Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Perguntado por: Victória Machado Costa  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Então, antes da promulgação da Lei nº 11.464 de 2007, a concessão de liberdade provisória era expressamente vedada nos casos de crimes hediondos (aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo) e equiparados, (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

Quando não é cabível a liberdade provisória?

A legislação brasileira determina expressamente, no Código de Processo Penal, os crimes que não aceitam o pagamento de fiança para conceder a liberdade provisória. São inafiançáveis: racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo.

Quando a liberdade provisória será negada?

O Código de Processo Penal prevê a possibilidade de vedação da liberdade provisória quando o agente é reincidente, ou ainda quando ele integra organização armada ou milícia, ou quando tem porte arma de fogo de uso restrito, nos termos do artigo 310, §2º: Art. 310.

Quando a lei admitir a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar em liberdade provisória?

A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.

Liberdade Provisória com ou sem fiança - Art. 5º, LXVI, da CF/88

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos para liberdade provisória?

Requisitos para a Liberdade Provisória
  • Não ter antecedentes criminais: a pessoa não deve ter sido condenada por um crime anteriormente.
  • Não ser considerado uma ameaça à sociedade: o juiz pode negar a liberdade provisória se acreditar que a pessoa acusada pode representar uma ameaça à sociedade.

Quais são os crimes que pode responder em liberdade?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade.

O que fazer quando o juiz nega o pedido de liberdade provisória?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Quanto tempo demora para sair o alvará de soltura?

374. O juízo competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado será também responsável pela expedição e cumprimento do respectivo alvará de soltura, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.

Quem pode pedir liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida pelo juiz, de ofício ou a pedido do acusado ou do seu advogado, ou pela autoridade policial, no caso de prisão em flagrante. Ela pode ser concedida em qualquer fase do processo, desde que não haja sentença condenatória com trânsito em julgado.

Como fazer um bom pedido de liberdade provisória?

Deste modo, na prática, para solicitar a liberdade provisória deve se atentar que o preso não se encaixa em nenhuma daquelas hipóteses, ou seja, não demonstra perigo para a paz pública, nem para a ordem econômica, não vai impedir a aplicação da lei, muito menos impossibilitar a instrução do processo.

É possível liberdade provisória nos crimes hediondos?

MARCELO PEREIRA MARQUES. SUMÁRIO: 1. A nova redação da Lei 8.072/90, possibilitando a concessão de liberdade provisória a crimes hediondos e delitos equiparados.

Quando é concedido o habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória. Se a pessoa está presa por força de decisão que decretou a prisão preventiva, o mais correto é formular pedido de revogação da prisão preventiva.

Qual o recurso cabível contra decisão que nega liberdade provisória?

2. De acordo com o art. 581 , inciso V , in fine, do CPP , caberá recurso no sentido estrito da decisão que indeferir requerimento de prisão preventiva ou revogá-la, conceder liberdade provisória ou relaxar a prisão em flagrante.

O que significa liberdade provisória com medida cautelares?

A liberdade provisória é o instituto jurídico que autoriza o acusado de infração penal a responder ao processo em liberdade mediante a imposição de determinadas condições, impedindo-se (precipuamente) ou substituindo a prisão preventiva. Dessa forma, visa evitar ou combater a prisão legal (preventiva).

Como saber se o juiz liberou o alvará de soltura?

Após a assinatura do juiz, a expedição de alvará de soltura passa a ser exibida na movimentação do processo. É possível também visualizar as informações do alvará, através da aba Mandados Prisão / Alvarás Soltura. Clique no documento que deseja conferir, através da coluna Tipo.

Quando o juiz liberar o alvará de soltura?

De acordo com o provimento, o juiz competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado deverá expedir e garantir o cumprimento do alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

O que vem escrito no alvará de soltura?

Ordem judicial que determina a liberdade de uma pessoa que se encontra presa; quando cumprida ou extinta a pena, será posta, imediatamente, em liberdade (artigo 685 do Código de Processo Penal).

Quando usar habeas corpus ou liberdade provisória?

Por sua vez, a liberdade provisória permite a soltura do acusado sob certas condições, visando garantir sua presença no processo. O habeas corpus, por sua vez, é uma ação autônoma de impugnação que visa à liberdade imediata em casos de violência ou coação ilegal na liberdade de locomoção.

Tem como ser solto na audiência de custódia?

Liberdade provisória: apesar de a prisão ter sido lícita (dentro da lei), o acusado poderá responder ao processo solto. Também é necessário acompanhar, pois o processo não acabou, e a pessoa ainda não foi julgada nem inocentada.

Quem pode aguardar julgamento em liberdade?

Havendo a decretação da Prisão Preventiva, é necessário que o advogado de defesa trabalhe no sentido de revogar ou relaxar a prisão, para que seu cliente possa aguardar julgamento em liberdade.

Quanto tempo um réu primário pode ficar na cadeia?

Quanto tempo um réu primário pode ficar na cadeia? Bem, de forma legal, não existe uma previsão que estabeleça o limite máximo de tempo em que um réu primário possa ficar preso, somente o juiz poderá fixar a pena, após analisar e julgar o caso, respeitando todo o processo criminal.

Quem é réu primário pode responder em liberdade?

5. De acordo com o texto do art. 594, do CPP, pode recorrer em liberdade o réu primário e de bons antecedentes, "assim reconhecido na sentença con- denatória". Não é imprescindível, no entanto, o reconhecimento expresso na sentença; basta que o réu seja primário e tenha bons antecedentes.

O que acontece após a liberdade provisória?

A liberdade provisória, depois de concedida, durará até a sentença penal condenatória. Sendo considerado culpado, o agente será preso, do contrário, ou seja, sendo absolvido pela sentença, o indivíduo permanecerá em liberdade, sem qualquer tipo de restrição.

Artigo anterior
Quais os problemas gerados pelo aumento da população?
Artigo seguinte
Quais os males do ibuprofeno?