Quais os conhecimentos dos astecas nas ciências?

Perguntado por: Joel Cunha de Oliveira  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Possuíam profundos conhecimentos de medicina, matemática e astronomia. Elaboraram um calendário solar e agrícola, no qual o ano era dividido em 365 dias. Os sacerdotes observavam os astros e eram consultados sobre os mais variados assuntos como guerras ou mudanças de tempo.

Qual era o conhecimento científico dos astecas?

De fato, os sacrifícios podiam ser considerados bárbaros. Porém, os astecas desenvolveram seu próprio calendário, conhecimento sobre astronomia e desenvolveram a escrita pictória, desenhos que simbolizavam a fala. Dessa maneira, desenvolveram avançado conhecimento na medicina, praticada pelos sacerdotes.

Qual foi a crença religiosa dos astecas?

A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa. ... Eles acreditavam que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva deus iria prover.

Quais as atividades dos astecas?

A agricultura, o comércio e a cobrança de impostos eram os principais elementos da economia dos astecas. O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão.

Quais os aspectos religiosos dos astecas?

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.

Os astecas | Tempo de Estudar | História | 7º ano

15 questões relacionadas encontradas

Como era a religião dos incas e astecas?

Assim como os Incas e os Maias, os astecas eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Seus principais deuses eram ligados ao ciclo solar ou atividade agrícola. Realizavam culto aos deuses com sacrifícios humanos – era bastante normal esses sacrifícios diariamente.

Qual aspecto social do povo asteca?

A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social.

Qual era a atividade econômica dos astecas?

Economia asteca

A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. Para aumentar o terreno, construíram as "chinampas", ilhas artificiais onde eram cultivados milho, o alimento básico e feijão, abóbora, tomate e cacau.

Quais são as principais características dos astecas?

A sociedade asteca era hierarquizada e rigidamente dividida. Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.

Qual a importância da religião para os astecas?

Os astecas possuíam uma religião politeísta, isto é, os astecas adoravam diversos deuses. Dentro de sua visão religiosa, acreditavam ser necessário realizar sacrifícios humanos como forma de manter seus deuses satisfeitos.

Qual a importância da religião dos astecas?

Desde os indígenas do México, os Astecas foram os que mais cultuaram seus Deuses. À época da chegado dos Espanhóis, a religião Asteca era uma síntese de crenças e cultos. ... Os sacerdotes, astrônomos e astrólogos Astecas tinham com um de seus deveres contemplação do céu e o estudo do movimento dos astros.

Qual era a religião dos incas maias e astecas?

Os maias, assim como incas e astecas, eram politeístas e suas divindades eram associadas a forças da natureza.

Qual era a política dos astecas?

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.

O que os astecas exigiam dos povos dominados?

Todos os povos subjugados pelos astecas eram obrigados a pagar-lhes pesados impostos, sob diversas formas: penas raras (do pássaro Quetzal, por exemplo), pedras preciosas (como o jade), alimentos (milho, cacau), pessoas para oferecer em sacrifício aos deuses.

Qual o mito da criação dos astecas?

Segundo esses mitos, a criação teve início com o primeiro Sol, Nahui Ocellotl, ou Quarto Tigre. Para alguns códices, durou 676 anos. Devido à pouca luz, Tezcatlipoca11 transformou-se no Sol e se pôs em movimento, convertendo-se no primeiro deus que se fez sol, dando início às eras do mundo.

São características da civilização asteca exceto?

A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto: a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.

Quem são os povos astecas?

Os astecas ou aztecas (também conhecido por mexicas e tenochnas) foram um povo ameríndio que habitou a região da Mesoamérica, correspondente a parte do México e da América Central, entre os séculos XII e XVI.

Quais são as principais características do povo maia?

Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.

Que produtos os astecas comercializavam?

O povo asteca se organizava como um verdadeiro império e cobrava tributos dos povos subjugados. Cultivavam amendoim, milho, tomate, cacau (para fazer chocolate), feijão, abóbora, pimenta, melão, abacate e comercializavam artesanato com as populações vizinhas.

Qual era a principal atividade econômica dos incas?

A base da economia era a agricultura que produzia tudo o que os incas possuíam. A alimentação baseava-se no milho e na batata, no entanto, os incas também produziam grandes quantidades de itens como algodão e pimenta.

Como era a sociedade asteca no século XV?

A sociedade asteca era hierarquizada, haja vista que existiam diversos grupos que formavam os quadros sociais: Imperador, nobreza, militares, sacerdotes, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.

Como era a estrutura social dos maias e dos astecas *?

Organização social e política

A maior parte da população era composta por camponeses, que sustentavam a nobreza, o clero, os comerciantes e os artesãos. Talvez existissem servos nas propriedades da nobreza, tal como escravos, antigos prisioneiros de guerra.

Como viviam os povos astecas?

A maioria dos astecas eram lavradores que cultivavam milho, feijão, pimentão, abóbora, tabaco e algodão. Outros astecas eram comerciantes e artesãos. Os astecas falavam o náuatle. Não tinham alfabeto, mas usavam uma escrita pictográfica para registrar sua história.

Qual é a religião dos incas?

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Como era a religião dos povos?

As primeiras formas de religiosidade dos povos antigos eram vivenciadas de forma particular, individual ou familiar. Somente em momento posterior os cultos tornam-se compartilhados por grupos estendidos. A religiosidade foi, de certa forma, institucionalizada ao ganhar as cidades.

Artigo anterior
Como enviar comprovante de pagamento pelo WhatsApp?
Artigo seguinte
Quais as características da ética utilitarista?