Quais os direitos do trabalhador afastado pelo INSS?

Perguntado por: Gil César Correia Alves Coelho  |  Última atualização: 17. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

Durante o período de afastamento pelo INSS, o trabalhador não recebe seu salário diretamente da empresa. Em vez disso, ele recebe um benefício previdenciário, calculado com base nas contribuições que fez ao INSS ao longo de sua carreira. Esse valor pode ser de até 91% da média dos maiores salários de contribuição.

O que a empresa paga quando um funcionário está afastado pelo INSS?

Quando uma doença ou lesão impede o retorno ao trabalho por mais de 15 dias consecutivos, o segurado tem direito ao afastamento pelo INSS. Nos primeiros 15 dias de afastamento, a empresa é responsável por pagar o salário integral do trabalhador, sem descontar os dias ausentes.

Quanto custa para a empresa um funcionário afastado pelo INSS?

Em geral, a empresa precisa pagar o salário dos 15 primeiros dias de afastamento do funcionário. Após esse prazo, você deve ser encaminhado à perícia médica do INSS, momento em que terá direito ao benefício, após ser reconhecida a sua incapacidade para o trabalho.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar encostado no INSS?

O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.

Como fica o salário de quem é afastado pelo INSS?

De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição.

Afastado pelo INSS, quais são os direitos?

42 questões relacionadas encontradas

Quando a pessoa se afasta pelo INSS o salário diminui?

O trabalhador receberá salário durante o afastamento? Sim. O afastamento pelo INSS tem início no dia da solicitação e a partir do momento em que o trabalhador permanece ausente das suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos.

Quantas parcelas o INSS paga de auxílio-doença?

O benefício do INSS pode ser concedido por até 120 dias, isto é, 4 meses. Para conferir quantas parcelas você vai receber, é preciso consultar o portal Meu INSS.

Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

Entenda qual é o prazo para receber o benefício por incapacidade temporária do INSS após a perícia e aprovação. O INSS tem até 45 dias para começar a pagar o auxílio-doença após a aprovação do benefício pela perícia. Mas esse prazo pode ser estendido por mais 45 dias, se o órgão conseguir justificar a mudança da data.

Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Estou afastada pelo INSS a empresa pode me mandar embora?

Aliás, vale salientar que o auxílio-doença não dá direito a estabilidade no emprego. Além disso, ainda há uma diferenciação entre o auxílio-doença comum e o auxílio doença acidentário. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma isolada pela empresa, para que ambas as partes não sejam prejudicadas.

Quando a pessoa está afastada pelo INSS têm direito a férias?

➡️ Funciona assim: 🔸O trabalho que ficou afastado recebendo auxílio doença do INSS por menos de 6 meses, não perde o direito as férias, porém esse tempo de afastamento não conta para o período aquisitivo das suas férias pois não foram meses trabalhados o contrato de trabalho fica suspenso; 🔸 O trabalhador que ficou ...

Estou afastado pelo INSS a empresa tem que depositar o FGTS?

Mesmo quando o trabalhador se encontra afastado do trabalho por motivo de incapacidade laboral, o empregador é obrigado a realizar o depósito do FGTS, pois o artigo 15 § 5º da Lei 8.036/1990 determina que o depósito do FGTS é obrigatório também nos casos de afastamento ou licença por motivo de acidente do trabalho.

Estou afastado pelo INSS a empresa tem que depositar FGTS?

funcionário afastado por doença ou acidente fora do trabalho: a empresa não precisa pagar o FGTS; 2. funcionário afastado por doença ou acidente em razão do trabalho: a empresa é obrigada a pagar o FGTS todos os meses. Quanto ao pagamento ao INSS, não é feito pela empresa e nem descontado do benefício do funcionário.

Quando volta de afastamento pode ser mandado embora?

Após o retorno às atividades, o trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou doença decorrente do trabalho tem direito à estabilidade provisória de 12 meses e não pode ser demitido sem justa causa.

Quem deve dar entrada no INSS o funcionário ou a empresa?

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADO. O agendamento da perícia junto ao INSS para fins de percebimento de auxílio-doença não é obrigação do empregador, mas apenas uma faculdade prevista pelo art. 76-A do Decreto 3.048/1999, uma vez que o maior interessado no recebimento é o empregado.

Como saber quantas parcelas do INSS vou receber?

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

O que reprova na perícia médica do INSS?

Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.

Quando está afastado pelo INSS quem paga o décimo terceiro?

Sim, quem está afastado pelo INSS recebe décimo terceiro, mas com algumas particularidades. O pagamento pode ser feito em parte pelo próprio INSS e pelo empregador. Além disso, o valor é proporcional ao tempo de afastamento.

Quais são as doenças que dão direito a aposentadoria?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

O que fazer após o resultado da perícia?

Neste caso, o segurado deve agendar o serviço “Acerto Pós-Perícia” pelo telefone 135 para enviar pela internet os documentos que faltarem. Em um minuto, dicas sobre direitos do consumidor, pagamento de impostos e investimentos.

Quanto tempo demora para o INSS analisar um pedido?

Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença. Ultrapassados os prazos, o benefício deverá ser imediatamente concedido.

Quem recebe auxílio-doença tem direito a aumento de salário?

Quem recebe auxílio-doença tem reajuste? Além de “como aumentar o valor do auxílio-doença?”, outra pergunta comum é se esse tipo de benefício tem reajuste. No caso, sim, o valor do auxílio-doença é atualizado. Isso porque, anualmente, o salário mínimo sofre reajuste.

Qual o valor mínimo que o INSS paga no auxílio-doença?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Onde cai o dinheiro do auxílio-doença?

Ao conceder um benefício, o INSS automaticamente localiza a agência bancária mais próxima à residência do segurado e emite um cartão específico para o saque dos valores.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar afastada pelo INSS?

O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.

Artigo anterior
O que acontece quando a carteira de habilitação é suspensa?
Artigo seguinte
Quais são os mais prejudicados pelas transformações causadas a natureza pelas sociedades humanas?