Quais os efeitos colaterais dos antidepressivos tricíclicos?

Perguntado por: Mélanie Luísa Vicente Pacheco Borges  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Dentre os principais efeitos colaterais, estão: – Efeitos anticolinérgicos: boca seca, constipação, visão turva, retenção urinária; – Efeitos cardíacos: taquicardia, achatamento das ondas T, prolongamento dos intervalos QT e depressão dos segmentos ST na gravação eletrocardiográfica (ECG);

O que são antidepressivos tricíclicos?

Os antidepressivos tricíclicos são potentes inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina, mas produzem pouca inibição da recaptação da dopamina, exceto a amoxapina, que inibe a recaptação da dopamina.

Qual é o mecanismo de ação dos antidepressivos tricíclicos?

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE (tabela 3).

Qual o principal efeito dos medicamentos tricíclicos?

Esses medicamentos podem causar reações adversas como boca seca, disfunção sexual, retenção urinária, queda de pressão, constipação intestinal, visão desfocada, taquicardia, tonturas, sudorese, sedação, ganho de peso e tremores, além de possíveis perigosas interações medicamentosas.

Onde atuam os antidepressivos tricíclicos?

Uma dessas classes é a dos antidepressivos tricíclicos. Eles atuam aumentando a disponibilidade cerebral de serotonina, noradrenalina e, em menor escala, de dopamina, que são neurotransmissores fundamentais para o bom funcionamento do cérebro. Além de regular o humor, o sono, a libido e o apetite.

Analisando Antidepressivos Tricíclicos

24 questões relacionadas encontradas

Quais melhores antidepressivos?

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Quais são os antidepressivos mais usados?

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

O que a antidepressivo causa no organismo?

Entre os efeitos colaterais (variável de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de antidepressivo utilizado) que podem ocorrer temos: alteração do sono e apetite, alterações gastrintestinais (diarréia ou obstipação intestinal), retenção urinária, alergias de pele, sudorese, diminuição da libido ou retardo da ...

O que são ADTs?

Os antidepressivos tricíclicos (ADTs) foram introduzidos no final da década de 1950 com o objetivo de tratar pacientes acometidos por depressão.

Como os benzodiazepínicos agem no organismo?

Os benzodiazepínicos agem ao se ligar com um receptor chamado Gaba, que é um complexo de proteínas mediador da atividade de inibição neural.

Qual é a classificação dos antidepressivos?

Os antidepressivos podem ser classificados de acordo com sua estrutura química ou com suas propriedades farmacológicas. A estrutura cíclica (anéis benzênicos) caracteriza os antidepressivos heterocíclicos (tricíclicos e tetracíclicos).

Qual o mecanismo de ação dos IRSN?

Inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina

Como o próprio nome já diz, são fármacos que atuam na inibição da recaptação de serotonina-norepinefrina (IRSN, ou duais). Todos os IRSNs ligam-se aos transportadores de serotonina (SERT) e de norepinefrina (NET), de forma reversível e com pouca afinidade.

Quais são os tipos de antidepressivos?

Os antidepressivos analisados foram: agomelatina, amitriptilina, bupropiona, citalopram, clomipramina, desvenlafaxina, duloxetina, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, levomilnaciprano, milnaciprano, mirtazapina, nefazodona, paroxetina, reboxetina, sertralina, trazodona, venlafaxina, vilazodona e vortioxetina.

O que são os antidepressivos atípicos?

Os medicamentos antidepressivos atípicos são aqueles que não se encaixam em nenhuma das classes mais comuns, que são os antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoaminoxidase e também os inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

Quais são os antidepressivos ISRS?

Dentre os medicamentos ISRS encontram-se: Fluoxetina, Paroxetina, Citalopram, Escitalopram, Sertralina, Fluvoxamina. Cada um deles tem suas peculiaridades e tem estudos clínicos que comprovam a sua eficacia em quadros específicos, apesar de todos serem a primeira escolha para o Transtorno Ansioso e para a Depressão.

Qual é o antidepressivo que tem menos efeito colateral?

Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito colateral.

Quais são os medicamentos tricíclicos?

Exemplos de antidepressores tricíclicos
  • Amitriptilina.
  • Clomipramina.
  • Desipramina.
  • Imipramina.
  • Nortriptilina.
  • Doxepina.

Para que serve reboxetina?

Reboxetina é indicado para o tratamento agudo do transtorno depressivo grave ou muito grave e para a manutenção da melhora clínica em pacientes responsivos ao tratamento inicial. A remissão da fase aguda da doença depressiva está associada à melhora da qualidade de vida do paciente, em termos de adaptação social.

Para que serve Desipramina?

Desipramina é um dos antidepressivos tricíclico mais cardiotóxico que existe, por isso caiu em desuso. O seu uso é mais praticado como Analgésico, Adjuvante para Dor Crônica ou Neuropatia Periférica.

Qual a sensação de quem toma antidepressivo?

Algumas pessoas se queixam dessa sensação com alguns antidepressivos, dizem ter melhorado a tristeza, o choro, a ansiedade e a reação exagerada às coisas ruins que acontecem na vida, mas ao mesmo tempo também sentem uma redução da capacidade de experimentar como antes as sensações prazerosas...

Quanto tempo leva para o efeito do antidepressivo sair do organismo?

A meia-vida para eliminação da paroxetina é de 21horas. Isto significa que leva 21 horas para o organismo eliminar metade da droga quando se faz uso de comprimidos de 30mg por 30 dias. 64% eliminado na urina e 36% eliminado nas fezes.

Quanto tempo demora para passar os efeitos colaterais dos antidepressivos?

Com base nos relatos de pacientes que tomam antidepressivos com a finalidade de tratar da depressão, vemos que o mínimo é de 20 dias suportando esses efeitos colaterais. Depois desse período, os efeitos diminuem ou somem completamente.

Quais os antidepressivos mais modernos?

O antidepressivo mais novo no Brasil é a vortioxetina (sem contar a lurasidona para depressão bipolar), o que não significa que ela seja melhor.

Quais são os antidepressivos mais usados no Brasil?

Segundo a Anvisa, há 130 tipos de antidepressivo, que só podem ser vendidos com receita médica. O princípio ativo mais vendido é a fluoxetina --como o Prozac--, que representa 13% do mercado desses remédios.

Qual o melhor remédio para depressão e ansiedade?

Classes de medicamentos mais indicados para depressão
  • SNRI (Inibidor de recaptação de serotonina e noradrenalina)
  • SNDRIs (inibidores de tripla recaptação)
  • SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina)
  • Antidepressivos Atípicos.
  • Antidepressivos tricíclicos (TCAs)
  • Antidepressivos tetracíclicos (ADT)

Artigo anterior
O que é disfagia alimentar?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura uma especialização lato sensu?