Quais os efeitos colaterais da isossorbida?

Perguntado por: Ângelo Tiago de Azevedo  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Reações Adversas reportadas para a isossorbida (isolada)
  • Tontura, cefaleia, hipoestesia, enxaqueca, neurite, paralisia, parestesia, ptose, tremor e vertigem.
  • Dor de ouvido, zumbidos, perfuração da membrana timpânica, conjuntivite, fotofobia e visão anormal.
  • Púrpura, trombocitopenia e anemia hipocrômica.

Qual o efeito colateral da isossorbida?

Vermelhidão na pele, cefaléias, enjôos, nervosismo, hipotensão ortostática, taquiarritmia e vômito.

Para que é indicado o isossorbida?

Este medicamento é destinado: - À terapia de ataque e de manutenção na insuficiência coronária. - À terapia de ataque e de manutenção na insuficiência cardíaca aguda ou crônica, em associação aos cardiotônicos, diuréticos e também aos inibidores da enzima conversora.

Para que serve isossorbida 5 mg?

Isordil é um medicamento para o tratamento da angina ou insciência cardíaca. Este medicamento é de uso oral ou sublingual, que possui como substância ativa o dinitrato de isossorbida, que é um vasodilatador que ajuda a relaxar a musculatura lisa diminuindo a dor no peito.

Quais são os efeito colateral do remédio?

Entretanto, é possível que apareçam reações desagradáveis após a administração de medicamentos, tais como: Alergia, insônia, náusea, Suor excessivo, tremor, falta de apetite, diarreia, sonolência, fadiga, boca seca, ansiedade, outros.

Dinitrato Isossorbida e Cuidados de Enfermagem

33 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para passar o efeito colateral de um remédio?

Na maioria das vezes em oito dias esses efeitos colaterais ( se é que realmente são, pois podem ser sintomas da própria doença ) desapareceriam.

O que causa efeito colateral de medicamentos?

Efeitos colaterais; Interação entre drogas, ou seja, quando os efeitos de um remédio são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida já no sistema. Essa reação é mais comum de acontecer nos casos de automedicação.

Para que serve a pomada de Isossorbida?

Dinitrato de isossorbida pomada

Isossorbina causa o relaxamento da musculatura lisa. Promovendo alivio e facilidade ao defecar. Isossorbina 1% Pomada. Aplicar sobre a região anal 2 à 3x ao dia.

Qual outro nome de Isossorbida?

Isossorbida (dinitrato, mononitrato) é um fármaco utilizado no tratamento da angina, edema agudo de pulmão e insuficiência cardíaca congestiva.

Qual o melhor horário para tomar mononitrato de isossorbida?

doses em termos de monitrato de isossorbida. manter um intervalo de 7 horas entre as doses. 1 cápsula por dia (50 mg), ao levantar. Crianças: eficácia e segurança não estabelecidas.

O que é furosemida para que serve?

Descoberta na década de 1960, a furosemida é um diurético utilizado no tratamento ou alívio da pressão alta e do inchaço (edema) associados a doenças específicas.

Quais são os efeitos colaterais da furosemida?

Comum: hiponatremia, hipocloremia, hipopotassemia, aumento nos níveis séricos de colesterol e ácido úrico, crises de gota e aumento no volume urinário. Incomum: tolerância à glicose diminuída; o diabetes mellitus latente pode se manifestar.

Como administrar isossorbida?

Infusão contínua endovenosa 0,8 mg de Coronar® injetável/kg de peso corporal, diluído em 100 ml de solução fisiológica ou glicosada (aplicar durante 2 a 3 horas, com um intervalo de 8 ou 12 horas entre elas), ou a critério médico.

Qual o genérico do Isossorbida?

O Mononitrato Isossorbida 20mg Genérico Biosinteti 30 comprimidos é destinado à terapia de ataque e de manutenção na insuficiência coronária, assim como à terapia de ataque e de manutenção na insuficiência cardíaca aguda ou crônica, em associação aos cardiotônicos, diuréticos e também aos inibidores da enzima ...

Como tomar mononitrato?

Como Usar Mononitrato de Isossorbida Biosintética

Você deve tomar os comprimidos por via oral, sem mastigar e com líquido suficiente para engolir. A posologia habitual é de 1/2 a 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia, ou a critério médico.

Qual o genérico do Sustrate?

Dainitre é indicado no tratamento de episódios agudos na angina pectoris e para prevenção de crise aguda de angina produzida por exercícios em pacientes com insuficiência coronariana crônica.

Como cicatrizar fissura retal?

Banhos de assento com água morna são benéficos e auxiliam no tratamento da fissura anal. A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna.

Como aplicar Dinitrato de Isossorbida?

Os comprimidos sublinguais de Dinitrato de Isossorbida devem ser colocados e mantidos sob a língua até completa dissolução (aproximadamente 20 segundos), na dose de 5 a 10 mg a cada 2 ou 3 horas.

Como reverter efeito colateral de remédio?

Os efeitos colaterais dos remédios estimulam a interrupção do tratamento médico. Em alguns casos, não é preciso suspender a medicação para se livrar dos efeitos colaterais desagradáveis. Uma dose menor ou a troca do produto podem ajudar.

Como tirar efeito de remédio do corpo?

O ideal é tomar o remédio com água. A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.

Quantos dias demora para um remédio sair do organismo?

quanto tempo o medicamento leva para sair do corpo? É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.

Quanto tempo dura o efeito colateral do ibuprofeno?

Como resultado, em humanos, o ibuprofeno reduz a dor inflamatória e a febre. A sua ação se inicia em cerca de 30 minutos após a administração e o tempo de duração da ação analgésica é de 4 a 6 horas e de sua ação antitérmica, de 6 a 8 horas.

Qual a via de administração do dinitrato de isossorbida?

dinitrato de isossorbida é bem absorvido por via sublingual e permite redução dos sintomas da crise de angina em aproximadamente 5 minutos(Rename, 2007). Quanto às indicações, o mononitrato de isossorbida permite posologia mais adequada na profilaxia da angina, por via oral, devido meia-vida maior.

Para que serve o monocórdio?

Tratamento e prevenção da angina de esforço (angina secundária, angina estável ou angina crônica); Tratamento e prevenção da angina de repouso (angina primária, angina instável, angina de Prinzmetal ou angina vasoespástica); Tratamento e prevenção da angina pós-infarto.

Artigo anterior
Como se lê IX?
Artigo seguinte
São exemplos de serviço socioassistencial?