Quais os 3 eixos do SCFV?
Perguntado por: Filipe Marcos Esteves Neto Mota | Última atualização: 27. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)
O planejamento das atividades deve observar os três eixos orientadores do SCFV, a saber: Convivência social; Direito de ser; e Participação social.
Qual o principal objetivo do SCFV?
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Qual papel do assistente social no Scfv?
O serviço social atende com matricialidade sociofamiliar oferecendo aos familiares e usuário, escuta familiar, orientação jurídica, encaminhamentos para atendimento no posto de saúde, psicólogos e aprendizado de artesanato e atividades que complementam a renda familiar.
Quais as prioridades do SCFV?
- Em situação de isolamento;
- Trabalho infantil;
- Vivência de violência e, ou negligência;
- Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos;
- Em situação de acolhimento;
- Em cumprimento de MSE em meio aberto;
- Egressos de medidas socioeducativas;
Qual a metodologia do SCFV?
O SCFV alinha-se com programas que reforçam a ludicidade e a parentalidade enquanto aspectos que potencializam o desenvolvimento infantil. Sua especificidade é de organizar grupos com crianças e seus cuidadores para participação de encontros periódicos no CRAS ou no centro de convivência.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Quais são os eixos e subeixos do SCFV?
O eixo "participação" tem como subeixos: participação no serviço; participação no território; participação como cidadão; participação nas políticas públicas.
Quem faz o planejamento do SCFV?
É importante que o técnico de referência do CRAS participe da etapa de planejamento das atividades, pois dessa forma será possível garantir a articulação entre SCFV e PAIF, fazendo com que seja efetivo o trabalho do SCFV de complementar o trabalho social com as famílias.
Como trabalhar o fortalecimento de vínculos?
- Gestos de carinho. ...
- Diálogo. ...
- Acompanhamento das atividades. ...
- Momentos juntos. ...
- Leitura antes de dormir. ...
- Compartilhamento de histórias. ...
- Aprendizados novos.
O que é o percurso do SCFV?
Um percurso é um roteiro a ser estabelecido por cada equipe do SCFV com início, meio e fim, segundo o qual as atividades do SCFV são organizadas, sempre de acordo com as especificidades dos grupos e da gestão.
O que é acolhida no Scfv?
Para além de ser um momento de boas-vindas ao SCFV quando da chegada de novos usuários ao grupo, a acolhida, como um momento de agregação inicial dos usuários, antes do desenvolvimento da principal atividade planejada para o encontro, pode ser um momento usual no SCFV.
Quais as principais funções de um assistente social?
Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, ...
O que não é Scfv?
Nesse sentido, bailes, festas, atividades físicas, confecção e exposição de artesanato, passeios e palestras não caracterizam, por si só, o SCFV. Todavia, essas atividades podem ser desenvolvidas como meio para promover a convivência entre os usuários, sempre conjugadas com os objetivos do SCFV.
Qual a importância do SCFV no CRAS?
O SCFV é responsável por realizar medidas que visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Os destinatários preferenciais dessas ações são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Como trabalhar o eixo eu comigo no Scfv?
A pessoa deve responder ao questionário conversando com a câmera, sugerindo que ela esteja respondendo ou fazendo à pergunta para si mesma, ou podesse conversar sozinho no espelho e depois escrever as respostas em no papel.
O que significa fortalecer vínculo?
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Qual o papel do técnico de referência do SCFV?
Acompanhar e registrar a assiduidade dos usuários por meio de instrumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios, etc; Acionar o técnico de referência do SCFV sempre que uma situação de vulnerabilidade ou risco social se apresenta nos usuários.
O que fazer no serviço de convivência?
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do Serviço de Convivência será por meio de oficinas reflexivas, oficinas socioculturais e oficinas esportivas, com atividades diversas como palestras, cantinho da leitura, contação de histórias, cinema educativo, brincadeiras, jogos livres, entre outros.
Quais são os 7 eixos?
- meio ambiente;
- questões sociais;
- saúde e ciência;
- arte e cultura;
- direitos e cidadania;
- educação;
- tecnologia;
- economia.
O que são eixos prioritarios?
Ele é uma modalidade de incentivo fiscal, isto é, um mecanismo que incentiva empresas e pessoas físicas a destinarem um percentual do imposto devido para ações orientadas à promoção do bem-estar de pessoas idosas.
Qual a carga horária do SCFV?
Os grupos devem ter atividades previamente planejadas em turnos de até 1h30 por dia. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, as atividades poderão ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em turnos diários de até quatro horas.
Quais são as atividades ações a serem desenvolvidas no Cras?
A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, ...
Quais são as três competências do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).
O que todo assistente social tem que saber?
Além de ser bom em lidar com pessoas, o assistente social precisa ter controle emocional. Ou seja, saber administrar as emoções mesmo nas situações mais delicadas, sobretudo os profissionais que trabalham em contato direto com a população devem estar preparados para tudo.
Quais as leis que o assistente social precisa saber?
Leis Ordinárias
Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei nº 10.836/2004 - Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Lei nº 11.162/2005 - Institui o Dia Nacional da Assistência Social.
Quais os tipos de acolhida?
- Abrigo Institucional. Deve ter aspecto semelhante ao de uma residência, estar inserido em áreas residenciais e utilizar equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. ...
- Casa Lar. ...
- Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. ...
- República.
Qual a capital do amor?
O que limita a memória RAM?