Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?

Perguntado por: Denis Coelho de Melo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Quais são os principais componentes do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Quais são as propriedades do cimento Portland?

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).

Qual a principal propriedade do cimento?

Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.

QUÍMICA - ÓXIDOS: Composto Binário de 2 elementos químicos

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Quais são as substâncias do cimento?

Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”.

Qual o material do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Qual a ligação química do cimento?

O ponto de partida da fabricação do cimento é o calcário que existe na forma de rochas. ... Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2. O íon aluminato AlO2 é monovalente negativo, como o íon cloreto (Cl-).

Como se faz o clínquer?

O clínquer Portland é obtido a partir da queima das matérias-primas (fontes de CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3, entre outros) em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 ºC.

O que é clínquer e sua utilização?

SIGNIFICADO DE CLÍNQUER

O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

O que é o clínquer do cimento Portland?

Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

Como é feito o cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

Quais os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Qual é o composto majoritário do cimento Portland?

É o clínquer que, misturado e pulverizado com gesso, produz o cimento Portland. A alita, de composição 3CaO. SiO2 e abreviada por C3S, deve ser o constituinte majoritário do clínquer após o processamento, pois é sua reação de hidratação que confere a resistência mecânica ao cimento curado.

Como que é feito o cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

O que é o cimento?

3 – Definição

Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.

Como é feito o pó de cimento?

Reúna quatro blocos de areia, quatro de cascalho e um corante em uma bancada do jogo para criar pó de concreto. O corante irá determinar a cor do bloco.

O que diferencia os tipos de cimento?

Assim como o cimento comum, não é fabricado com adições. A diferença é o processo de dosagem e fabricação do clínquer, elemento presente em todo tipo de cimento. O clínquer utilizado aqui possui quantidades diferenciadas de calcário e argila, além de uma moagem mais fina.

Qual o tipo de cimento mais utilizado?

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

Quais as diferenças entre os cimentos?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual a propriedade física do cimento?

Na sua forma natural cristalizada, a sílica é material praticamente inerte (FUSCO, 2011). A sua proporção no cimento varia na proporção de 17 a 25%. Durante a fabricação do cimento, a sílica reage com a cal, formando silicatos de cálcio. São estes silicatos que, por hidratação, conferem o efeito aglomerante ao cimento.

Qual a principal propriedade do cimento que justifica o seu uso em argamassas e concretos?

A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura.

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

Artigo anterior
São sinais de boa pega?
Artigo seguinte
O que é a trava Kensington?