Quais os benefícios da atemoia para a saúde?

Perguntado por: Irina Luna Melo Pinheiro Borges  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Ajuda seu corpo na recuperação de gripes e resfriados: alimento fonte de vitamina C e compostos de ação anti-inflamatória, a atemoia ajuda o organismo a se recuperar, além de ajudar em processos de cicatrização e reduzir a vulnerabilidade a infecções.

Quem não pode comer atemoia?

Devido à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa branca, ela proporciona energia rápida, sendo assim indicada para o consumo no dia a dia de atletas. No entanto, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está querendo perder peso, já que é bastante calórica.

Pode comer atemoia todos os dias?

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de atemoia, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia. A atemoia pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, bolos, sorvetes e mousses, por exemplo.

Para que serve o chá da folha da atemoia?

Rica em fibras, atemoia ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado; Boa fonte de energia por ser rica em carboidratos; Ajuda a reduzir a pressão arterial pela alta concentração de potássio em sua polpa.

Qual a diferença entre a atemoia é a fruta-do-conde?

Atemoia. É o cruzamento entre da Fruta do Conde e a Cherimoia. Comparada com a fruta-do-conde, as frutas são maiores, mais doces e com menor número de sementes, que se soltam da polpa facilmente e por estes motivos, tem mercado garantido no Brasil e exportação.

Os 12 Benefícios da Atemoia Para Saúde

43 questões relacionadas encontradas

Como se come a fruta atemoia?

Consumo in natura: pode ser consumida fresca, diretamente da fruta. Basta abrir a fruta ao meio e retirar a polpa com uma colher, desfrutando de seu sabor doce e cremoso. Sucos e smoothies: a polpa é perfeita para fazer sucos e smoothies refrescantes.

Quanto tempo leva para um pé de atemoia dar frutos?

A atemóia é uma frutífera híbrida, resultante do cruzamento artificial entre as espécies Annona squamosa (pinha), nativa da América Central com a Annona cherimola (cherimóia). Ela é feita por enxertia e inicia sua produção em aproximadamente 02 anos.

Qual é a vitamina da atemoia?

Ela é considerada uma das melhores frutas do mundo. Isso não é à toa. A atemoia possui altos teores de vitaminas: C, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, entre outras.

Quem é diabético pode comer a fruta atemoia?

A fruta possui uma grande quantidade de carboidrato, que é a fonte primária de energia do corpo, ideal para os praticantes de atividades físicas. Porém, quem está controlando as medidas extras e, também os diabéticos, devem tomar um cuidado especial e não exagerar na dose.

Qual o outro nome da atemoia?

Fruta-do-conde, atemoia, cherimoia: quem é quem?

Qual o valor do quilo da atemoia?

R$29,90. Imagens meramente ilustrativas. Sujeito a disponibilidade de estoque. Produtos pesáveis podem sofrer variação de preço.

Qual é a época de colheita da atemoia?

A colheita costuma ocorrer entre abril e outubro, mas, com a utilização de técnicas e manejos culturais como poda e adubação, é possível produzir a atemóia durante todo o ano.

O que significa atemoia?

A atemoia é uma fruta híbrida, nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, resultado do cruzamento com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Ambas pertencem à família das anonáceas, a mesma da graviola.

Quais os benefícios e malefícios da atemoia?

A atemoia é uma excelente fonte de vitamina C, importante para o sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças e infecções. A substância também acelera a produção de colágeno e tem efeito antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Para que serve a casca da atemoia?

“A casca dessa fruta tem dez vezes mais compostos fenólicos do que a polpa”, desvenda a pesquisadora. Esses elementos são famosos por combater radicais livres e, assim, dar uma força na prevenção de várias doenças – de males cardíacos a câncer.

Pode congelar atemoia?

Congelar para consumo posterior: você pode congelar a fruta para consumo posterior, o que é ideal para utilizar em smoothies ou vitaminas.

Qual a fruta que baixa a glicose rápido?

Mirtilos

Os mirtilos são pequenas frutas azuis repletas de nutrientes. Eles são ricos em antioxidantes, especialmente antocianinas, que têm sido associadas à melhoria da sensibilidade à insulina e à redução dos níveis de glicose.

Quais são as sete frutas que suga o açúcar do sangue?

6 FRUTAS QUE AJUDAM A CONTROLAR A DIABETES:
  1. Maçãs: As maçãs são uma excelente fonte de fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. ...
  2. Pêras: Semelhantes às maçãs, as pêras também são ricas em fibras e antioxidantes. ...
  3. Cerejas: ...
  4. Mirtilos: ...
  5. Kiwi: ...
  6. Laranjas:

Qual é a fruta que aumenta a glicose?

Uvas: As uvas são deliciosas, mas são bastante ricas em açúcar natural, o que pode elevar rapidamente os níveis de glicose no sangue.

Porque a atemoia fica preta?

Ao atingir a polpa, o fungo desenvolve-se rapidamente, provocando o escurecimento de toda a superfície do fruto (Figura 4). Nessas condições, este se torna impróprio para o consumo, pois a polpa endurece, fica escura e com sabor desagradável.

Que tipo de fruta e atemoia?

Você já ouviu falar da atemoia? Essa frutinha híbrida, extremamente nutritiva, teve sua origem nas regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, através de um cruzamento da fruta-pinha e da cherimoia. Todas elas, por sinal, pertencem à mesma família da graviola, sendo bastante parecidas entre si.

Quem criou a atemoia?

A cultura da atemóia (Annona cherimolia Mill x Annona squamosa L) no Brasil surgiu com a ideia do produtor, Dr. Leon Bonaventura, em trazer frutas que fossem competitivas no mercado. As primeiras plantações datam a década de 1960 (JANUÁRIO, 2014).

Qual o melhor lugar para plantar atemóia?

Onde plantar:

Quanto ao ambiente adequado para o cultivo da Atemóia, é recomendável escolher áreas com clima subtropical ou tropical, uma vez que a planta é sensível a temperaturas muito baixas. Além disso, o solo deve ser bem drenado, evitando acúmulo de água que possa causar danos às raízes.

Onde nasce a Atemoia?

Uma experiência realizada em Israel e na África do sul onde surgiu o fruto. Aqui no Brasil são produzidas na parte sudeste e nordeste do país. A atemóia gosta de clima úmido e quente (tropical) e precisa de muita água para se desenvolver bem. O solo deve ser profundo, adubado e com bastante matéria orgânica.

Onde produz atemóia no Brasil?

Atualmente, a atemóia está sendo cultivada no Estado de São Paulo, no norte do Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, tendo sido introduzida inicialmente nos dois primeiros estados.

Artigo anterior
Como ativar o Windows 10 Fácil?
Artigo seguinte
Como puxar papo com um taurino?