Quais os 4 conceitos desenvolvidos por Florence?

Perguntado por: Marcos Tomás Magalhães  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

Nightingale aborda os conceitos de saúde, doença, enfermagem e ambiente, como os conceitos enquadrados na primeira categoria. Para a teórica, saúde vai além da ausência de doença, é estar bem, sendo capaz de usar bem todos os poderes que se tem. Doença é um esforço da natureza para restaurar a saúde.

Quais foram os princípios da teoria de Florence?

Os três princípios da teoria ambientalista de Florence são a cura, a liderança e a ação global. O princípio considerado básico foi a cura, e os secundários, liderança e ação global, princípios necessários para apoiar a cura no seu nível mais aprofundado.

Qual o conceito de enfermagem na visão de Florence?

Para Florence, a Enfermagem era compreendida, tanto como vocação quanto como profissão, e os dois aspectos deviam estar unidos, sendo que qualquer mulher poderia vir a ser uma boa enfermeira.

Qual é o conceito de Florence Nightingale?

Florence valorizou a importância de ambientes benéficos para a saúde mental e física; acreditava que pacientes tinham menos chances de melhorar se ficassem deprimidos ou desesperados.

Qual foi a teoria desenvolvida por Florence?

Em 1854, durante a Guerra da Criméia, Florence percebera que o desfecho clínico dos pacientes era diretamente influenciado pelo ambiente em que os cuidados eram prestados. Dessa forma, a higiene e os aspectos sanitários do local constituem-se em elementos determinantes para as condições de saúde das pessoas atendidas.

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM (Aula Completa) - Profª Juliana Mello

18 questões relacionadas encontradas

Quais são e o que dizem as principais teorias de Florence Nightingale?

A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.

Quais são as principais teorias de enfermagem?

Algumas das teorias de enfermagem mais conhecidas incluem a teoria de Orem, a teoria de Roy, a teoria de Levine e a teoria de Benner, cada uma com suas próprias perspectivas únicas sobre o papel do enfermeiro(a) na promoção da saúde e no cuidado ao paciente.

Quais os principais pontos do sistema de ensino Nightingaleano?

O Sistema Nightingale de Ensino: consiste dos seguintes pontos essenciais estabelecidos: 1º. Direção da escola por uma enfermeira, 2º. Mais ensino metódico, 3º. Seleção de candidatos do ponto de vista físico, moral, intelectual e aptidão profissional.

O que é a teoria das relações interpessoais?

A Teoria do Relacionamento Interpessoal em Enfermagem (Peplau, 1993) descreve relações entre a enfermagem e o paciente. Neste estudo objetivou-se analisar a adequação desta teoria para aplicação em grupos conduzidos por enfermeira. Estudo analítico apoiado em modelo de análise de teorias de enfermagem.

Quais são as 6 teorias da Enfermagem?

Por isso, preparamos um compilado das principais teorias!
  • Teoria Ambientalista. A primeira de todas não poderia não ser esta; a teoria da mãe da Enfermagem, Florence Nightingale. ...
  • Teoria do Autocuidado. ...
  • Teoria das Necessidades Humanas Básicas. ...
  • Teoria da Adaptação. ...
  • Teoria Holística.

Qual a frase famosa de Florence Nightingale?

"Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.

O que Florence mudou na enfermagem?

A enfermeira Florence Nightingale foi pioneira no tratamento humanizado de pacientes e criou métodos eficazes que reduziram em mais da metade o número de mortes de doentes. Além disso, ela fundou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres, no ano de 1860.

Qual foi o principal objetivo de Florence quando decidiu se tornar enfermeira?

A jovem visitava moradores de aldeias vizinhas que estavam doentes e em precárias condições, o que lhe despertou a insatisfação com o tratamento dessas pessoas. Aos 14 anos, ela concluiu que cuidar dos enfermos era sua vocação, o que relatou em suas obras como sendo um chamado de Deus.

Quais são os 4 pilares das relações interpessoais?

Quais os pilares do relacionamento interpessoal? Podemos citar várias características como essenciais para um bom relacionamento interpessoal. Algumas delas são: autoconhecimento, adequação ao ambiente, comunicação assertiva, empatia, ética, gentileza, respeito, saber ouvir e fazer críticas e reconhecer erros.

Quais os 4 conceitos que caracterizam as relações interpessoais?

Alguns desses fatores são: autoconhecimento, amor próprio, tolerância e empatia. Se autoconhecer pode ser um processo demorado e doloroso, pois nele avaliamos nossos sentimentos e a forma como reagimos a determinadas situações.

O que é a teoria do autocuidado?

2.1 - Teoria do autocuidado de Dorothea Orem

O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. A atividade de autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado.

Qual foi o legado deixado por Florence?

De volta à Inglaterra, Florence Nightingale trabalhou incansavelmente para promover as causas que lhes eram tão queridas: reformar o serviço médico do exército, mudar a estrutura hospitalar, desenvolver a medicina preventiva e melhorar o status e o treinamento dos enfermeiros.

Qual o papel de Florence na administração?

Florence Nightingale demonstrou a necessidade de aplicação das funções administrativas nas instituições hospitalares, comprovando, através de atos, as suas convicções, de tal forma que seus repetidos sucessos levaram-na a ser considerada como pioneira de administração hospitalar(1).

O que Florence fez para reduzir a taxa de mortalidade?

Nascida há 200 anos, a britânica Florence Nightingale é merecidamente conhecida por ter revolucionado a enfermagem. Sua abordagem para os cuidados de soldados feridos e treinamento de enfermeiras no século 19 salvou e melhorou incontáveis vidas.

Quais os objetivos de Florence?

O principal enfoque de Florence era o controle do ambiente sobre o indivíduo, sobre a família e sobre a comunidade, tanto dos sadios quanto dos doentes.

Quais são as três teorias da enfermagem?

A Teoria Geral de Enfermagem de Orem é formada por três construtos teóricos inter-relacionados: a Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas.

Qual a teoria mais eficaz na enfermagem?

Dentro do contexto geral da Enfermagem Comunitária identificou-se que a aplicação da teoria holística de Myra Levine ao processo de enfermagem é eficiente e eficaz porque: Eficácia: - proporcionar à Enfermeira uma interação humana com o paciente.

Quais foram as descobertas mais significativas de Florence?

A principal contribuição de Florence Nightingale ocorreu entre 1854 e 1856 no hospital de Scutari, na Turquia, perto do campo de batalha da Guerra da Crimeia. Após o fim da guerra, relatou que das 18 mil mortes, aproximadamente 16 mil morreram de doenças infecciosas contraídas no hospital e não de ferimentos de guerra.

Qual foi a maior contribuição de Florence para enfermagem?

Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.

O que marcou a história de Florence?

Fundou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres. Conhecida como a criadora da Enfermagem Moderna, Florence recebe como homenagem a comemoração mundial do Dia Internacional da Enfermagem no dia do seu aniversário, 12 de maio.

Artigo anterior
Quanto mede um vaso sanitário?
Artigo seguinte
Quem foram os presidentes da República Velha?