Quais os cuidados que devemos ter com Perfuro-cortantes?

Perguntado por: Fabiana Mélanie de Soares  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes. Nunca reencape e faça a desconexão manual de agulhas. Sempre efetue o acionamento e de forma correta dos dispositivos de segurança quando presentes nos materiais perfurocortantes.

Quais os cuidados com resíduos perfurocortante utilizados nos procedimentos assistenciais nas unidades básicas de saúde?

Devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento.

Quais condutas serão realizadas em caso de acidentes com perfuro cortante e por quê?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Como deve ser feito o manuseio de agulhas?

No manuseio de agulhas e outros materiais perfuro cortantes, são essenciais os seguintes cuidados:
  1. Deve-se entortar as agulhas e descartá-las.
  2. B. Nunca recapear agulhas antes de descartá-las.
  3. C. Recapear as agulhas antes de descartá-las.
  4. D. Recapear as agulhas e desprezá-las no lixo.
  5. E.

Quais são as medidas de controle para prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes Segundo a NR 32?

a) Substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes quando for tecnicamente possível; b) Adotar controles de engenharia no ambiente; c) Adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível; d) Adotar mudanças nas práticas de trabalho.

Acidentes com perfurocortantes e medidas de prevenção

32 questões relacionadas encontradas

Qual NR para objetos cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Qual o objetivo do anexo III da NR 32?

O Anexo III da NR32 determina que o empregador deve elaborar e implementar Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas nesse Anexo III e que empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores ...

Como proceder para descartar seringas e agulhas?

Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.

Qual o destino adequado aos lixos Perfuro-cortantes?

Todos os materiais perfurocortantes devem ser descartados no local em que foram gerados, separadamente e de maneira imediata após o seu uso, sempre em algum recipiente específico para esse uso, rígido e resistente a vazamentos e rupturas e ao processo de esterilização.

Onde deve ficar à caixa de Perfuro-cortantes?

As caixas coletoras devem ser utilizadas até a sinalização do limite máximo (linha pontilhada). Toda caixa coletora deve ser mantida em local limpo e seco e o mais próximo do local de descarte dos artigos pérfurocortantes.

Qual a conduta adequada que o profissional deve ter ao sofrer um acidente no trabalho com possível exposição a agentes biológicos?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

O que fazer em caso de exposição ao risco biológico?

Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
  1. Lavar a área contaminada com água e sabão.
  2. Não espremer a área atingida.
  3. Não esfregar.
  4. Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
  5. Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)

Qual a conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?

Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.

Como é realizado o manuseio e descarte de objetos Perfuro-cortantes utilizados por técnicos e auxiliares de enfermagem?

No momento do descarte dos perfurocortantes, as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas. É vedado à desconexão manual, assim como não se deve quebrar, entortar ou recapear agulhas ou qualquer material perfurocortante após o uso.

O que deve constar no plano de gerenciamento de resíduos de serviços da saúde?

A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve seguir os seguintes passos:
  • Diagnóstico dos resíduos gerados. ...
  • Manejo dos materiais. ...
  • Rotinas e processos de limpeza e higienização. ...
  • Ações de correção e prevenção. ...
  • Monitoramento do PGRSS. ...
  • Programas de capacitação. ...
  • Normas técnicas para elaboração.

Quais os principais sacos de lixo utilizados no serviço de saúde?

Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão. A5 – Saco Vermelho: Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.

Onde é descartado o lixo infectante?

A Contemar Ambiental oferece o serviço de coleta, tratamento e destinação final do lixo contaminado em uma moderna unidade de tratamento, atendendo a todas as diretrizes da Anvisa.

Onde deve ficar o Descarpack?

O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta.

Como descartar pregos?

Por se tratar de objetos perfurantes, com riscos de ferimentos e contaminações, o descarte de pregos e parafusos deve ser realizado com segurança. O ideal é colocá-los dentro de uma garrafa pet com tampa e embalar com camadas de folhas de jornal, sinalizando ao coletor com um aviso de perigo.

Como fazer o descarte de seringas?

Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).

Onde jogar fora seringas?

Onde descartar corretamente os medicamentos e seringas? Uma forma de descarte é ir ao postos de saúde ou redes de farmácia. Algumas delas têm um programa especial de coleta especial para esse tipo de resíduo.

Como deve ser feito o descarte de materiais perfurocortantes?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

O que é NR32 e qual seu objetivo?

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Qual a importância da NR 32 para enfermagem?

Seu objetivo é prevenir os acidentes e o adoecimento causado pelo trabalho nos profissionais da saúde, eliminando ou controlando as condições de risco presentes nos Serviços de Saúde. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

Qual a importância da NR 32 para os profissionais de saúde?

Ainda, a NR-32 considera e classifica o que pode ser entendido como risco biológico aos trabalhadores e determina a empregadores as medidas necessárias para a prevenção de acidentes. Por exemplo, cabem a eles informarem aos seus colaboradores qualquer existência de agentes nocivos e que podem ser prejudiciais à saúde.

Artigo anterior
O que é eficiência exemplos?
Artigo seguinte
O que precisa para fazer adesivos personalizados?