionamentos em virtude do crime cometido.

É correto afirmar quanto aos efeitos da decisão criminal na esfera civil?

4a Questão (Ref.: 201503118190) Pontos: 0,1 / 0,1 É correto afirmar quanto aos efeitos da decisão criminal na esfera civil: A sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em legitima defesa não faz coisa julgada na esfera civil.

O que se entende por sentença penal?

O que é a sentença penal

A sentença penal é um ato jurisdicional que determina a condenação ou a absolvição de um réu, finalizando um processo através da argumentação estruturada do juiz que acompanha o caso.

Quais são os efeitos da sentença?

Os efeitos principais da sentença no decurso do tempo restaram configurados como declaratório, constitutivo, condenatório, executivo lato sensu e mandamental. Esses efeitos são invariáveis no tempo e mutáveis apenas em cada caso julgado, definem a natureza jurídica da ação e da sentença.

Qual o conceito de sentença?

Sentença - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Assim, a sentença é o ato do juiz que extingue o processo com ou sem resolução de mérito, ou que rejeita ou acolhe os pedidos do autor. Sentença é a decisão do juiz sobre os pedidos formulados na petição inicial, ainda que o processo prossiga.

Qual a diferença de Processo Civil e Processo Penal?

Código civil: É o código que determina os direitos e deveres das pessoas, de suas propriedades e das suas relações privadas. Código Penal: é o responsável pela regulamentação de atos considerados infrações penais. Assim como também define as medidas e sanções correspondentes.

O que são efeitos extra penais?

A imposição de uma sanção pode ser vislumbrada como um dos principais efeitos de uma condenação penal. Tal sanção pode ser privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa, ou, ainda, medida de segurança.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e penal?

A responsabilidade penal distingue ainda da responsabilidade civil, pois esta é pessoal, intransferível, ou seja, o réu responde com a privação da sua liberdade. Enquanto a responsabilidade civil é patrimonial de modo que, se a pessoa não possuir bens, a vítima permanecerá sem ser ressarcida.

O que significa responder civilmente?

O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL

Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. De forma geral, podemos dizer que a responsabilidade civil busca reparação do dano causado.

O que é cível e criminal?

"Cível", entretanto, possui significação apenas no meio jurídico, possuindo um sentido mais amplo que a palavra "civil", designando aquilo que tem relação com os Direitos Civil, Trabalhista e Comercial, em contraposição ao Direito Penal ou Criminal.

Faz coisa julgada no cível o que significa?

O conceito de coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil, que a descreve como sendo uma autoridade que impede a modificação ou discussão de decisão de mérito da qual não cabe mais recursos.

Como uma sentença penal condenatória e executada no cível?

A sentença criminal condenatória pode ser executada (melhor dizendo, cumprida). Pode ser dado cumprimento a ela no juízo cível. No cumprimento de sentença (artigo 513 do CPC e seguintes), a responsabilidade do condenado/executado não poderá mais ser objeto de discussão.

O que é uma sentença condenatória transitada em julgado?

LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória; ... “trânsito em julgado” é expressão que corresponde à decisão judicial da qual não cabe mais recurso.

Quais são os foros competentes para execução civil da sentença penal condenatória com trânsito em julgado?

São elas: os tribunais, nas causas de sua competência originária; o juízo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição; e, o juízo cível competente, quando se tratar de sentença penal condenatória, de sentença arbitral ou de sentença estrangeira, conforme, neste caso, as normas de organização judiciária.

Em quais hipóteses a decisão do juízo criminal não fará coisa julgada na esfera cível?

Não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estado de necessidade, em legítima defesa, em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. O despacho de arquivamento do inquérito ou das peças de informação impede a propositura da ação civil.

Em que caso a sentença absolutória impede a propositura da ação civil?

Segundo o CPP, a sentença absolutória no juízo criminal impede a propositura da ação civil para reparação de eventuais danos resultantes do fato, uma vez que seria contraditório absolver o agente na esfera criminal e processá-lo no âmbito cível.

Qual a influência da sentença criminal sobre o juízo cível?

O art. 63 do Código de Processo Penal Brasileiro prescreve: “Transitada em julgado a sentença condenatória, poderão promover-lhe a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros”.

Artigo anterior
O que é a calota da cabeça?
Artigo seguinte
Que tipo de aglomerante e o cimento?