Quais os 3 tipos de placas de trânsito?

Perguntado por: Letícia Inês Torres Barros Fonseca  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Placas de advertência, de regulamentação e de indicação. Conheça o significado das placas de trânsito. Às vezes estamos tão acostumados a dirigir no dia a dia que não reparamos muito nas placas de trânsito.

Quais são os 3 tipos de sinalização?

Os principais tipos de sinalização viária (de trânsito) são: • Sinalização vertical, através de placas apoiadas em suportes próprios ou outros elementos; Sinalização horizontal ou de solo, mediante marcas no pavimento; • Sinalização semafórica, por intermédio de conjuntos de luzes de cores diferentes.

Quais são os tipos de placas que existem?

Tipos de placas tectônicas

As placas tectônicas podem ser de três tipos: Placas oceânicas: tipos encontrados no assoalho oceânico. Placas continentais: tipos encontrados sob os continentes. Placas oceânicas e continentais: tipos encontrados tanto sob os continentes como também no assoalho oceânico.

Quais são as placas de advertência e regulamentação?

A resposta é bem simples, basta lembrarmos do significado de placas de trânsito de regulamentação e placas de advertência. Enquanto a placa vermelha, de regulamentação, impõe uma ordem (obrigação) ao motorista, a placa amarela, de advertência, alerta ao motorista que ele terá que parar mais adiante na pista.

Como são divididas as placas de trânsito?

Os três principais tipos de placa de trânsito são as regulamentadoras, as de advertência e as de indicação. As placas de indicação dividem-se em placas de identificação, serviços auxiliares e atrativos turísticos. Além destas, existem ainda as placas temporárias que indicam obras na via.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - Significado das placas de Regulamentação - PLACAS DE TRÂNSITO

36 questões relacionadas encontradas

Como podemos classificar as placas?

Existem três limites de placas tectônicas, elas são classificadas pela forma como as placas se deslocam umas em relação às outras. Elas podem ser classificadas em Divergentes, Convergentes e Conservativos. Esse movimento acontece quando as placas se afastam uma das outras gerando uma nova crosta oceânica.

Quais são os 7 tipos de placa?

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.
  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

Qual é a placa de alerta?

PLACAS DE ADVERTÊNCIA. Indica um alerta ou possíveis perigos nas vias. Possuem formato quadrado na cor amarela e com símbolos na cor preta, podem indicar curvas, cruzamentos, perigo ou qual sentido seguir.

Quais são as placas de proibição?

São exemplos de placas de regulamentação: “pare”, “proibido parar e estacionar”, “sentido proibido”, “vire à direita”, entre outras. Muitas pessoas não sabem, mas as placas vermelhas apenas com um círculo indicam obrigação e ou restrição, as com um círculo cortado, por sua vez, dizem respeito à proibições.

Quais os 7 tipos de placas de trânsito e seus significados?

Conheça as placas de regulamentação de trânsito (placas de trânsito vermelhas)
  • R-1 – Parada obrigatória.
  • R-2 – Dê a preferência.
  • R-3 – Sentido proibido.
  • R-4A – Proibido virar à esquerda.
  • R-4B – Proibido virar à direita.
  • R-5A – Proibido retornar à esquerda.
  • R-5B – Proibido retornar à direita.
  • R-6A – Proibido estacionar.

O que é a placa de indicação?

Placas de indicação: como você já aprendeu, tais placas têm por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário.

O que significa o triângulo na placa de trânsito?

Em exceção, temos a placa de “Parada obrigatória”, que possui o formato hexagonal e fundo vermelho, e a placa “Dê a preferência”, que tem formato de triângulo invertido.

Quais são os 6 sinais de trânsito?

Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.

O que significa a cor amarela do semáforo?

Não importa onde estamos ou para onde vamos, sabemos que o vermelho indica parar, amarelo significa diminuir a velocidade e o verde, seguir em frente.

Quais são as placas de segurança?

Placas de sinalização de segurança você encontra placas informativas, aviso, atenção e também para identificação de salas, itens e outros.

Qual é a cor da placa de advertência?

As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.

Qual é a placa de atenção no trânsito?

A placa de atenção é usada para situações perigosas onde existe possibilidade de morte ou ferimento grave. Normalmente são nas cores laranja ou amarelo e escrita em preto e ilustração ou símbolo para reforçar a mensagem.

Qual a cor da placa de saída de emergência?

A cor verde é utilizada em placas que indiquem orientação e salvamento, como rotas de fuga, saída de emergência, existência de escadas e elevadores, porta corta-fogo, entre outras. Também aponta para equipamentos de salvamento, como macas, primeiros socorros, chuveiro de emergência ou desfibrilador.

O que é um sinal luminoso?

A sinalização luminosa tem por finalidade alertar, advertir ou orientar condutores de veículos e pedestres. Pode ser feita pela autoridade pública ou por sua determinação, pelo agente da autoridade (agente de trânsito) e pelo usuário da via.

O que significa a placa de pare?

Placas de Pare amarelas

Tecnicamente denominadas A-15, sua função é advertir o motorista a respeito de uma parada obrigatória mais à frente. Essa placa possui formato de losango.

Quais são as placas de indicação?

​As placas indicativas são conhecidas entre 4 cores que definem as seguintes:
  • Verde (placas de orientação de destino);
  • Azul (placas de identificação, placas de serviços auxiliáres, placas de postos de fiscalização);
  • Marrom (placas de atrativos turísticos);
  • Branca (placas educativas).

Qual a diferença das placas de trânsito?

As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.

Para que servem as placas que indicam limite de velocidade?

Determina ao condutor o limite de velocidade no local marcado, sendo que esta velocidade vale de onde a placa está até outra que a mude.

Quantas são as placas de trânsito?

Essas são as placas mais comuns a serem encontradas, ao todo são 51, e possuem o design em formato redondo, possuindo as cores branca, vermelha e preta, elas podem representar, proibições, condições, obrigações e restrições.

Artigo anterior
Quando a calça angelical Vermelha vai vir?
Artigo seguinte
O que é cevada engorda?