Quais os critérios para se ter acesso ao prontuário do paciente?
Perguntado por: Yara Fernandes Nascimento | Última atualização: 27. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)
Segundo a resolução nº 1.605/2000 do CFM, apenas o paciente pode ter acesso ao prontuário, salvo exceções como pessoas que tenham autorização expressa. Para ter essa autorização, é preciso preencher um requerimento e apresentar documentos como cópia do RG do paciente ou cópia da certidão de casamento.
Quem tem direito ao acesso ao prontuário do paciente?
Quem mais pode ter acesso ao prontuário médico? Além de pacientes e familiares, o representante legal do paciente pode solicitar o prontuário em situações específicas. Por exemplo, quando o cliente é privado de sua liberdade, tornando-se réu ou detento.
Como faço para ter acesso ao prontuário do paciente?
As cópias de prontuários podem ser solicitadas de 2 (duas) maneiras: cópias impressas ou através de e-mail copia@into.saude.gov.br, ambos por qualquer pessoa. CÓPIAS IMPRESSAS: SOLICITAÇÃO E RETIRADA, APENAS PESSOALMENTE: (Custo de R$0,10 por cópia.
Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?
Esse sigilo só poderá ser quebrado mediante autorização, por escrito, do paciente, para cumprimento de ordem judicial ou para a defesa do próprio médico. O direito do acesso à cópia do prontuário médico está garantido, ainda, pelo Código de Defesa do Consumidor.
Quem pode ter acesso as informações do paciente?
pais, filhos e demais familiares: cópia do RG do paciente e requerente e da certidão de óbito; cônjuge: cópia do RG do paciente, da certidão de casamento e da certidão de óbito; procuradores: cópia do RG do paciente e requerente e procuração.
MINHAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM. FAÇA ISSO! DICA TOP PARA ORGANIZAR MELHOR O SEU PLANTÃO!
Qual a lei do prontuário médico?
RESOLUÇÃO CFM Nº 1.639/2002
CONSIDERANDO que o médico tem o dever de elaborar o prontuário para cada paciente a que assiste, conforme previsto no art.
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente e o que deve constar no prontuário do paciente?
O paciente tem direito de acesso ao prontuário. Sem o consentimento do paciente, o médico não poderá revelar o conteúdo de prontuário ou ficha médica, a não ser por dever legal. Se o pedido for feito pelos familiares, será necessária a autorização expressa do paciente.
É permitido o acesso do paciente e seus familiares ao prontuário?
As cópias de prontuários devem ser fornecidas apenas com a devida autorização do paciente ou de seu representante legal, por escrito. Havendo qualquer tipo de impedimento do paciente, a autorização para acesso às informações do prontuário seguirá a seguinte ordem: Representante legal atuante de direito.
O que não pode ter no prontuário?
Informações confidenciais: informações confidenciais, como segredos comerciais ou informações sobre processos judiciais, não devem ser registradas no prontuário, a menos que seja necessário para o tratamento do paciente.
Em quais hipóteses não é permitido o compartilhamento de prontuários médicos?
- Atender ordem judicial;
- Para sua própria defesa;
- Quando autorizado por escrito pelo paciente.
Qual a lei que protege o sigilo do paciente?
O sigilo médico é um direito do paciente, sendo um dever do médico mantê-lo, podendo, portanto, só ser quebrado mediante o consentimento por escrito do paciente ou mediante situações permitidas por lei. Logo, a regra geral é o sigilo médico. Nos termos do Código de Ética Médica, é vedado ao médico: Artigo 73.
Qual o prazo para entrega de cópia de prontuário?
De acordo com a Resolução CRM-PB nO148/2011 estou ciente de que as copias do prontuário em suporte de papel serão entregues no prazo máximo de 05 cinco dias úteis e que as partes do prontuário não elaboradas em papel serão entregues em (30) trinta dias.
Qual o valor legal do prontuário do paciente?
O prontuário tem valor legal? Tem valor legal e ético, perante a Justiça, os CRMs e o CFM, pois ele reúne informações sigilosas de caráter médico, científico e legal (jurídico).
Como conseguir prontuário médico pela Internet?
O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.
Quanto tempo o hospital deve guardar o prontuário?
O prontuário médico deve ser mantido na instituição por, no mínimo, 20 anos, conforme diz a Resolução CFM nº 1.821/2007, no caso de documentos impressos em papel. Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deve ser permanente.
Qual prazo para hospital fornecer prontuário médico?
148/11 indicando prazo de 5 dias úteis ✅ para entrega de *cópias em papel* a contar da data do protocolo, podendo ser prorrogado por justificativa apresentada pelo Diretor Técnico, mas NÃO ULTRAPASSANDO 30 dias.
O que fazer quando o hospital nega o prontuário?
- 1º PASSO - PROTOCOLO DE PEDIDO. ...
- 2º PASSO - RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA. ...
- 3º PASSO - BUSQUE UM ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO DA SAÚDE.
O que não pode faltar no prontuário do paciente?
Registro das informações dadas aos pacientes; Registro de quaisquer medicamentos prescritos e outras investigações ou tratamentos realizados; Identidade de quem fez o registro e quando isso aconteceu.
Pode ser cobrado a cópia de prontuário médico?
Se sim, qual o valor MÁXIMO a ser cobrado? Existe jurisprudência sobre o assunto cobrança? Alem das cópias pretendidas posso cobrar algum outro tipo de serviço? Resposta: Sim, pode cobrar pelas cópias.
Pode passar informação de paciente por telefone?
O médico deve manter um canal de comunicação com o seu paciente, e isso deve inclusive constar do contrato de prestação de serviços médicos, sublinhando-se aqui que não é necessário que este canal de comunicação seja o número de telefone particular do profissional médico.
Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente falecido?
Conforme resolução nº 3/2014 do CFM, determina-se no art.º 1: cópia de prontuário de paciente falecido é fornecida quando solicitada pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, desde que documentalmente ...
Qual a importância do prontuário do paciente?
O prontuário é um documento muito importante, pois contem a história da saúde do paciente e permite a identificação de outras características como assiduidade a unidade, sua condição sócio econômica, sua história familiar e outras informações que nele estão registradas.
Qual é o objetivo do prontuário?
O prontuário serve como fonte de informações sobre o paciente, onde se tem o registro do histórico de saúde, apoio no processo do atendimento por meio do acompanhamento da evolução clínica, direciona a abordagem terapêutica, possibilita a comunicação entre a equipe multiprofissional e a continuidade do atendimento ao ...
De quem é a responsabilidade do prontuário médico?
Considera esta Resolução, que o prontuário do paciente, em qualquer meio de armazenamento, é propriedade física da instituição onde o mesmo é assistido - independente de ser unidade de saúde ou consultório -, a quem cabe o dever da guarda do documento.
Quanto tempo dura um prontuário?
No entanto, no Brasil, a guarda de prontuário médico tem prazo de 20 anos, a partir do último registro realizado. Isso é determinado na Lei nº 13.787, de 27 de dezembro de 2018.
Em que é usado o corante de cochonilha?
Como descongelar?