Quais os benefícios de Climene?
Perguntado por: Miguel Gaspar Abreu Antunes Pinto | Última atualização: 20. September 2024Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)
Climene é um medicamento destinado à terapia de reposição hormonal (TRH) para alívio dos sintomas associados à menopausa e prevenção da osteoporose na pós menopausa.
Quanto tempo o Climene começa a fazer efeito?
Geralmente o efeito começa no primeiro mês de uso da medicação até o segundo mês já deve ter algum efeito e melhora .
Qual o melhor horário para tomar Climene?
Como tomar
Geralmente é indicado iniciar o tratamento no 5º dia do ciclo menstrual, sendo indicado tomar diariamente um comprimido, de preferência sempre no mesmo horário, sem partir ou mastigar e junto com um copo de água.
Qual hormônio tem no Climene?
Climene® contém dois tipos de hormônio, o valerato de estradiol e o progestógeno (acetato de ciproterona).
Quais os efeitos colaterais do Climene?
Reações adversas comuns (podem afetar 1 em 10 pessoas): aumento ou diminuição de peso corporal, dor de cabeça, dor abdominal, náusea, erupção cutânea, coceira, sangramento uterino/vaginal incluindo gotejamento (sangramentos irregulares normalmente desaparecem com a continuação do tratamento).
Estradiol e a importância da sua reposição na menopausa
O que o hormônio estradiol pode causar?
Reações comuns: sensibilidade, aumento ou dor nas mamas. Reação incomum: candidíase vaginal. Reações muito raras: hiperplasia endometrial ou aumento no tamanho de fibroma uterino em mulheres não histerectomizadas; risco de desenvolvimento de câncer endometrial; sangramento vaginal irregular.
Para que serve o estradiol no organismo?
Estradiol é indicado como terapia hormonal (TH) para o tratamento dos sintomas da deficiência estrogênica, incluindo ondas de calor, suor noturno e secura vaginal, assim como prevenção da perda do conteúdo mineral ósseo em mulheres na pós-menopausa com alto risco de apresentar fraturas.
O que corta o efeito do Climene?
A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas durante a terapia de reposição hormonal pode interferir com o tratamento. O uso de terapia de reposição hormonal (TRH) pode afetar os resultados de certos exames laboratoriais. Informe ao seu médico ou a equipe do laboratório que você está utilizando TRH.
Qual é o melhor hormônio para fazer reposição hormonal?
Progesterona
O único hormônio utilizado na reposição que possui mais segurança quando administrado por via oral.
Quanto tempo posso tomar Climene?
O uso de Climene deve ser orientado por um médico, que vai avaliar cada caso e determinar a dose e a duração do tratamento. Para mulheres na menopausa, o uso pode ser feito por até 10 anos após a última menstruação, mas isso depende de fatores como histórico de doenças e intensidade dos sintomas.
Quem não pode tomar climene?
O medicamento é contraindicado para mulheres grávidas. Se ocorrer gravidez durante a utilização de Climene, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente. O uso de TRH é contraindicado durante a amamentação, pois pequenas quantidades de hormônios sexuais podem ser excretadas no leite materno.
Pode tomar climene sem pausa?
Ola, o Climene deve ser prescrito com pausa.
Qual é o similar do climene?
Cliane e Climene são medicações com objetivos semelhantes (tratamento de sintomas do climatério), porém com substâncias (princípios ativos) diferentes.
Quanto tempo demora para sentir os efeitos da reposição hormonal?
No início, normalmente as mulheres recebem a dose mais baixa possível de TRH. Pode levar até três meses para que uma paciente tomando TRH sinta os efeitos completos. Nesse processo, algumas podem precisar também que sua dose e tipo de TRH sejam ajustados.
Quanto tempo dura a reposição hormonal feminina?
Há pacientes que precisam fazer o tratamento por períodos curtos (um a dois anos), outras precisam repor os hormônios durante cinco anos e há aquelas que precisam de 10 anos ou até mais.
Quanto tempo tenho que fazer reposição hormonal?
A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.
Quem faz reposição hormonal emagrece?
Outro fator que podemos considerar ao dizer que a reposição hormonal emagrece é por meio da redução da resistência à insulina. A resistência à insulina é um problema comum em pessoas com sobrepeso e obesidade, e pode dificultar a perda de peso.
Quais são os sintomas de quem precisa fazer reposição hormonal?
- má digestão;
- cansaço;
- mudança no apetite;
- perda ou ganho de peso sem motivo aparente;
- alterações no humor;
- ansiedade;
- menstruação irregular, no caso das mulheres;
- dificuldade para ter ou manter uma ereção, no caso dos homens;
O que melhora com a reposição hormonal?
“A reposição hormonal traz vários benefícios, como a melhora na vida sexual, na cognição, na memória, a prevenção da osteoporose e osteopenia (perda de massa magra), aumento da força, ganho de massa muscular e, em alguns casos, a perda de peso”, exemplifica o especialista.
O que acontece se o homem tomar climene?
O uso da terapia hormonal, especialmente o estrogênio contido no climene em associação com a ciproterona, pode levar sim a maior chance de desenvolvimento de complicações cardiovasculares, principalmente trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Quanto de estradiol tem o climene?
COMPOSIÇÃO: Cada drágea branca de Climene® (valerato de estradiol + acetato de ciproterona) contém 2 mg de valerato de estradiol.
Qual a maneira mais segura de fazer reposição hormonal?
Reposição hormonal é mais segura pela via transdérmica.
Quais os sintomas da falta de hormônio estradiol?
- Ciclo menstrual irregular ou ausência de menstruação;
- Suor noturno;
- Sensação repentina de calor;
- Diminuição da libido;
- Desconforto durante o contato íntimo;
- Auto-estima e autoconfiança baixas;
- Depressão;
- Ansiedade.
Quanto tempo leva para o hormônio estradiol fazer efeito no corpo?
A melhora dos sintomas é gradual e pode iniciar em até 40 dias.
Qual o melhor hormônio para a menopausa?
O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.
Qual o tamanho da fortuna de Ratinho?
Como usar o DISKPART para formatar HD?