Quais os dois tipos de condição quanto ao modo de atuação?

Perguntado por: Camila Rebeca Morais de Reis  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

Outra classificação importante da condição é quanto ao seu modo de atuação, podendo ser suspensiva ou resolutiva. A condição suspensiva impossibilita a produção dos efeitos até que o evento futuro e incerto seja realizado, logo, não haverá aquisição do direito antes do implemento da condição.

Quais são os elementos da condição?

Quais são os elementos constitutivos da condição? Elemento constitutivo é uma coisa essencial para que a condição exista. Aquela condição tem que Subordinar a eficácia ou ineficácia do ato, tem que envolver um evento futuro e incerto, porque se foi um evento que já aconteceu não é uma condição.

Quais as condições do negócio jurídico?

Art. 121 . Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto .

O que é condição suspensiva ou resolutiva?

Enquanto que a Condição Suspensiva é quem destrava a eficácia, a Condição Resolutiva encerra a eficácia da cláusula (ou do Contrato).

O que é condição em direito Civil?

Nos termos do artigo 121 do Código Civil, condição é a cláusula contratual derivada exclusivamente da vontade das partes que subordina o efeito do negócio jurídico, oneroso ou gratuito, a evento futuro e incerto. As condições podem ser suspensivas ou devolutivas.

Direito Civil - Aula 106 - Resumo de Condição; Termo e Encargo - Art. 121 ao 137 do CC

33 questões relacionadas encontradas

O que é uma condição resolutiva?

Como mencionado, a condição resolutiva é aquela que encerra os efeitos de um negócio, extinguindo-o, e os direitos que a ela se opõem, liberando as partes de continuarem prestando, uma à outra, as obrigações pactuadas no negócio (conforme art.

Qual é a diferença entre condição suspensiva é condição resolutiva?

Se até à verificação desse evento o negócio não puder produzir os seus efeitos, a condição diz-se suspensiva; se a ocorrência do evento fizer cessar os efeitos do negócio, a condição diz-se resolutiva. Enquanto a condição não se verifica, está-se numa situação de pendência.

O que é um termo resolutivo?

b) Termo resolutivo: também conhecido como termo final ou dies ad quem, é aquele que, quando verificado, põe... Exemplo de termo resolutivo: o contrato de locação vencerá no dia 30 do próximo mês. 2.2) Classificação do termo quanto à certeza a) Termo certo é o termo certo que ocorrerá e se sabe quando ocorrerá.

O que é condição termo é encargo no direito civil?

Condição, termo e encargo constituem cláusulas contratuais que podem estar presentes nos negócios jurídicos celebrados. Tratamos aqui também no dicionário direito sobre processo extinto, processo baixado, e juntada de petição.

O que é implemento de condição?

· Implemento de condição resolutiva: Se uma condição resolutiva for aposta em um ato negocial, enquanto ela não se der; vigorará o negócio jurídico, mas, ocorrida a condição, operar-se-á a extinção do direito a que ela se opõe.

O que é uma obrigação condicional?

- Obrigações condicionais são aquelas que se subordinam a ocorrência de um evento futuro e incerto para atingir seus efeitos. Ex.: Obrigação de dar uma viagem a alguém quando esta pessoa passar no vestibular (condição).

O que é uma cláusula resolutiva exemplifique?

Por exemplo: Dar-te-ei um carro se passares na faculdade. De modo oposto, a condição resolutiva extingue o direito após a ocorrência do evento futuro e incerto, ou seja, cessa para o beneficiário a aquisição dos direitos anteriormente garantidos. Exemplo: Tirarei sua mesada quando conseguires um emprego.

Qual a diferença entre condição suspensiva e termo inicial?

suspensiva, enquanto não verificada, impede a aquisição e o exercício do direito; o termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito e o encargo tal qual a condição suspensiva, sempre impede, enquanto não cumprido, a aquisição e o exercício do direito.

O que é condição suspensiva e em que se diferencia do termo inicial?

O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito (art. 131 – CC). Assim, ao contrário da condição suspensiva, em que não se adquire o direito a que o ato visa; no termo inicial, pelo contrário, não se impede a aquisição do direito, mas se retarda seu exercício.

Quais são os defeitos do negócio jurídico?

Há seis defeitos do negócio jurídico e que o torna anulável, a saber: o erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores.

São elementos essenciais dos negócios jurídicos exceto?

Comentário: São elementos essenciais do negócio jurídico o agente capaz, o objeto lícito e a forma prescrita ou não defesa em lei, em conformidade com o art. 104 do CC. Pergunta 7 0,3 em 0,3 pontos São excludentes de responsabilidade civil, exceto: Resposta Selecionada: e. dação em pagamento.

O que se entende por negócio jurídico?

Negócio jurídico é todo fato jurídico que consiste em uma declaração de vontade à qual o ordenamento jurídico atribuirá os efeitos designados como desejados, desde que sejam respeitados os pressupostos de existência, os requisitos de validade e os fatores de eficácia (impostos pela norma jurídica).

Quais as espécies de condição quanto à possibilidade?

1.1 Classificação da condição

A condição é classificada quanto à licitude (lícita ou ilícita), à afetação da eficácia (resolutiva ou suspensiva), à possibilidade (possível ou impossível), à origem do fato (causal, potestativa ou mista) e à ocorrência do fato (positiva ou negativa).

Quais as partes dos contratos?

Para se caracterizar uma obrigação são necessários três elementos: pessoas, prestação e vínculo jurídico. Assim, o contrato deve conter cláusulas que abranjam, no mínimo, estes elementos constitutivos da obrigação.

O que é uma condição perplexa?

As condições contraditórias , também chamadas de perplexas ou incompreensíveis, são aquelas que privam de todo o efeito o negócio jurídico celebrado, ou seja, são aquelas contraditórias em seus próprios termos que privam o negócio jurídico de efeitos. São condições ilícitas.

O que é termo no contrato?

Em suma, no contrato há a possibilidade de detalhamento de diversos contextos conforme seja necessário. Termos, por sua vez, são acordos que complementam ou alteram disposições na relação jurídica existente entre as partes, como as já estabelecidas em contratos.

Qual a diferença entre obrigação condicional é obrigação a termo?

f) Obrigações condicionais: hipótese em que o cumprimento da obrigação depende de um evento futuro e incerto. O devedor só se obrigará a cumprir a obrigação se houver o implemento da condição estipulada. g) Obrigações à termo: modalidade em que o cumprimento da obrigação depende de um evento futuro e certo.

O que é encargo ou modo?

Modo ou encargo é a determinação acessória acidental do negócio jurídico que impõe ao beneficiário um ônus a ser cumprido, em prol de uma liberalidade maior. Art. 136 .

O que é um contrato de trabalho a termo resolutivo?

O contrato de trabalho a termo resolutivo é geralmente admitido para satisfação de necessidades temporárias da empresa, como a substituição de outros trabalhadores ou o acréscimo excecional de atividade da empresa, ou para concretizar políticas de emprego e o lançamento de novas empresas ou atividades.

O que é contrato a termo resolutivo incerto?

A termo resolutivo incerto: o contrato a termo incerto dura por todo o tempo necessário para a substituição do trabalhador ausente ou para a conclusão da tarefa ou serviço cuja execução justifica a celebração, não podendo exceder os quatro anos.

Artigo anterior
O que é o tecido conjuntivo?
Artigo seguinte
Quantos litros tem a reserva da Montana 2008?