Quais mudanças contribuíram para o renascimento do comércio?

Perguntado por: Renato Gonçalo Faria Leite  |  Última atualização: 6. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Atribui-se o renascimento do comércio ao crescimento populacional e ao aumento da produção agrícola, que proporcionou um excedente que pôde ser comercializado. O desenvolvimento das cidades a partir do século XI gerou uma necessidade de mercadorias, que só era suprida a partir do comércio.

Quais mudanças ocorreram com o renascimento do comércio?

Além das cidades, o comércio na Europa fortaleceu-se a partir da Baixa Idade Média e proporcionou uma série de mudanças, como o estabelecimento de uma nova classe social, a criação de colônias sob a esfera de influência de cidades italianas e o uso da moeda.

Quais foram as principais mudanças que ocorreram com o renascimento?

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

Como as Cruzadas contribuíram para o renascimento comercial?

Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa.

O que foi o renascimento do comércio?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

Renascimento Comercial e Urbano - Brasil Escola

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do renascimento comercial?

Renascimento comercial (séculos XIII e XIV): caracterizado pelas rotas comerciais entre Constantinopla e Itália, pelo comércio de produtos orientais e especiarias, pela produção europeia de lã e sua comercialização interna, nas feiras, e externa, por meio de novas rotas de comércio.

Quais são as 4 características do Renascimento?

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Quais as mudanças ocorridas no Renascimento e na modernidade?

A principal mudança ocorrida no renascimento e na idade moderna foi a mudança de posição ocupada pelo homem. O homem pode sair de trás dos bastidores e ocupar o centro das atenções sendo ele a temática de grandes obras.

O que marcou o período do Renascimento?

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

O que causa o Renascimento comercial e urbano?

O fluxo de mercadorias entre os “burgueses” (habitantes dos burgos) e os camponeses acabou por desencadear o que hoje se denomina Renascimento comercial e urbano da Idade Média.

Qual a relação do Renascimento comercial e urbano?

Situado entre os séculos XI e XIII, o renascimento comercial e urbano refere-se a um processo que atingiu a sociedade europeia em vários níveis. Ele coincide com e época conhecida como Baixa Idade Média, momento onde os modelos sociais adotados até então deixaram de funcionar e foram substituídos por outros.

Como os comerciantes enriqueceram através das Cruzadas?

Já para os comerciantes, as Cruzadas eram fundamentais para aproximar o Oriente do Ocidente e, assim, ampliar as atividades comerciais, principalmente as de Gênova e Veneza, na Península Itálica. Após séculos, o Mar Mediterrâneo voltou a ser utilizado como meio de transporte de pessoas e de mercadorias.

O que acabou com o mercantilismo?

O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teorias liberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e do desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial.

O que é a prática do mecenato?

Prática de estímulo a artistas de várias áreas, o mecenato surgiu no Império Romano e até os dias atuais ainda é usado para financiar a produção cultural. Ouça o texto abaixo! O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras.

O que foi o Renascimento e quais as suas principais características?

Em resumo, o Renascimento, movimento originado na Itália no século XIV, marcou a Europa até o século XVII. Focando no humanismo e inspirando-se na Antiguidade, promoveu avanços em artes, ciências e filosofia, destacando figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo. Significou a transição da Idade Média para a Moderna.

Quais as mudanças que o humanismo e o Renascimento trouxeram para a sociedade?

valorização da piedade, da mansidão e da disciplina. defesa da Igreja e da cultura medievais. reprodução da crença dogmática dos teólogos medievais.

Qual a característica mais importante do Renascimento?

O humanismo foi a principal característica do pensamento humano do Renascimento. A cosmovisão pagã dos antigos gregos e romanos não tinha o homem como centro da criação, isso surgiu no renascimento.

O que foi o Renascimento 7º ano?

O Renascimento, ou Renascença, foi um movimento muito importante da história da Europa. Ele começou no século XIV, no final da Idade Média, e terminou no século XVI, no início da Idade Moderna. É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas.

Quais são as fases do Renascimento?

Fases do Renascimento

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos).

Como se deu o revigoramento do comércio e das cidades?

O revigoramento do comércio e das cidades

O aumento da produção e da oferta de alimentos possibilitou um maior revigoramento das atividades comerciais. O excedente agrícola e os produtos artesanais passaram, então, a serem comercializados mais intensamente entre os feudos.

Como era o comércio no século XIV?

Durante um longo período de tempo o comércio medievo foi uma atividade errante, na qual o mercador seguia a rota dos produtos, sendo a venda feita através da exposição direta dos artigos em lojas, mercados e feiras.

Qual é o principal objetivo do Renascimento?

O principal objetivo do renascimento era restabelecer a ciência, o comércio e a arte, todos elementos que foram valorizados durante a Antiguidade Clássica e em parte esquecidos durante a Idade Média.

Artigo anterior
Como posso usar a nota do Enem para entrar na faculdade?
Artigo seguinte
Qual a segunda doença mais comum?