Quais líquidos voláteis podem causar hipertermia maligna?

Perguntado por: Íris Marques  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (3 avaliações)

A hipertermia maligna ocorre em pacientes com predisposição genética que foram expostos (em geral mais de uma vez) a um relaxante muscular despolarizante (na maioria das vezes à succinilcolina) e a um potente anestésico geral inalatório volátil (mais frequentemente o halotano).

O que pode causar hipertermia maligna?

A hipertermia maligna é causada por uma anomalia hereditária que ocorre no retículo sarcoplasmático dos músculos esqueléticos, que provoca um aumento rápido da quantidade de cálcio dentro das células, em resposta à administração de anestésicos inalatórios, como o halotano ou enflurano, por exemplo, ou devido à ...

Quais são os anestésicos voláteis?

O halotano e isoflurano são os anestésicos inalatórios mais utilizados em animais e possuem semelhante pressão de vapor e peso molecular, embora o isoflurano apresente menor coeficiente de solubilidade sangüínea. Esta característica confere ao isoflurano menor tempo de indução e recuperação, comparado ao halotano.

O que é a hipertermia maligna?

A hipertermia maligna (HM) é uma afecção hereditária e latente, caracterizada classicamente por uma síndrome hipermetabólica em resposta à exposição aos anestésicos voláteis (halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano) e/ou succinilcolina1(D).

O que são anestésicos voláteis?

Os agentes anestésicos voláteis são líquidos sob condi- ções normais de pressão e temperatura. Sua conversão em vapores requer, para uso em anestesia, de vaporizadores.

Hipertermia Maligna - Dr. Lyezide

30 questões relacionadas encontradas

O que é um anestésico dissociativo?

O termo anestesia dissociativa ou cataléptica indica um estado de analgesia e anestesia sem perda da consciência, com manutenção de reflexos protetores como o laríngeo e o faríngeo (HALL & CLARKE, 1983).

Quais são os principais anestésicos?

Anestésicos Gerais
  • Agentes Inalatórios. Isoflurano (Quase em desuso) Enflurano. Sevoflurano (Atualmente o mais usado) ...
  • Gases anestésicos. Óxido nitroso (ainda usado) Xenônio ( Em estudo, uma esperança, mas nada comprovado).
  • Fármacos anestésicos intravenosos. 1 – Sedativos hipnóticos: Propofol.

Quais são os sintomas de hipertermia maligna?

O início da hipertermia maligna aguda é anunciado por um ou mais sinais de hipermetabolismo sistêmico durante ou imediatamente após administração de algum agente desencadeante34. Os primeiros sintomas são taquicardia, hiperventilação, rigidez muscular localizada, cianose, arritmias, sudorese profunda e hipertermia.

Como saber se tenho hipertermia maligna?

Sinais e sintomas

O primeiro sinal é rigidez muscular, especialmente no maxilar, seguido de taquicardia, outras arritimias, taquipneia, acidose, choque e hipertermia. Hipercapnia [detectada pelo aumento no dióxido de carbono (CO 2) ao final da expiração] pode ser um sinal precoce.

O que a hipertermia pode causar?

Na hipertermia clássica, o aumento da temperatura corporal do paciente é causado devido à exposição excessiva ao sol e ao calor. É especialmente comum nos locais onde as temperaturas são mais amenas e há uma onda de calor, como na Europa durante o período do verão. Afeta mais idosos e crianças.

Quais são os tipos de anestesia?

Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.

O que são agentes anestésicos inalatórios ou voláteis quais as indicações?

Anestésicos voláteis

Os anestésicos voláteis utilizam-se fundamentalmente para a manutenção da anestesia e esporadicamente para a indução da mesma. Três anestésicos voláteis são, actualmente, utilizados em medicina veterinária: o isoflurano, o sevoflurano e o desflurano.

Quais os anestésicos inalatórios?

Destes, alguns foram usados clinicamente: halotano, metoxiflurano, fluroxene, fluormar, enflurano e isoflurano. Permane- cem halotano, enflurano e isoflurano.

Como prevenir hipertermia maligna?

Prevenção de hipertermia maligna

Nesses casos, quando possível, os médicos usam anestesia local ou regional. Quando for necessário usar anestesia geral, os médicos selecionam os anestésicos que tenham menos probabilidade de provocar uma reação.

Qual a medicação para hipertermia maligna?

Medicamento para tratamento de Síndrome da Hipertermia Maligna pode ser obrigatório em hospitais. Os hospitais, clínicas e atendimentos de urgência, públicos e privados, poderão ser obrigados a manter em seus estoques o medicamento Dantrolene Sódico ou similar.

Como se cura lá hipertermia?

A hipertermia, geralmente, é tratada com métodos de resfriamento mecânico do corpo. Dentre os métodos conhecidos, podemos citar o uso de lençóis molhados, ventilação de ar, utilização de pacotes de gelo e a imersão em água fria.

O que é hipertermia fulminante?

Hipertermia maligna é uma síndrome de origem genética, onde os indivíduos susceptíveis, quando expostos a determinados anestésicos (especialmente inalatórios) desenvolvem um quadro hipermetabólico, que caso não seja tratado imediatamente pode evoluir para óbito.

O que causa hm?

A HM está associada a diferentes mutações genéticas, a maioria localizada no cromossoma 19, no gene para o receptor rianodina. Mutações em outros cromossomas também foram descritas. A HM é uma afecção farmacogenética cujo substrato é a liberação descontrolada de Ca++ pelo retículo sarcoplasmático.

Qual o tratamento farmacológico de escolha em um paciente apresentando episódio de hipertermia maligna?

Atualmente, o método padrão para o diagnóstico de sensibilidade à HM é o teste de contratura muscular para exposição ao halotano-cafeína (CHCT) e o único tratamento é o uso de dantroleno.

Qual a diferença de hipertermia e hipotermia?

Hipertermia e hipotermia

A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.

O que se deve fazer em caso de hipotermia?

Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Quais os anestésicos mais fortes?

Os anestésicos odontológicos mais conhecidos
  • Lidocaína. É considerado, de acordo com Viviane, o anestésico padrão na odontologia. ...
  • Articaína. ...
  • Prilocaína. ...
  • Mepivacaína. ...
  • Bupivacaína.

Quais são os 2 tipos de anestésicos gerais?

Quais são os tipos de anestesia geral?
  • Anestesia inalatória. Neste caso, o paciente inala gases que contêm o medicamento anestésico. ...
  • Anestesia endovenosa. Esta técnica é realizada por meio da injeção do anestésico diretamente na veia do paciente. ...
  • Anestesia balanceada. ...
  • Medicação Pré-Anestésica. ...
  • Indução. ...
  • Manutenção. ...
  • Recuperação.

Qual é o anestésico mais forte?

O fentanil é cerca de 100 vezes mais potente que a morfina.

Qual o efeito da anestesia dissociativa?

Os anestésicos dissociativos atuam principalmente no bloqueio dos receptores NMDA, gerando depressão da região neocortical do cérebro, inibindo o SNC. Porém, eles também bloqueiam a recaptação de catecolaminas. Então, os bloqueios dos receptores NMDA e da recaptação de serotonina estimulam o sistema límbico.

Artigo anterior
Como cancelar Claro NXT?
Artigo seguinte
O que é recurso especial 2 instância INSS?