Quais operações incide diferencial de alíquota?

Perguntado por: Mafalda Martins Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

Como mencionado, o Diferencial de Alíquota do ICMS incide sobre todas as transações de venda realizadas entre estados, seja essas entre contribuintes do ICMS ou não. No caso, seu pagamento é antecipado ao envio da mercadoria, quanto o recolhimento é feito a cada emissão de nota fiscal.

Quando incide diferencial de alíquota?

O Difal é recolhido no momento da emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) pelo vendedor, quando a venda é realizada a não contribuintes do ICMS. Se a venda ocorrer entre dois contribuintes do ICMS, a diferença deve ser paga pela empresa que está comprando o produto ou serviço (estado de destino).

Quais operações estão sujeitas ao Difal?

Nas operações interestaduais de aquisição de bens e mercadorias por empresas da construção civil, deve-se aplicar a alíquota fixada para as operações interestaduais, devendo o DIFAL ser repartido entre o Estado de origem e o Estado de destino, conforme Art.

Como saber se o produto tem diferencial de alíquota?

Somente existirá diferencial de alíquotas a ser recolhido caso o percentual da alíquota interna ser superior ao da alíquota interestadual. A base de cálculo do diferencial de alíquota é o valor da operação que decorrer a entrada da mercadoria ou da prestação do serviço.

O que é o diferencial de alíquota?

Difal ou diferencial de alíquotas, é o resultado a pagar que obtemos da diferença entre as alíquotas interna e interestadual de ICMS, cobradas nas vendas interestaduais de bens ou serviços destinados à consumidor final (contribuinte ou não do ICMS).

ICMS - DIFERENCIAL DE ALIQUOTA (DIFAL)

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre Diferencial de alíquota e Difal?

Na verdade, DIFAL e DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA é a mesma coisa, a diferença é que um está escrito em siglas e o outro está escrito o nome completo, DIFAL - DIFerencia de ALíquota.

Como funciona o diferencial de alíquota do ICMS?

O cálculo do Diferencial de Alíquota de ICMS é feito de modo que seja encontrada a diferença entre alíquota do estado de destino e tarifa interestadual. Se uma mercadoria vai ser transportada de São Paulo ao Rio de Janeiro, então a tarifa interestadual vai ser de 12%.

Como saber se tem Difal ou não?

Para descobrir o Difal do ICMS, é preciso ter o valor de diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna:
  • Saiba o valor da operação antes da incidência do ICMS.
  • Calcule o valor devido de ICMS com a alíquota interna.
  • Calcule o valor do ICMS devido com a alíquota interestadual.

Quais CFOP que tem diferencial de alíquota?

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código "2.922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro".

Como calcular diferencial de alíquota?

Para descobrir esse valor, faremos a seguinte operação:
  1. DIFAL = Valor da Operação x (Alíquota interna – Alíquota interestadual)
  2. DIFAL = 1000 x (0,18 – 0,12)
  3. DIFAL = 1000 x 0,06.
  4. DIFAL = R$ 60,00.
  5. ICMS Interestadual = Valor da Operação x Alíquota Interestadual.
  6. ICMS Interestadual = 1000 x 0,12 = R$ 120,00.

Como fica o Difal em 2022?

No caso do Difal, a lei complementar federal foi sancionada no início de janeiro. Já há liminares contra a cobrança do Difal em 2022 na Justiça do Distrito Federal, do Espírito Santo e de São Paulo, por exemplo.

Quando ocorre o fato gerador do Difal?

Fato Gerador do Diferencial de Alíquotas

Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento: da entrada, no estabelecimento do contribuinte, de mercadoria oriunda de outro Estado ou do Distrito Federal, destinada a consumo ou ao ativo permanente.

Qual o fato gerador do Difal?

FATO GERADOR DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS

O imposto a ser recolhido corresponderá à diferença entre a alíquota interna, estabelecida neste Estado para as operações ou prestações, e a interestadual aplicável na unidade federada de origem.

Qual a diferença entre Substituição Tributária e Diferencial de alíquota?

O imposto incidente é o ICMS Substituição Tributária, agora se ela é uma mercadoria destinada para consumo interno da empresa, o ICMS devido é aquele na modalidade Diferencial de Alíquota.

Qual a base de cálculo para aplicação do diferencial de alíquota?

A base de cálculo do diferencial de alíquota nada mais é que o valor da operação de entrada de mercadorias ou prestação de serviços mais o valor do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados – se houver).

Tem diferencial de alíquota para imobilizado?

Assim, na transferência de mercadorias destinadas a uso, consumo ou ativo imobilizado, em operação interestadual, também haverá a incidência do diferencial de alíquotas de acordo com o artigo 2º, II do RICMS/MG.

O que é o CFOP 1922?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 1922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro - Cosmos.

O que significa o CFOP 2923?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 2923 - Entrada de mercadoria recebida do vendedor remetente, em venda à ordem - Cosmos.

O que significa o CFOP 6106?

CFOP 6106 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, que não deva por ele transitar.

Como saber se a empresa é ou não contribuinte do ICMS?

Se o seu cliente for uma Pessoa Jurídica e estiver cadastrado no site do Sintegra, além disso possuir uma Inscrição Estadual ligada ao CNPJ, então ele é contribuinte. Do contrário, ele é isento; Por , se o seu cliente for uma Pessoa Jurídica que não está no site do Sintegra, talvez ele não seja um contribuinte.

Quem não tem inscrição estadual paga Difal?

Se o destinatário não é contribuinte do ICMS, ou seja, não tem inscrição estadual no estado de destino, a responsabilidade do recolhimento do DIFAL é do estabelecimento de origem (vendedor).

Como contabilizar ICMS diferencial de alíquota sobre compra?

Ressalte-se que, no caso em que o contribuinte destinatário dos bens, que pagar o diferencial de alíquota de ICMS, tiver direito ao crédito desse valor na aquisição de imobilizado, o referido valor deverá ser registrado em conta de “ICMS a Recuperar – Crédito do Ativo Imobilizado”.

Como gerar Guia de diferencial de alíquota ICMS?

  1. Acesse Fiscal> Guias de Recolhimento VS5.
  2. Faça a geração.
  3. Caso deseje editar, consultar ou reimprimir, utilize a manutenção, efetue o filtro.
  4. É possível consultar a guia emitida.
  5. Após os parâmetros realizados, é possível gerar a guia ICMS-Diferencial de Alíquota com sucesso. Comentários. Artigos relacionados.

Como destacar o Difal na nota fiscal?

Para isso, entre em Preferências > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Natureza de Operação:
  1. Clique na natureza que fará vendas.
  2. Como o DIFAL aplica-se somente em operações para consumidor final, as opções de configuração somente serão exibidas caso essa opção esteja marcada como ativa.

Artigo anterior
Quando será o próximo vestibular Univesp?
Artigo seguinte
Como é feito o tratamento térmico de normalização?