Quais os direitos dos trabalhadores rurais?

Perguntado por: Erica Carneiro de Borges  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

O trabalhador rural tem vários direitos trabalhistas, como o salário em dia, décimo terceiro, adicional noturno, horas extras, descanso semanal, FGTS, aviso-prévio, seguro-desemprego, benefícios do INSS e outros. Atualmente, existem cerca de 18 milhões de trabalhadores rurais.

Quantas folgas o trabalhador rural tem direito no mês?

A cada 12 meses de trabalho para o mesmo empregador o empregado rural tem direito a férias remuneradas de 30 dias, acrescidas de 1/3 do salário. Quem define o período das férias do trabalhador rural é o empregador.

O que mudou para o trabalhador rural com a reforma trabalhista?

Nova regra: O trabalhador poderá ser pago por período trabalhado, recebendo pelas horas ou diária. Ele terá direito a férias, FGTS, previdência e 13º salário proporcionais.

Qual é a jornada de trabalho de um trabalhador rural?

Empregado rural é toda a pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário. A jornada de trabalho é de 44 horas semanais e 220 horas mensais.

Qual o salário de um trabalhador rural?

Hoje quem trabalha como Trabalhador Rural ganha em média um salário de R$ 1.170,00.

DIREITOS DO TRABALHADOR RURAL 05/04/2014

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as jornadas de trabalho?

Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da empresa e faz parte do Direito do Trabalho. A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Quais são os direitos diferenciados dos trabalhadores e trabalhadoras rurais?

Vigorou no Brasil, desde 1963, o Estatuto do Trabalhador Rural, procurando assegurar aos trabalhadores rurais quase os mesmos direitos do trabalho atribuídos aos trabalhadores urbanos, isto é, indenização, aviso prévio, salário, férias, repouso remunerado, sistema de compensação de horas, proteção especial à mulher e ...

Qual a situação do trabalhador rural no Brasil hoje?

21% da população brasileira são trabalhadores rurais. No Brasil, aproximadamente 17,8 milhões de pessoas são trabalhadores rurais, o que corresponde a 21,1% da população economicamente ativa do país.

Qual é a diferença entre trabalhadores urbanos e trabalhadores rurais?

A diferença entre o empregado urbano e rural é que este trabalha no campo e o primeiro, no perímetro da cidade considerado urbano.

Como funciona o aviso-prévio do trabalhador rural?

Como nos demais ramos, o período do aviso-prévio do trabalhador rural é proporcional ao número de anos de serviço prestado, de no mínimo 30 e no máximo 90 dias, nos termos da Lei 12.506/2011.

Pode descontar moradia do trabalhador rural?

Sim. A atual legislação do trabalho rural permite que o empregador rural desconte de seu empregado até 20% (vinte por cento) pela ocupação da moradia, desde que previamente autorizado por este, sob pena de ser considerada nula de pleno direito.

Quem trabalha na zona rural tem direito ao PIS?

Não têm direito ao abono, mesmo que se enquadrem nas situações acima: empregados domésticos. trabalhadores rurais empregados por pessoa física. trabalhadores urbanos empregados por pessoa física.

Qual a diferença entre trabalhador urbano e rural?

Considera-se empregado urbano toda a pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. ... É considerado empregado doméstico aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou família no âmbito residencial desta.

O que que é trabalhador urbano?

1.2 – Conceito de Empregado Urbano

Considera-se empregado urbano toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência e mediante salário (art. 3º da CLT).

Quais são os principais problemas enfrentados pelo trabalhador rural no Brasil?

Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil. Os dados são da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, que fez mais de 200 perguntas a respeito dos principais desafios enfrentados homem do campo.

Quais são as dificuldades do trabalho no campo?

Pele queimada do sol, corpo suado, trabalho duro diário e mão calejadas. Pessoas duras, resistentes e batalhadoras. Essas são algumas das características que no imaginário urbano são atribuídas aos trabalhadores rurais. E muitas podem encontrar respaldo na realidade.

O que você pode afirmar sobre a situação do trabalhador rural em nossos dias?

“Hoje, com a legislação atual, 60% da mão de obra do campo já não é formalizada, segundo o IBGE, imagine uma situação dessa com trabalho intermitente, a questão de mulher poder trabalhar em áreas insalubres. O governo acabou concordando com a lógica do capital que é a de diminuir o custo para aumentar os lucros.

Quais são os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais?

Direitos dos trabalhadores urbanos e rurais
  • Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;
  • Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário;

São direitos individuais dos trabalhadores rurais e urbanos?

2.1.Direitos individuais do trabalhador rural

7º da CF/88 “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social”, aproximando ainda mais com as demais classes de trabalhadores, com direitos diretamente na Constituição.

Quais foram os benefícios trabalhistas que os trabalhadores rurais conseguiram com o Estatuto do trabalhador rural *?

Nenhum trabalhador poderia ser remunerado com base inferior ao salário mínimo regional. Os trabalhadores menores de 16 anos receberiam a metade do salário atribuído ao adulto. Além disso, o estatuto assegurou o direito ao repouso semanal e às férias remuneradas.

Quais são os 3 turnos de trabalho?

Neste tipo de escala de revezamento em 3 turnos, a divisão é feita por períodos de trabalho (manhã, tarde e noite) e a criação de 3 grupos de trabalhadores, com divisão em 4 subgrupos incluindo 1/3 de trabalhadores em cada.

Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?

No caso da escala 5X2, a cada 5 dias trabalhados são necessários dois dias de folga, sejam eles consecutivos ou intermitentes. Isso equivale a dizer que a jornada de 44 horas semanais passa a ser dividida em cinco dias da semana, sendo trabalhados 8 horas e 48 minutos diários.

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso
  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Quais os requisitos que diferem o empregado rural do empregado doméstico e do empregado urbano?

Aviso prévio: para o trabalhador rural, no período respectivo de 30 dias, é assegurado o direito de folga de 1 dia por semana para busca de nova colocação, enquanto o trabalhador urbano pode optar pela redução de 2 horas da jornada diária, ou descanso durante 7 dias no decorrer de 30 dias de aviso prévio (artigo 488 da ...

O que é trabalho em domicílio?

Guia Trabalhista

O trabalho em domicílio é aquele prestado em favor do empregador, com subordinação, sob a dependência deste, mediante salário, mas fora do ambiente da empresa, ou seja, na residência do próprio empregado.

Artigo anterior
Quantos graus a lã de vidro suporta?
Artigo seguinte
Como surgiu o vôlei paralímpico?