Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado?
Perguntado por: Rebeca Joana Sousa | Última atualização: 3. November 2024Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)
Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.
Qual a tributação de venda de ativo imobilizado?
Como é tributado um ativo imobilizado
Caso na venda deste bem, haja um ganho de capital, o ganho deverá ser tributado à alíquota de 15% do imposto de renda e deverá ser pago à receita federal em DARF específica com código 0507.
Tem PIS e Cofins na venda de ativo imobilizado?
As receitas decorrentes da venda de bens do Ativo Imobilizado NÃO incidem PIS e Cofins para as empresas do Lucro Presumido.
Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado Lucro Presumido?
Para as empresas que têm como regime de tributação o Lucro Presumido, o ganho de capital será adicionado a base de cálculo do imposto e adicional e será recolhido juntamente ao fim de cada trimestre, incidindo de IRPJ 15% e de CSLL 9%.
Qual imposto integra o valor de um bem imobilizado?
ICMS – Crédito – Venda de bem do ativo imobilizado.
QUAL É O IMPOSTO SOBRE VENDA DE IMOBILIZADOS?
Tem ICMS na venda de ativo imobilizado?
Como regra geral, a venda/desincorporação de bens do ativo imobilizado é TRIBUTADA normalmente pelo ICMS, devendo o contribuinte aplicar a regra que se enquadre ao seu bem. Significa dizer que caso o bem se encaixe em algum benefício a empresa deve aplicá-lo e, caso contrário, deve tributar integralmente.
Como tributar venda de imobilizado no lucro real?
Nas empresas tributadas pelo lucro real, o resultado da operação de venda do imobilizado, deverá ser contabilizado como um “ganho ou uma perda na alienação do imobilizado”, ou seja, se for ganho será uma receita e se for perda uma despesa.
Qual CST de ICMS para venda de ativo imobilizado?
Resposta. Sim é correto usar o CST 41 pois em venda do ativo imobilizado não há incidência de ICMS.
Como calcular o ganho de capital na venda de imobilizado?
Como contabilizar a venda de ativo imobilizado com ganho de capital? O ganho de capital é o resultado obtido na alienação de venda do ativo imobilizado. Por isso, devem ser determinados pela diferença positiva entre o valor da alienação e o valor contábil do bem.
Quais são os impostos que incidem sobre as vendas?
No e-commerce os impostos mais comuns são: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ST (Substituição Tributária) e DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Qual CST PIS COFINS usar para venda de ativo imobilizado?
Nesses casos, o CST 98 do PIS e da COFINS pode ser sim utilizado. Situações como aquisição de bens a serem incorporados ao ativo imobilizado, cujo crédito for determinado com base no valor de aquisição e/ou com base nos encargos mensais de depreciação também entram .
Qual o CFOP de venda de ativo imobilizado?
CFOP 5551 - Venda de bem do ativo imobilizado.
Como emitir uma nota fiscal de venda do ativo imobilizado?
Para emitir uma nota fiscal com CFOP 5554, é preciso colocar esse código identificador no documento, que refere-se ao uso do ativo imobilizado fora da empresa. Normalmente, esse tipo de transação acoberta a saída dos bens de ativo imobilizado da empresa para o uso na prestação de serviços.
Como fazer venda de ativo imobilizado?
O CFOP 5551 é utilizado durante a venda de bens de ativo imobilizado. Se a sua empresa tem um ativo imobilizado para vender, seja ele totalmente depreciado ou não, é preciso usar o CFOP 5551 para caracterizar essa transação em uma nota fiscal.
Tem CSLL sobre ganho de capital?
Sobre o ganho de capital, apurado nos termos expostos acima, incidirá as alíquotas do IRPJ e CSLL de 25% e 9%, respectivamente, já que o ganho de capital não é incluído na base de presunção do Lucro Presumido, conforme previsão do art. 25 da Lei nº 9.430/96 e art. 595 do Decreto nº 9.580/18 (RIR/18).
Como baixar venda de imobilizado na contabilidade?
- Número do patrimônio.
- Descrição do bem.
- Informações complementares e.
- Breve descritivo do motivo da baixa, ou seja, o sucateamento.
O que pode ser deduzido do ganho de capital?
a) os gastos com a construção, ampliação e reforma, desde que os projetos tenham sido aprovados pelos órgãos municipais competentes; 2. b) os gastos com pequenas obras, como pintura, reparos em azulejos, encanamentos, pisos, paredes; 3.
Como se dá o ganho de capital nas operações de venda de ativos?
O ganho de capital é a diferença entre o valor de compra e o valor de venda de um ativo, como imóveis, ações e outros investimentos. Ele representa o lucro obtido com a valorização desses ativos ao longo do tempo e pode ser tributado pelo governo.
Qual Csosn utilizar na venda de ativo imobilizado?
O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) a ser adotado para essas transmissões é o 5.551 (“venda de bem do ativo imobilizado”), conforme Tabela I do Anexo V do Livro VI do RICMS/2000 e o CSOSN é o 0400, código que deve ser utilizado nas operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional não sujeitas à ...
O que é nota fiscal de ativo imobilizado?
A nota de ativo imobilizado está relacionada a produtos que foram adquiridos por serem necessários para a empresa exercer suas atividades. A nota de material de consumo faz referência a produtos adquiridos com a finalidade de serem utilizados nas atividades comerciais, administrativas ou operacionais da empresa.
Como é feito o cálculo de ganho de capital?
Para calcular o Imposto de Renda sobre ganho de capital, primeiro é preciso identificar o lucro. Para isso, subtraia o valor de compra do bem do valor de venda. Então, verifique a alíquota aplicável, que varia de 15% a 22,5%, conforme o valor do bem. Para imóveis, por exemplo, é geralmente de 15% sobre o ganho.
Qual a tributação do ganho de capital no Lucro Presumido?
Assim, o ganho de capital é tributado de forma direta, com aplicação de alíquota de 15% e 9% sobre o resultado da venda, a título IRPJ e CSLL, respectivamente. Isso quer dizer que o ganho de capital, no lucro presumido, não está submetido à alíquota de presunção de lucro, compondo a base de cálculo diretamente.
Como calcular ganho de capital na venda de ativo imobilizado Simples Nacional?
Base de cálculo
Os Ganhos de Capital apurado na forma do Simples Nacional consiste na diferença positiva entre o valor da alienação desses bens e os respectivos custos de aquisição, diminuídos da depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que a empresa não mantenha escrituração contábil.
Qual a nota de corte para Medicina cotas?
Como fazer as pessoas me seguirem no instagram?