Quais os cuidados que se deve ter na hora de preparar medicamentos com plantas medicinais?

Perguntado por: Leandro Magalhães  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

Quais os cuidados que se deve ter na hora de preparar medicamentos com plantas medicinais? Preparar o medicamento, preferencialmente, com plantas colhidas há pouco tempo; Usar apenas plantas que sejam do seu conhecimento; na dúvida consulte um profissional da área.

Quais os principais cuidados que devemos ter ao utilizar plantas medicinais como remédios?

As plantas medicinais podem apresentar algumas vezes efeitos indesejados, se não forem utilizadas na forma e quantidade orientadas. Os chás devem ser feitos e consumidos no mesmo dia. Não devem ser guardados de um dia para outro. Não substitua remédios químicos por remédios de plantas sem recomendação médica.

Quais os cuidados ao usar medicamentos fitoterápicos?

Quais cuidados devo ter com meus Fitoterápicos?
  1. Se você faz uso de medicamentos alopáticos, como anticoncepcionais ou anti-hipertensivos, por exemplo, verifique se os fitoterápicos utilizados interagem com sua medicação de uso contínuo. ...
  2. Procure utilizar fitoterápicos uma hora antes das refeições ou duas horas após.

Como as plantas medicinais são utilizadas na fabricação de medicamentos?

As plantas medicinais normalmente são utilizadas após a indicação de amigos e familiares, uma vez que poucos médicos indicam o uso desses produtos. Elas podem ser usadas frescas, logo após a coleta, ou então secas, dependendo da espécie e de como ela deve ser preparada.

Por que devemos ter cuidado ao utilizar plantas medicinais?

Como qualquer medicamento, as plantas medicinais são extremamente úteis para tratar determinadas doenças, mas ao mesmo tempo podem também ser contraindicadas para outras. ... As gestantes devem usá-las com cuidado especial, pois algumas plantas podem causar aborto ou deformar o bebê.

Cuidados na Administração de Medicamentos

16 questões relacionadas encontradas

Quais as principais etapas do controle de qualidade de plantas medicinais e drogas vegetais?

Um controle de qualidade de drogas vegetais baseia-se, primeiramente, no insumo que o originou: as plantas medicinais. Esse pode ser baseado em três etapas: autenticidade, integridade e pureza.

Como é feito o controle de qualidade das drogas vegetais?

O controle de qualidade de fármacos vegetais deve ser realizado em todas as etapas que envolvem a produção de drogas, como seleção da espécie, cultivo racional (solo, luminosidade, temperatura, irrigação), coleta planejada, limpeza da parte usada, secagem controlada, expurgo da matéria estranha, embalagem e armazenagem ...

Como funciona o processo de controle de qualidade de uma droga vegetal?

Para o controle de qualidade desse material vegetal, não só metodologias químicas devem ser aplicadas, mas também botânicas para identificação da espécie, análise de fraudes e de contaminações grosseiras além de metodologias de controle de qualidade microbiológico, analisando a contaminação por microrganismos que podem ...

Porque os medicamentos fitoterápicos também exigem cuidados ao serem consumidos?

Os fitoterápicos podem alterar de modo expressivo a coagulação sanguínea, podendo levar a hemorragias. Alho, gengibre, salsinha, ginseng e guaco estão entre eles. Por isso é bom evitar a associação dessas plantas a anticoagulantes sintéticos como AAS, warfarina e Xarelto.

O que são plantas medicinais segundo a OMS?

PLANTAS MEDICINAIS, FITOTERÁPICOS E FITOFÁRMACOS

A OMS define planta medicinal como sendo "todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos"5.

Quais podem ser as atribuições do A farmacêutico a no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicos?

4º São atribuições privativas do farmacêutico no âmbito do serviço de fitoterapia, a supervisão da aquisição, manipulação, produção industrial, dispensação e atenção farmacêutica na perspectiva da promoção do acesso a plantas medicinais e fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia.

Qual a importância das plantas medicinais na economia e na sociedade?

As plantas medicinais são consideradas como o principal recurso acessível no tratamento de doenças por muitas pessoas em todo o mundo e ainda a esperança no tratamento de muitas enfermidades.

Como é o tratamento fitoterápico?

O tratamento fitoterápico é realizado com remédios fitoterápicos, também conhecidos como fitoativos. Eles são uma classe de medicamentos fabricados a partir da matéria-prima vegetal: folhas, raízes, ceras, óleos, extratos ou sementes de plantas que possuam alguma ação terapêutica.

O que é medicamento fitoterápico Anvisa?

§ 1º São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia sejam baseadas em evidências clínicas e que sejam caracterizados pela constância de sua qualidade.

O que é um medicamento fitoterápico?

“O fitoterápico é o produto elaborado a partir da planta medicinal. O paciente pode utilizar um fitoterápico em uma planta medicinal ou cultivar a planta.

Quais são as principais plantas medicinais?

Plantas medicinais: 10 tipos que curam
  • Capim-cidreira. Esta erva de folhas compridas, que lembram o capim, é ótima para preparar um delicioso chá no final da tarde, mas não só isso! ...
  • Carqueja. ...
  • Erva-doce. ...
  • Cravo. ...
  • Eucalipto. ...
  • Alho. ...
  • Aloe Vera. ...
  • Arnica.

Quando usar fitoterápicos eles fazem mal?

O consumo de fitoterápicos, bem como de plantas medicinais in natura, tem sido estimulado com base no mito “se é natural não faz mal”. Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjoos, irritações ou edemas (inchaços), como qualquer outro medicamento.

Qual é a importância da fitoterapia?

“A Fitoterapia tem sido utilizada para aliviar sintomas de doenças crônicas como as alergias, a asma, a cistite, a depressão, nevralgia, bem como algumas doenças do aparelho digestivo, entre outras”, conta.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns causados por fitoterápicos?

A utilização inadequada dos fitoterápicos, como a automedicação, pode trazer uma série de efeitos colaterais. Entre os principais problemas causados por seu uso indiscriminado e prolongado estão as reações alérgicas, os efeitos tóxicos graves em vários órgãos e mesmo o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Quais as etapas de controle de qualidade a Matéria-prima vegetal precisam ser submetidas?

Controle de Qualidade Farmacognóstico de Matéria-prima Vegetal
  • A) Determinação de material estranho. ...
  • B) Determinação de cinzas totais. ...
  • C) Determinação de cinzas insolúveis em ácido. ...
  • D) Determinação do teor de umidade.

Quais são os processos para amostragem da droga de origem vegetal?

Três métodos são empregados para a determinação de água em drogas vegetais: método gravimétrico (dessecação), método azeotrópico (destilação com tolueno) e método volumétrico (Karl Fischer).

Quais são as etapas de preparação da droga vegetal?

Para isso, as ações necessárias para transformar uma planta medicinal em droga vegetal consistem em aperfeiçoar as condições de cultivo, controle de pragas, colheita na fase e época ideal, seleção e padronização das plantas colhidas, desinfecção das partes vegetais, estabilização e secagem, divisão, controle de ...

Quais são os principais problemas detectados pelo controle de qualidade de drogas vegetais?

Outros fatores que afetam a segurança no uso de plantas medicinais estão relacionados à má qualidade ou falta de padronização na obtenção destes produtos como a falta de cuidados na coleta e no tratamento da planta vegetal, devido a isso em muitos casos é possível encontrar a presença de materiais estranhos e ...

Como a CCD pode auxiliar no processo de controle de qualidade de drogas vegetais?

Sob esse aspecto, a cromatografia em camada delgada (CCD) é bastante utilizada para o controle de qualidade de drogas vegetais, em virtude de sua simplicidade, facilidade de execução, baixo custo e de rápida análise. Porém, apresenta baixas reprodutibilidade e precisão (MARSTON, 2007; WAKSMUNDZKA-HAJNOS et al., 2008).

Qual a importância e a definição do controle de qualidade em fitoterápicos?

Com o controle de qualidade correto dos fitoterápicos a população tem um acesso maior a formas de tratamento. Mas como qualquer outro remédio, os fitoterápicos devem ser recomendados por profissionais médicos, não podem ser utilizados sem prescrição médica.

Artigo anterior
Qual a folga de um médico?
Artigo seguinte
Qual a diferença de paginação e segmentação?