Quais os 3 tipos de organogramas mais utilizados nas empresas?

Perguntado por: Iara Leonor Leite  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

Confira a seguir 5 modelos de organograma empresarial e saiba quais são os seus prós e contras para optar pelo melhor para sua empresa.
  • 1- Organograma vertical. ...
  • 2- Organograma horizontal. ...
  • 3- Organograma circular. ...
  • 4- Organograma linear de responsabilidade. ...
  • 5- Organograma matricial.

Qual é o tipo de organograma mais usado nas empresas?

1 – Clássico

O modelo de organograma mais conhecido no mundo corporativo é o clássico, que também pode ser chamado de vertical. Como é de se imaginar também, é o modelo mais utilizado por empresas mais tradicionais. Nesse modelo, as caixas de cargos ficam distribuídos por grau de importância, do topo até a base.

Quais são os três níveis do organograma?

Quais são os 3 níveis hierárquicos de uma empresa?
  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O que é o organograma de uma empresa?

Um organograma é elaborado com caixas que contêm, cada uma, os cargos existentes na corporação, como CEO, vice-presidente, diretor, gerente, auxiliar, estagiário, entre outros. Linhas ligam as caixas para demonstrar as hierarquias.

Por que o organograma circular ou radial é o mais indicado?

Planejamento facilitado: com o organograma circular, os gerentes dos setores têm uma visualização melhor de onde alocar recursos e aumentar ou reduzir a equipe. Posição dos funcionários: o organograma circular mostra a todos onde cada um se encaixa na organização e quem contatar para necessidades específicas.

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO | Linear, Funcional e Linha-Staff | Decorrências da Teoria Neoclássica

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais tipos de organograma?

Neste post você vai encontrar:
  • Organograma Clássico/ Vertical.
  • Organograma Horizontal.
  • Organograma Funcional.
  • Organograma Circular ou Radial.
  • Organograma Linear de Responsabilidade.
  • Organograma Matricial.
  • Organograma Em Barras.

Quando usar organograma circular?

Comunicação e colaboração: caso a empresa valorize a comunicação aberta, a colaboração entre departamentos e a interação direta entre os membros da equipe, o organograma circular pode ser uma escolha apropriada.

O que é um organograma circular ou radial?

O que é organograma circular? O organograma circular é uma forma de estruturação e de representação das relações de poder e hierarquia dentro da empresa que expõe a relação entre as diferentes áreas da empresa e as correlações entre elas.

O que é o organograma Radial?

O organograma circular ou radial de uma empresa diz respeito ao trabalho em equipe, ou seja, à unicidade dos times dentro da companhia. Nele, os responsáveis são apresentados mais ao centro da imagem e, os demais colaboradores, ao redor.

Como funciona o organograma setorial?

O modelo de organograma setorial é uma estrutura que segmenta a empresa em áreas distintas, cada uma focada numa função ou setor específico. Essa abordagem facilita a especialização, permitindo que equipes se concentrem em suas tarefas principais.

Onde fica o RH no organograma?

Onde fica o RH no organograma? O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

Qual é o cargo mais alto de uma empresa?

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Qual a diferença entre um organograma e fluxograma?

Um organograma geralmente fornece uma visão geral de alto nível da estrutura organizacional, com foco nos cargos e departamentos principais. Por outro lado, um fluxograma pode ser mais detalhado, mostrando cada etapa e decisão envolvida em um processo específico.

Qual é o tipo de organograma da Coca-cola?

Dentre os exemplos de organogramas, destaca-se o da Coca Cola. A multinacional americana aplica um organograma informativo. Neste modelo, eles compartilham apenas algumas partes dessa estrutura e não mostram as relações entre os diferentes componentes da organização.

Como deve ser o organograma de uma empresa?

Organograma circular

No centro do círculo é inserida a figura do presidente ou gerente, ou seja, de quem ocupa o cargo mais alto na empresa. Abrindo esse círculo, seguem os cargos de nível hierárquico diretamente abaixo, e que estejam relacionados entre si.

Qual a ordem de um organograma de uma empresa?

A ordem do organograma é da parte superior para a inferior. Na parte superior, estão os cargos mais importantes, como o CEO ou o presidente da empresa. Enquanto isso, na parte inferior, estão os cargos menos importantes, como os funcionários de nível operacional.

O que é um organograma horizontal?

Um organograma horizontal é uma representação visual da estrutura de uma empresa. É um modelo em que os cargos são dispostos visualmente no mesmo nível, representando a distribuição igualitária de poder entre as posições.

Quais são os dois tipos de organograma?

Os tipos de organogramas mais importantes são os seguintes: Vertical (linear) Funcional.

O que é um organograma vertical?

O modelo de organograma vertical é uma ferramenta valiosa que permite às equipes visualizar as relações hierárquicas e a dinâmica de equipe de maneira top-down.

Como fazer um organograma setorial?

O passo a passo para montar um organograma para sua empresa
  1. Realize uma pesquisa em sua empresa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o modelo ideal. ...
  4. Exemplo de Organograma Vertical. ...
  5. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  6. Confirme as informações. ...
  7. Apresente o gráfico a toda equipe. ...
  8. Mantenha-o atualizado.

Quais são os 7 tipos de organogramas?

Neste post você vai encontrar:
  • Organograma Clássico/ Vertical.
  • Organograma Horizontal.
  • Organograma Funcional.
  • Organograma Circular ou Radial.
  • Organograma Linear de Responsabilidade.
  • Organograma Matricial.
  • Organograma Em Barras.

Qual a vantagem do organograma funcional?

As empresas que possuem um organograma funcional, obtém as seguintes vantagens: Os colaboradores conhecem a estrutura organizacional; As informações sobre setores, funções e gestores são centralizadas, oferecendo uma visão clara e completa do negócio; Os processos internos ficam organizados.

Quais as desvantagens do organograma circular?

O organograma pode trazer desvantagens, se feito de qualquer maneira. A delimitação da função dos empregados é importante, mas pode engessar os colaboradores, impedindo a mobilidade e gerando restrições.

Quais as características do organograma em Barras?

Cada coluna é elaborada dentro de um retângulo posicionado na vertical e conforme a hierarquia. O tamanho da barra é proporcional ao nível hierárquico, ou seja, quanto mais elevado é o nível hierárquico, maior será o tamanho da barra.

O que substitui o organograma?

Para estruturas de trabalho tradicionais, a gestão vertical ainda tende a ser a melhor solução, por dar aos gestores mais facilidade para designar tarefas aos funcionários e departamentos, por conta das responsabilidades bem definidas.

Artigo anterior
Quando o proprietário do veículo não tem CNH?
Artigo seguinte
Pode temperar o peixe de um dia para o outro?