Quais os critérios de classificação das resinas compostas?

Perguntado por: Matilde Bárbara Oliveira Loureiro  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)

(BUSATO et al., 2005) Classificação As resinas compostas podem ser classificadas sob três critérios: Tamanho médio de suas partículas; Escoamento; Sistema de ativação.

Como se classificam as resinas compostas?

As resinas compostas são classificadas pelo tamanho das partículas inorgânicas e sua porcentagem em volume. Podem ser macroparticuladas, microparticuladas, micro-híbridas e nanoparticuladas.

Como as resinas compostas podem ser classificadas quanto ao escoamento?

Quanto ao escoamento, as resinas estão classificadas em: ... Médio (média viscosidade): Resinas Universais, híbridos e micro híbridos, adequados para dentes posteriores e anteriores. Baixo ( alta viscosidade): Resinas compactáveis, aumento do volume de carga, adequados para dentes posteriores.

Como escolher uma resina composta?

O sucesso estético de restaurações em resina composta tem a influência de alguns fatores.
  1. Matiz (família: A, B, C e D)
  2. Croma (saturação/intensidade: 1, 2, 3, 4, 5);
  3. Valor (translucidez e opacidade: Uma resina menos opaca tem baixo valor e mais opaca, alto valor)

Quais são as propriedades da resina composta?

Fisicamente, após expostas à polimerização, as resinas compostas ficam bem contraídas e firmes, e não se desfazem com o tempo. Além disso, apresentam uma boa estabilidade de cor, ao contrário de outros tipos. Quanto à sua mecânica, têm resistência à compressão, flexão e desgaste.

Classificação das Resinas Compostas

19 questões relacionadas encontradas

Qual a composição básica das resinas compostas?

Composição. As resinas compostas atuais são constituídas principalmente de uma matriz orgânica, uma carga inorgânica e um silano como agente de união entre ambas.

Como é formada a resina composta?

A resina composta é formada por matriz orgânica; constituída por monômeros, inibidores, modificadores de cor e sistema iniciador/ativador, matriz inorgânica, esta com função principal de aumentar as propriedades mecânicas da resina, reduzindo a quantidade de matriz orgânica, e os agentes de união; responsável pela ...

Como escolher a cor certa da resina composta?

Para a seleção de cor ideal da resina composta utilizada nas restaurações, são utilizadas escalas de cores preestabelecidas, com pequenos intervalos entre matiz, croma e valor.

Qual diferença da resina Z100 e Z250?

O 3M Restaurador Z100™ tem uma viscosidade de 30.000 poise, enquanto o 3M Filtek™ Z250 Restaurador Universal possui uma viscosidade de 350.000 poise. Apesar desta grande diferença, os dentistas podem não observar diferenças na viscosidade durante a manipulação.

Em que momento e como deve ser realizada a escolha de cor da resina composta para procedimento restaurador em Dentística?

8ª etapa: A cor da dentina (resina híbrida) deve ser escolhida pela região cervical do dente, enquanto a cor do esmalte (resina micropartícula) deverá ser escolhida nas regiões dos terços meio e incisal.

Quais são os tipos de resina?

Conheça os principais tipos de resinas
  1. Resina epóxi. A resina epóxi é um tipo de plástico termorrígido usado na fabricação de tintas para diversos segmentos. ...
  2. Resina acrílica. A resina acrílica é usada no mercado para proporcionar um aspecto mais atraente em diversos materiais. ...
  3. Resina poliéster. ...
  4. Resina breu. ...
  5. Resina fenólicas.

Como ocorre a polimerização física das resinas compostas?

Durante a polimerização das resinas compostas ocorre a forma- ção de diversas cadeias poliméricas de diferentes tamanhos, resul- tantes da aproximação dos monômeros ativados pela canforoquinona presente no material, que reage com o agente iniciador formando ra- dicais livres que, por sua vez, se unirão aos monômeros.

Quanto maior for o componente de carga de uma resina composta?

Quanto maior o percentual de carga inorgânica da resina composta, maior será sua resistência, menor o módulo de elasticidade e menor contração de polimerização será observado. O silano é uma molécula bifuncional, capaz de promover a união das partículas de carga inorgânica à matriz orgânica das resinas.

O que é resina composta de corpo?

Resinas de Corpo ou Body: resinas de opacidade intermediária para casos simples e sem necessidade de grandes efeitos óticos.

O que são resinas tradicionais ou convencionais?

As resinas compostas são classificadas pela maioria dos autores pelo tamanho médio das partículas de carga, viscosidade e forma de ativação. Resinas macroparticuladas são resinas compostas também conhecidas como tradicionais ou convencionais.

O que é resina composta fotopolimerizável?

O que é uma resina fotopolimerizável? A resina fotopolimerizável é um biomaterial utilizado em restaurações diretas e indiretas, tanto em dentes anteriores como posteriores.

Como escolher a cor das facetas de resina?

Basta comparar a cor entre dentes naturais já clareados e qualquer amostra (escala) de cores odontológicas. Pode ser até mesmo aquela que o dentista utiliza para escolher resinas para restaurações. Outra forma de seleção da cor para facetas e lentes de contato dental é a medição por espectrofotômetro digital.

Qual a melhor cor de facetas de resina?

O tom da pele do paciente é outro fator que influencia na escolha do tom das facetas. Segundo a especialista, se a pessoa tem a pele mais morena não é comum “subir muito” o tom do branco, pois o brilho irá se destacar mais.

Qual cor é mais clara A1 ou B1?

Já os cromas são: A1, A2, A3, A3. 5 ,A4, B1, B2, B3, B4, C1, C2, C3, C4, D2, D3, D4. O 1 seria “mais claro” e o 4 “mais escuro”.

Como é feito a resina dentária?

Também chamada de “restauração de plástico”, ela é produzida a partir de diferentes ingredientes que são misturados e aplicados diretamente na cavidade dentária após remoção da cárie e preparação do local. Embora seja efetiva em pequenas áreas, nem sempre é a opção mais indicada para grandes restaurações.

O que é o fator C resina composta?

O fator C é a razão entre a área das superfícies aderidas sobre a área das superfícies livres. O fator C deve ser o menor possível para que o material seja capaz de fluir durante a polimerização, amenizando a competição entre as tensões de contração e a resistência adesiva dente-resina 4.

Como é feito a resina no dente?

Ela é aplicada diretamente na vida de dentária após a remoção da cárie e preparação local. Vale ressaltar que a aplicação de resina em pequenas áreas é bastante efetiva, mas para grandes áreas, outros procedimentos podem ser requeridos.

Quais os tipos de resinas Odontologicas?

Existem dois tipos, as quimicamente ativas e as fotoativadas. A escolha dependerá de cada situação e caso específico. Fotoativadas – as resinas compostas fotoativadas, geralmente, são ativadas por meio de uma luz visível, permitindo melhor o controle sobre o tempo e trabalho e também o uso de diferentes cores.

Qual a resina composta mais indicada para dentes posteriores?

Os compósitos híbridos aparecem como material disponível mais adequado para restaurações em dentes posteriores, devido a resistência à compressão e ao desgaste apresentados por esses materiais.

Qual a melhor resina composta para dentes posteriores?

Uma das linhas mais famosas na Odontologia é a resina composta 3M™ Filtek™ One Resina Bulk Fill. As restaurações em dentes posteriores são desafiadoras. Por isso, as resinas compostas do tipo bulk fill, as quais simplificam e aceleram o procedimento restaurador, têm se tornado tão popular.

Artigo anterior
Qual o melhor curativo para queimadura?
Artigo seguinte
Quais são os produtos do decaimento beta?