Quais os efeitos colaterais da escleroterapia?
Perguntado por: Ricardo Ivo de Faria | Última atualização: 18. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)
- Hematomas no lugar da aplicação;
- Manchas escuras na região tratada;
- Inchaço;
- Formação de pequenas bolhas no local.
Quais são os riscos da escleroterapia?
Riscos da escleroterapia com espuma
Apesar de não oferecer riscos, em alguns casos raros a escleroterapia pode resultar em algumas consequências, como por exemplo trombose venosa profunda e embolia, que pode causar o deslocamento de coágulos pelo corpo e atingir o pulmão, por exemplo.
O que pode acontecer depois da escleroterapia?
Além disso, pode ocorrer a hiperpigmentação pós-inflamatória, ou seja, a produção de um excesso de melanina em resposta ao procedimento. Em ambos os casos, temos um escurecimento da pele na região, que pode ser agravado pela exposição solar e uso de alguns medicamentos, como certos antibióticos.
O que pode dar errado na secagem de vasinhos?
Em alguns casos podem aparecer manchas marrons ao redor ou no trajeto da veia mais vasos sanguíneos na área tratada, feridas no local da punção, inflamação da veia tratada (tromboflebite) e mais raramente, reações alérgicas ao produto. Os casos mais graves, mas bastante raros, são de trombose, e embolia pulmonar.
Quais os riscos de secagem de vasinhos?
Efeitos colaterais indesejáveis: Alergias, coágulos nos pequenos vasos (que devem ser tratados), manchas escuras no local (mais comuns com espuma), pequenas feridas (raro), trombose venosa profunda e embolia pulmonar (raro).
O Que Pode Acontecer Após a Escleroterapia?
É seguro fazer escleroterapia?
O método de escleroterapia é amplamente estabelecido na comunidade médica vascular e é muito seguro e eficaz, desde que realizado por médico especializado em angiologia e/ou cirurgia vascular.
É perigoso tirar os vasinhos das pernas?
Como vimos, a cirurgia de varizes, apesar de ser um procedimento importante, não oferece maiores perigos e complicações. Então, não postergue sua realização por receio. Procure um cirurgião vascular de confiança e cuide da sua saúde.
Quanto tempo a escleroterapia fica no corpo?
De uma forma geral são eliminados do corpo em poucas horas. O intervalo entre as sessões de aplicações varia entre 1 e 4 semanas de acordo com o médico, sendo considerada também o tamanho da área tratada.
Quantos dias de repouso após secar vasinhos?
Entre as principais, podemos destacar que não é necessário repouso após o procedimento, não há a utilização de agulhas e não há sangramento, além de não causar reações alérgicas. São necessárias menos sessões para eliminar os vasinhos e o paciente pode voltar às atividades normais no mesmo dia.
Quanto tempo demora para sair as marcas da escleroterapia?
O surgimento de mancha escurecida no local dos vasinhos após a realização da escleroterapia é um episódio comum de acontecer e costuma ser resolvido completamente e de forma espontânea, ou seja, sem intervenção, depois de 06 a 24 meses.
O que não pode fazer depois da escleroterapia?
– evite exposição solar prolongada durante duas semanas após o tratamento; – não depile nem use hidratantes durante 24 horas após o tratamento; – dois meses após o tratamento, observe suas veias.
Que pomada passar após a escleroterapia?
Hirudoid é um medicamento de uso tópico/uso externo. Aplicar uma camada de Hirudoid sobre a região afetada, espalhando suavemente três a quatro vezes ao dia ou mais, de acordo com a necessidade e indicação médica.
Como fica a perna depois da escleroterapia?
Após secar vasinhos é frequente o aparecimento de equimoses (os roxos na camada mais superficial na pele) após a sessão de escleroterapia de varizes, tanto no mesmo dia, quanto nos dias subsequentes. Essas equimoses são normais e ocorrem porque os vasos foram perfurados para a injeção e sangram um pouco na pele.
O que a espuma faz na veia?
Como resultado se forma uma espuma densa. Posteriormente esta espuma será injetada em pequenas quantidades dentro da veia a ser tratada. Esta ação provoca o esclerosamento da veia problemática. Por fim, o líquido injetado irá ocupar todo espaço disponível dentro do vaso sanguíneo.
É perigoso fazer aplicação de varizes?
Sim. Apesar de parecer ser uma coisa simples, uma "aplicação" mal feita pode trazer graves consequências, como flebites, tromboses, manchas e até úlceras. Por isso, procure sempre um especialista. Preferencialmente, um que seja qualificado/ titulado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Quantas sessões são necessárias para secar os vasinhos?
A quantidade exata vai depender das condições das varizes de cada paciente. Mas, em geral, são necessárias de três a cinco sessões para a obtenção do resultado desejado. É preciso fazer um intervalo de aproximadamente 15 dias entre elas. Cada aplicação tem duração de cerca de 20 minutos.
É normal sentir dor depois da escleroterapia?
Alguns pacientes costumam queixar-se de dor após o procedimento, mas isso também irá depender de sua sensibilidade à dor. É comum, no entanto, sentir uma espécie de picada na pele, parecidas com a de mosquito. Não se deve coçar, no entanto, para evitar futuras lesões.
É normal a perna inchar depois da escleroterapia?
É comum um edema discreto após a manipulação, mas deve-se levar em conta quanto foi manipulado e quão inchada sua perna está. Se está bem diferente do que era antes, procure seu medico e tire suas duvidas, inclusive lhe examinando.
Quais os cuidados depois da escleroterapia?
Caminhar ao menos 30 minutos todos os dias
A nossa primeira recomendação é: caminhe por, pelo menos, meia hora todos os dias. Essa caminhada deve iniciar imediatamente após o tratamento. Pode ser feita até mesmo dentro da sua própria casa ou em seu quintal, desde que seja em um ritmo contínuo.
Quando tiramos os vasinhos eles voltam?
Então nesse caso as varizes voltam? Sim, porque o tratamento não está sendo feito de forma adequada: tem que ser tratada as varizes para depois conseguir o tratamento estético dos vasinhos. Agora, quando essa veia é retirada ou por uma microcirurgia ou qualquer outra técnica essa veia não tem como voltar.
Porque após a escleroterapia não clareia as manchas roxas?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Ocorre pelo extravasamento de sangue causado pela destruição do vaso pela escleroterapia. O ferro que existe nos glóbulos vermelhos do sangue é oxidado, formando este pigmento de cor marrom. Estas manchas são de tratamento mais difícil.
Quanto tempo a espuma fica na veia?
Quanto tempo fica inflamada a veia que recebe a aplicação de espuma? Bom dia. A inflamação pode ocorrer pós tratamento com espuma - e com cuidados adequados haverá melhora em 5 a 10 dias dependendo de cada caso.
O que piora os vasinhos nas pernas?
O sobrepeso, também, dificulta o retorno do sangue nos membros inferiores, já que sobrecarrega a região, favorecendo o aparecimento de sintomas indesejáveis como dores, inchaço e novas varizes. Quando aliado ao sedentarismo, prejudica ainda mais a circulação venosa, causando a piora do quadro com o passar do tempo.
Quanto custa para tirar os vasinhos da perna?
O valor cobrado por cada sessão de aplicação de vasinhos varia muito conforme os aspectos descritos acima. Entretanto, no momento que reviso este artigo (janeiro de 2021) a média nacional do valor de cada sessão varia entre R$200,00 e R$350,00 (dados obtidos de entrevistas entre colegas em diversos pontos do país).
Qual o melhor antiinflamatório para varizes?
Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.
Qual a etnia dos alemães?
Porque tomar whey antes do treino?