Quais os efeitos colaterais da carboplatina?

Perguntado por: Alice Freitas Gonçalves  |  Última atualização: 28. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

Anemia (70-90% dos casos), leucopenia (85%) e trombocitopenia (60%) são também bastante frequentes. Fraqueza, constipação ou diarréia são menos frequentes e alopecia acontece em menos de 3% dos casos. Perda de função renal pode ocorrer em cerca 1/3 dos casos.

Como a carboplatina age no organismo?

Considerando que o câncer se forma quando as células se multiplicam de maneira anormal e incontrolável, a Carboplatina tem o objetivo de danificar o DNA das células cancerígenas, impedindo que elas se multipliquem no seu organismo.

Quanto tempo a carboplatina fica no organismo?

Após dose única por via intravenosa, sob infusão por 60 minutos, a concentração plasmática de platina total e platina livre (ultra filtrada) apresenta redução bifásica conforme cinética de primeira ordem. A meia-vida inicial da platina livre é da ordem de magnitude de 1 a 2 horas e a meia-vida final é de 3 a 6 horas.

Quais os efeitos colaterais da quimioterapia no corpo?

Entre os mais comuns, pode-se citar:
  • fadiga;
  • perda de cabelo;
  • náuseas e vômito;
  • ressecamento das mucosas;
  • pele seca, com alteração da cor;
  • perda de apetite;
  • diarreia ou constipação;
  • hematomas ou sangramentos;

Quais os efeitos da quimioterapia paclitaxel?

Reações de hipersensibilidade menores, principalmente rubor e reações cutâneas, não necessitaram de tratamento e não impediram a continuação da terapia com Paclitaxel. Calafrios e dores nas costas em associação com reações de hipersensibilidade foram reportados.

Carboplatina e paclitaxel para carcinossarcoma de útero ou ovário

25 questões relacionadas encontradas

Quantos dias leva o efeito colateral da quimioterapia?

A queda começa 2 ou 3 semanas após o início da quimio. A queda total do cabelo pode levar mais ou menos uma semana. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, como rosto, braços, pernas, axilas e região pubiana. Proteja a sua cabeça usando chapéu, turbante ou um lenço.

Quais são as reações adversas comuns observadas com o paclitaxel?

Nos estudos clínicos, pacientes tratados com paclitaxel apresentaram reações de hipersensibilidade, alterações cardiovasculares (como, diminuição da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial e alterações no eletrocardiograma), neuropatia (doença do sistema nervoso), sintomas gastrointestinais (como náuseas, ...

Porque a quimioterapia deixa a pessoa com mal estar?

Esses efeitos colaterais da quimioterapia são resultado das medicações, que interferem diretamente na capacidade de multiplicação das células, normais ou tumorais, e variam de acordo com o tipo e a dosagem dos medicamentos. Em cada pessoa, as reações podem ser diferentes, variando em frequência e intensidade.

Como saber se a pessoa está reagindo bem à quimioterapia?

Em pacientes que fazem quimioterapia NEOADJUVANTE (ou seja, antes de operar), conseguimos avaliar a resposta ao tratamento. Tanto através de exames de imagem (como mamografia, ressonância, etc), como pelo próprio exame clínico (palpação da mama, por exemplo), em tumores maiores.

O que não se pode fazer durante a quimioterapia?

Não Fume nem Beba Álcool

O álcool também causa desidratação que pode piorar as náuseas e dificultar a tolerância à quimioterapia. Fumar, vaporizar e outros produtos do tabaco também são prejudiciais ao corpo, por isso é melhor evitá-los totalmente.

O que fazer para melhorar a fraqueza da quimioterapia?

Uma das formas de se amenizar a fadiga durante o tratamento oncológico é com exercícios físicos. Porém, é importante dizer que esses exercícios devem ser orientados por um profissional da área, como um educador físico ou um fisioterapeuta.

Como desintoxicar o corpo depois da quimioterapia?

Logo, tomar água ajuda a desintoxicar o organismo dos resíduos que as drogas quimioterápicas produzem. Dicas para manter hidratação: Faça água saborizada com limão, gengibre, canela, hortelã e pepino. Além de darem sabor, estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e têm ação anti-inflamatória e antioxidante.

Qual o melhor suco para quem está fazendo quimioterapia?

Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar. Prefira leite de soja. Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pêra sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.

Qual o tipo de quimioterapia que cai o cabelo?

Toda quimioterapia faz o cabelo cair? Não. Nem todas. As drogas que mais causam esse efeito são doxorrubicina, paclitaxel, ciclofosfamida, além dos antracíclicos (quimioterapia vermelha), uma das mais antigas drogas para o tratamento do câncer, utilizada principalmente para o tratamento do câncer de mama.

Como a quimioterapia destrói as células cancerosas?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Quantas sessões de quimioterapia são necessárias para câncer de pulmão?

Quimioterapia paliativa por 4 a 6 ciclos: • Cisplatina ou carboplatina + paclitaxel.

Como proteger o fígado durante a quimioterapia?

O Protetor Hepático Para Quimioterapia e Radioterapia 30 Doses, conta ainda com Vitamina B6: também conhecida como cloridato de piridoxina, é convertido em sua forma ativa (pirodoxal 5 fosfato), que atua como coenzima no metabolismo protéico, glicídico e lipídico.

O que acontece com o tumor depois da quimioterapia?

A quimioterapia utiliza medicamentos que matam as células tumorais com sua toxicidade. Em princípio, o tratamento mata todas as células que se dividem rápido e, como os tumores podem se dividir rapidamente, os quimioterápicos acabam matando as células tumorais.

Quando a quimioterapia não adianta mais?

Se o câncer não for passível de quimioterapia ou radioterapia, os pacientes podem receber imunoterapia. Este tratamento ativa as forças imunológicas do corpo para combater as células cancerígenas. A imunoterapia usa anticorpos monoclonais, inibidores de checkpoint e vacinas contra o câncer.

Quantas sessões de quimioterapia uma pessoa aguenta?

A quantidade de quimioterapia – ou o número de sessões – feita por cada um também é diferente. Algumas pessoas podem fazer semanalmente, outras a cada 15, 21 ou 28 dias e até mesmo mensalmente. Tudo vai depender do protocolo do paciente e do quimioterápico.

É possível levar uma vida normal durante a quimioterapia?

Alguns pacientes não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, aliás, muitos continuam trabalhando durante esse período”, enfatiza a enfermeira especialista em oncologia, Cristina Ito.

Quanto tempo dura a náusea da quimioterapia?

Quando as pessoas têm náuseas e vômitos após a quimioterapia, geralmente se sentem melhor entre 1 a 2 dias.

Porque o paclitaxel Taxol e eficiente no tratamento do câncer?

Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem. Esse mecanismo atua em sinergia aos outros agentes quimioterápicos e terapias alvo quando a droga é usada em combinação.

Qual a função do paclitaxel?

RESUMO O paclitaxel (PTX) é um antineoplásico de origem natural, isolado originalmente da casca do Teixo (Taxus bevifolia). Atualmente é utilizado no tratamento de vários tipos de cânceres, sendo os principais: mama, pulmão e ovário.

Qual a função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?

O fármaco em questão interfere na função dos microtúbulos. Estes tem função de formar o citoesqueleto e transporte intracelular, mas principalmente, atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular. Com a função inibida, a divisão celular será afetada.

Artigo anterior
Como identificar um molusco?
Artigo seguinte
Quanto custa a entrada para o Museu do Louvre?