Quais NRS estão voltadas dentro do setor hospitalar?

Perguntado por: Mélanie Adriana Silva Carneiro Pinho  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

O que é a NR 32? A NR32, isto é, a norma regulamentadora NR 32 é um conjunto de medidas protetivas voltadas para a segurança de todas as pessoas que se encontram em um ambiente clínico ou hospitalar. Ou seja, ela serve tanto para colaboradores como para pacientes e acompanhantes em um consultório.

Quais NRs são utilizadas no ambiente hospitalar?

A legislação também aprovou as primeiras Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que detalham ações de segurança gerais e para locais ou atividades específicas. As NRs 04 (SESMT), 05 (CIPA) e 32 (Serviços de Saúde) estão entre as mais importantes para as unidades hospitalares.

Quais as principais Normas Regulamentadoras relacionadas à área da saúde?

Guia Trabalhista
  • NR 01 - Disposições Gerais.
  • NR 02 - Inspeção Prévia.
  • NR 03 - Embargo ou Interdição.
  • NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho.
  • NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  • NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

O que diz a nr32 dentro do ambiente hospitalar?

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

O que é nr32 na enfermagem?

É uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece medidas para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores de saúde em qualquer serviço de saúde inclusive os que trabalham nas escolas, ensinando ou pesquisando.

A Norma Regulamentadora 32 (NR32) dentro do âmbito hospitalar!

16 questões relacionadas encontradas

Qual a NR de hospital?

NR 32 – Prevenção e controle de riscos nos ambientes hospitalares e clínicos.

O que é o NR-33?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Quais são as normativas básicas para o trabalho em hospitais?

Instituída em 2005, por meio da Portaria 485 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a norma regulamentadora NR 32 estabelece medidas protetivas para promover a saúde e a segurança de todas as pessoas que se encontram em um ambiente clínico ou hospitalar — colaboradores, pacientes, familiares, entre outras.

Quais são as 5 principais regras da NR 32?

a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas.

Quais são as NRS importantes para enfermagem?

NR 32 na enfermagem

Na enfermagem, a NR 32 desempenha um papel fundamental na proteção dos profissionais que lidam diretamente com pacientes e materiais biológicos.

Quais são as 5 NRs mais importantes?

No entanto, algumas das principais normas que são geralmente aplicáveis à indústria, incluem:
  • Norma Regulamentadora NR-10.
  • Norma Regulamentadora NR-11.
  • Norma Regulamentadora NR-13.
  • Norma Regulamentadora NR-12.
  • Norma Regulamentadora NR-33.

Qual NR é mais importante?

As principais NRs da indústria e a sua importância
  • NR-5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
  • NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPIs.
  • NR-10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade.
  • NR-12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
  • NR-16 - Atividades e operações perigosas.

Quais são as NRs mais importantes para a segurança e saúde no trabalho?

A NR 35 estabelece os critérios de segurança para trabalhos em altura, desde o planejamento até a execução do trabalho. Vale destacar que a NR 35 determina o treinamento de funcionários que precisam realizar trabalhos em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde destes funcionários.

Quais os tipos de risco existentes no ambiente hospitalar Segundo a NR 32?

São eles, portanto:
  • Riscos químicos;
  • Riscos biológicos;
  • Riscos físicos;
  • Riscos ergonômicos;
  • Riscos nas lavanderias;
  • Riscos por acidente.

Quais profissionais do estabelecimento de saúde a NR 32 abrange?

NR-32: O QUE É? ENSINO EM SAÚDEem qualquer nível de complexidade (abrange todos os Trabalhadores da Saúde inclusive os que estão no Ensino e Pesquisa, não só os de área hospitalar).

Qual NR fala sobre lixo hospitalar?

Descarte de resíduos de risco (lixo hospitalar)

O descarte correto de resíduos que podem apresentar riscos está previsto na NR-32. O texto define que a equipe deve ser capacitada para lidar com a segregação, transplante e descarte.

O que a NR 32 proíbe em relação ao trabalho?

Os adornos a que se refere a NR-32 incluem anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e qualquer outro objeto que possa favorecer a contaminação biológica pelo acúmulo de resíduos, como é o caso das gravatas e dos crachás pendurados por cordão.

Qual a importância da NR 32 para os profissionais de saúde?

Qual é o papel da NR-32? Aprovada em 2005, a NR-32 de Segurança de Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde, chegou para mudar este cenário. Ela tem como objetivo definir as normas essenciais para a inclusão de medidas de proteção à saúde e à segurança de trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios.

O que a NR 32 dispõe sobre a biossegurança?

Sobre o que trata a NR 32

A NR 32 é a norma que estabelece as diretrizes para a promoção e prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores da área da saúde. Sendo assim, ela indica como os trabalhadores devem lidar com os riscos biológicos, químicos, físicos e de radiação ionizante.

Qual o tipo de risco mais comum no setor hospitalar?

Risco à saúde

Um exemplo dessa classificação são os ruídos e as vibrações. Unidades hospitalares são ambientes com grande probabilidade de contaminações e danos, devido às diversas bactérias presentes nesse ambiente. Muitas vezes os impactos podem ser irreversíveis, por isso o cuidado deve ser redobrado.

O que é risco químico hospitalar?

É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

Quais os 5 tipos de riscos encontrados no ambiente hospitalar?

No meio deles estão os agentes físicos, químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos.

O que é o NR 12?

12.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de ...

O que é a NR 37?

Norma regulamentadora relativamente nova, a NR-37 é responsável por definir todos os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência relativos aos funcionários que laboram em plataformas de petróleo localizadas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

O que é a NR 11?

Conforme critérios da Portaria SIT nº 787, de 27 de novembro de 2018, a Norma Regulamentadora nº 11 é definida como Norma Especial, ou seja, é uma norma que regulamenta a execução do trabalho considerando a realização das atividades, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicos específicos.

Artigo anterior
Como negociar a entrada com a construtora?
Artigo seguinte
Quanto vale 3 ao quadrado?