Quais os 3 tipos de erros que podem acontecer no levantamento topográfico?

Perguntado por: Victória Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

Os erros de um levantamento topográfico podem ser oriundos de três fontes distintas: condições ambientais, instrumentais ou pessoais.

Quais são os tipos de erro que podem ocorrer no levantamento topográfico?

As principais causas de erros em um levantamento topográfico
  • umidade;
  • pressão atmosférica;
  • retração atmosférica;
  • temperatura;
  • variações da declinação magnética.

Quais são os 3 tipos de levantamento topográfico?

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical.

Quais são as três principais fontes de erros nas medições?

O próprio princípio de funcionamento do sistema de medição pode dar origem a erros de medição. Nos sistemas de medição mecânicos, erros de geometria as partes e mecanismos são as principais fontes de erros internos.

Quais são os tipos de erros de medição?

No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática. A primeira compreende o percentual imprevisível desse erro, não pode ser corrigida. Já a segunda é previsível, podendo ser mensurada e corrigida.

Aula 05 - Métodos de levantamento topográfico

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os erros de medição qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre esses dois parâmetros é que o erro de uma medição pode ser corrigido (desde que seja detectado com clareza a falha no processo de medição em questão), já a incerteza de qualquer processo de medição continuará sendo um intervalo de confiança das medidas.

Quais erros de medição podem ser considerados erros aleatórios?

Erro aleatório

Quando uma medição é repetida diversas vezes, nas mesmas condições, observam-se variações nos valores obtidos. Em relação ao valor médio, nota-se que estas variações ocorrem de forma imprevisível, tanto para valores acima do valor médio, quanto para abaixo. Este efeito é provocado pelo erro aleatório.

Quais são as fontes mais comuns de incerteza em medições de ensaio e calibração?

Na prática, há muitas fontes possíveis de incerteza em uma medição, incluindo (INMETRO,1997; EA, 1999): a) definição incompleta do mensurando; b) realização imperfeita da definição do mensurando; c) amostragem não representativa - a amostra medida pode não representar o mensurando; d) conhecimento inadequado dos ...

Quais são os métodos de medição?

O método de medição direto é o método em que o valor de um mensurando é obtido diretamente por meio da comparação da quantidade a ser medida com um padrão de referência, sem a necessidade de cálculos suplementares.

Quais são os tipos de levantamento?

Tipos de Levantamento
  • LEVANTAMENTO DE DETALHES: ...
  • LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO. ...
  • LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO EXPEDITO. ...
  • LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO (OU LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO, OU LEVANTAMENTO PERIMÉTRICO) ...
  • LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO ALTIMÉTRICO (OU NIVELAMENTO) ...
  • LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO.

Quais são as etapas do levantamento topográfico?

5.1 O levantamento topográfico, em qualquer de suas fi- nalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes fases: a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem; b) apoio topográfico; c) levantamento de detalhes; d) cálculos e ajustes; e) original topográfico; f) desenho topográfico final; g) relatório técnico.

Quais as etapas de um levantamento topográfico?

Em linhas gerais, o levantamento topográfico consiste em mapear as características da superfície de um terreno, representando-as por meio de plantas topográficas. Esse trabalho pode ser realizado com a ajuda de diferentes equipamentos, escolhidos de acordo com o tipo do terreno e o nível de precisão necessária.

Quais os erros que podem ocorrer no processo de medição de distância direta?

Os erros cometidos na medida direta de distância são: ➢ erro relativo ao comprimento nominal da trena; ➢ erro de catenária. ➢ falta de verticalidade da baliza (evitado c/ uso do nível de cantoneira).

O que é erro sistemático e erro aleatório?

Erro Sistemático x Erro Aleatório

O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.

Quais são os erros sistemáticos?

Os erros sistemáticos resultam de fatores ligados às limitações dos aparelhos de medida (exemplo: escala inadequada ou deficiente calibração do aparelho), das técnicas utilizadas (exemplo: posicionamento continuamente incorreto do aparelho de leitura) ou têm origem no próprio operador.

O que é um método de medição?

Um método de medição é uma sequência lógica de operações, descritas genericamente, utilizadas na execução de medições [VIM 2.4]. Métodos analógicos Exemplos: a medição directa de uma tensão contínua com um voltímetro de indicação analógica é um método analógico de medição.

O que é medição exemplos?

Uma medição direta consiste em comparar diretamente a grandeza a medir com outra da mesma espécie e cujo valor se escolheu para unidade. Como exemplos de medições diretas temos a medição do comprimento através de uma régua, a determinação do volume através de uma pipeta e a determinação do tempo usando um cronómetro.

Quais os principais instrumentos de medição e qual suas funções?

Há o voltímetro, que mede a voltagem; o amperímetro, que mede a corrente; e o multímetro, que mede também a corrente contínua, a corrente alternada e a resistência. Confira esses e muitos outros instrumentos de medição na lista abaixo!

Quais são os principais fatores que afetam a incerteza da medição no resultado de uma medição?

Essa falta de conhecimento contribui para a incerteza do resultado da medição, assim como contribuem as variações das observações repetidas e qualquer incerteza associada com o próprio modelo matemático. Erros, efeitos e correções: Em geral, uma medição tem imperfeições que dão origem a um erro no resultado da medição.

O que é incerteza de medição Metrologia?

Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”. Ou, de forma simples, é um critério quantitativo para atestar a qualidade do resultado de medição.

O que são ensaios de calibração?

A calibração é o conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição com um padrão de referência destinado a reproduzir uma unidade de uma grandeza física.

O que é erro aleatório Metrologia?

O erro aleatório, como o nome sugere, é produto das variações nas medições que não seguem uma tendência fixa, mas que podem ser analisadas estatisticamente pelo cálculo de sua dispersão. O desvio padrão, por si só, já define uma dispersão estatística.

Quais são os erros mais comuns cometidos em medidas de massas?

Quais são os principais erros de pesagem?
  1. Carga mínima. ...
  2. Troca do local de uso. ...
  3. Nivelamento. ...
  4. Tara. ...
  5. Tempo de aquecimento.

Qual a diferença entre incerteza e erro experimental?

A grande diferença entre a incerteza e o erro (seja ele qual for) é que o erro pode, em princípio, ser 'corrigido' enquanto a incerteza é um intervalo de confiança das medidas. Logo, caso sua experiência tenha um erro, existe uma falha no procedimento que pode e deve ser corrigido. Medida da tensão de uma pilha.

O que são erros de medida física?

São os erros causados pelo método de medida ou por instrumentos defeituosos e que possam ser, após análise dos resultados experimentais, reduzidos por um melhor planejamento do experimento ou pelo uso de equipamentos mais sofisticados ou pelo desenvolvimento de uma técnica mais adequada!

Artigo anterior
O que é NIRE DF?
Artigo seguinte
O que é Rodapia?