Quais os defeitos do milho?

Perguntado por: Gabriel Pacheco de Costa  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Os defeitos avaliados devem ser os grãos ardidos, chochos ou imaturos, fermentados, germinados, gessados, mofados, quebrados, carunchados e com matérias estranhas e impurezas – confor- me apresentado na Tabela 1.

Como identificar doenças no milho?

Grande parte desses sinais aparece nas folhas do milharal, sob a forma de manchas, lesões ou até uma mudança de coloração, fatores que podem indicar a presença de alguma doença fúngica, como ferrugem, antracnose ou cercosporiose.

Qual a escala de gravidade para defeitos dos grãos de milho?

Simulando uma situação prática, pelo novo padrão oficial, para o grão ser classificado como milho “Tipo 1”, em cada tonelada poderá haver até 6% de grãos avariados (mofados, ardidos, quebrados e carunchados). Atualmente, seria permitido até 11% de grãos avariados por tonelada.

O que é milho avariado?

Já os considerados Avariados “são os grãos que se apresentarem mofados, gessados, germinados, fermentados, imaturos, chochos ou ardidos”.

O que causa o tombamento do milho?

As espécies de Fusarium sobrevivem nos restos da cultura do milho, no solo. Esse fungo infecta também as raízes, e pode causar a murcha da planta. Além disso, causa tombamento de plântulas.

Resumindo as exigências do Selo verde do criador

36 questões relacionadas encontradas

O que é antracnose no milho?

A antracnose, provocada pelo fungo Colletotrichum graminicola, pode reduzir a produção do milho em até 40% quando utilizadas cultivares suscetíveis e as condições de umidade forem favoráveis à enfermidade. O emprego de materiais geneticamente resistentes à doença é uma das principais estratégias para o correto manejo.

Quais são os principais efeitos do tombamento?

Os bens tombados não podem ser destruídos, nem reparados ou restaurados, sem a prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sob pena de multa. Tombamento: forma de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.

Qual a umidade ideal para armazenar o milho?

Para serem armazenados, os grãos colhidos necessitam ficar com 12 ou 13% de umidade, nível alcançado com secagem em terreiro ou no secador.

Como evitar o enfezamento do milho?

De uma maneira geral, uma opção para escapar dos enfezamentos é evitar a semeadura tardia do milho. Doenças Os enfezamentos são causados por molicutes (espiroplasma e fitoplasma), microrganismos semelhantes a bactérias.

Como o milho se altera?

As fases de desenvolvimento do milho

O estádio vegetativo passa por um número variável de fases entre a emergência da semente, desenvolvimento da planta, crescimento de folhas, desenvolvimento da espiga (órgão sexual feminino) e desenvolvimento do pendão (órgão masculino) responsável pela produção de pólen.

O que é milho gessado?

O grão gessado apresenta coloração totalmente opaca semelhante ao gesso, devido aos arranjos não compactos entre grânulos de amido e proteína, formando espaços de ar entre si, que difratam e difundem a luz, tornando o aspecto visual do grão opaco.

O que é milho tipo 1?

O tipo 1 é o que apresenta a menor quantidade de grãos com defeitos. O milho pode ser ainda classificado como Fora de Tipo ou Desclassificado. Entenda a importância da classificação do milho: A classificação do milho antiga obedecia às normas estabelecidas pela Portaria nº 845/1976.

Como identificar antracnose no milho?

Os sintomas nas folhas se expressam como lesões escuras de tamanho variável de 0,5 a 1,5 cm e de forma também variável, de ovalada a elíptica, podendo apresentar as bordas das lesões de forma irregular (Figura 4).

Quais são as duas principais pragas do milho?

  • Lagarta do cartucho.
  • Pulgão do milho.
  • Cigarrinha do milho.

Qual a principal praga do milho?

As pragas que atualmente causam danos expressivos nas lavouras de milho no sul do Brasil (pragas-chave) são a lagarta-do-cartucho e algumas espécies de percevejos.

Como saber se tem cigarrinha no milho?

Porém, para confirmar sua identidade, é fundamental conferir a existência de duas manchas escuras entre os olhos do inseto. Essa é a principal característica que diferencia a cigarrinha de outras pragas que atacam a lavoura de milho.

Como controlar doenças no milho?

As principais medidas de manejo são: plantio de cultivares resistentes; escolha da época e do local de plantio; evitar plantios sucessivos de milho; e aplicação de fungicidas em situação de elevada pressão de doença.

O que é pulgão do milho?

É um inseto sugador de seiva, que se alimenta pela introdução de seu aparelho bucal nas folhas novas. São também transmissores de forma não persistente de doenças tais como a virose do mosaico comum, causada por “potyvirus”.

Quantos dias sem chuva o milho aguenta?

Milho: sem chuva há 2 meses, algumas áreas ainda terão 15 dias de seca.

Quantos dias o milho aguenta na terra sem chuva?

Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.

Quanto tempo o milho pode ser armazenado?

O milho começará a estragar depois de aproximadamente cinco dias a uma semana. No entanto, para saboreá-lo fresquinho e mais doce, cozinhe-o o mais brevemente possível, pois o sabor e a umidade são perdidos com o tempo. Tente cozinhá-los dentro de três dias, se possível. Veja se está fresco.

Quais são os três tipos de tombamentos possíveis?

Existem seis modalidades de tombamento, são eles: voluntário, compulsório, provisório, definitivo, geral e individual.

O que garante o tombamento?

Para ser tombado, um bem passa por um processo administrativo, até ser inscrito em pelo menos um dos quatro Livros do Tombo instituídos pelo Decreto: Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Livro do Tombo Histórico; Livro do Tombo das Belas Artes; e Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

Como saber se um bem é tombado?

Consultar Banco de Dados de Bens Culturais Tombados
  1. Efetuar cadastro na plataforma Brasil Cidadão. O cidadão interessado no serviço deve possuir uma conta de acesso cadastrada na Plataforma Brasil Cidadão. ...
  2. Acessar o SICG. Para obter as informações o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).

Artigo anterior
Como é feita a cirurgia de bexiga caída?
Artigo seguinte
Qual a vantagem de ser um endomorfo?