Quais impostos incide na exportação?

Perguntado por: Ariana Bianca Tavares de Henriques  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Quais os tipos de impostos relacionados à importação e exportação?
  • Imposto de Importação (II);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são os impostos cobrados na exportação?

A definição da alíquota do imposto de exportação é de responsabilidade do Poder Executivo e pode oscilar entre 0% e 150%. Além disso, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode também ser relevante em transações internacionais.

Qual o nome do imposto que incide sobre as exportações?

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: as exportações de produtos industrializados são imunes ao ICMS. O ICMS não incide sobre os produtos primários e semielaborados.

Tem ISS sobre exportação?

O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ou somente ISS, é cobrado quando o serviço prestado é feito no Brasil. Essa tributação sobre a exportação do serviço é definida por cada município, variando de 2% a 5%. O ISSQN é cobrado de empresas e profissionais autônomos, sobre uma lista de serviços.

Quanto tá o imposto de exportação?

A alíquota do imposto é de 30%, facultado ao Poder Executivo reduzi-la ou aumentá-la, para atender aos objetivos da política cambial e do comércio exterior. Em caso de elevação, a alíquota do imposto não poderá ser superior a 150%.

Tributação na Exportação

44 questões relacionadas encontradas

É cobrado ICMS na exportação?

Conforme o Siscomex, “O tratamento fiscal das exportações brasileiras segue a prática mundial e busca a desoneração dos tributos indiretos sobre as exportações. Dessa forma, a Constituição Federal de 1988 definiu que não incidem sobre as exportações brasileiras o IPI (art. 153, §3º, III), o ICMS (art.

É cobrado ICMS para exportação?

Não incide ICMS sobre transporte de mercadorias destinadas ao exterior.

Tem PIS e COFINS na exportação?

Segundo o artigo art. 14 da MP 2.158-35, as receitas decorrentes das exportações são isentas de PIS e COFINS. Essa isenção também ocorre quando a exportação for efetuada através de “trading” ou “comercial exportadora com o fim específico de exportação”.

Quais impostos incidem sobre exportação Lucro Presumido?

Tributação sobre a exportação de serviços no Lucro Presumido

Para as atividades de serviços, a base dos dois impostos é 32% do faturamento de cada trimestre. Depois de separada essa parte, aplica-se sobre ela 15% para o IRPJ e 12% para a CSLL, com valores pagos também periodicidade trimestral.

Quais são os principais tributos do comércio exterior?

São eles, o IPI vinculado às importações, a Cofins Importação e o PIS/Pasep Importação, o ICMS e o IPI incidente sobre as saídas do estabelecimento do importador, em decorrência da sua equiparação legal a estabelecimento industrial.

Quais são os impostos sobre importação e exportação?

Quais são os impostos sobre importação?
  • II (Imposto de Importação) ...
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ...
  • PIS e COFINS Importação. ...
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ...
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ...
  • IOF – Imposto sobre Operações de Câmbio.

Como pagar o imposto de exportação?

O imposto de exportação deve ser pago pela empresa que realiza a exportação. Se for o caso de uma exportação direta, onde a própria empresa fabricante também é quem vende direto para o mercado internacional, é ela quem paga o IE.

Quais impostos incidem sobre Invoice?

Quais são os impostos que incidem sobre uma invoice? O documento isenta a empresa de pagamento do PIS e COFINS, porém, recolhe alíquotas e impostos baseadas nas atividades prestadas, além do IOF e Taxa de Câmbio, que também são recolhidos.

Como calcular exportação no Simples Nacional?

Por exemplo, pense que a sua receita mensal gerada pela exportação de mercadorias no mês de julho foi de R$ 10.000,00. Logo, teremos o seguinte cálculo: 10.000,00 x 4,2% = R$ 420,00.

De quem é a competência do imposto de exportação?

O imposto, de competência da União, sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados tem como fato gerador a saída destes do território nacional. Art.

Quais impostos incidem sobre exportação de soja?

Para a soja, o ICMS sobre venda de soja é de:
  • 12% para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Mato Grosso do Sul;
  • 17% para os outros estados, incluindo o Distrito Federal.

Qual o tratamento tributário para as exportações no Brasil?

O Tratamento Tributário do Comércio Exterior é o sistema responsável pelo cálculo de tributos incidentes na Exportação e Transporte de mercadorias. Com base nas informações de NCM, país de origem e valor aduaneiro, o sistema retorna o cálculo dos tributos incidentes em uma operação do Comércio Exterior.

O que é IPI na exportação?

IPI. São imunes da incidência do imposto, os produtos industrializados destinados ao exterior (Constituição, artigo 153, § 3º, inciso III), contemplando todos os produtos, de origem nacional ou estrangeira.

Tem IOF na exportação de serviços?

Instituído o IOF, ele foi regulamentado pelo Decreto 6.306 de 2007. A legislação regulamentadora prevê em seu artigo 15-B a alíquota de 0,38%, excetuando, no inciso I, as operações de câmbio relativas ao ingresso no País de receitas de exportação de bens e serviços, no qual incide alíquota zero.

Tem IPI na exportação?

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 159, inciso II, determina que 10% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), arrecadados pela União, sejam transferidos aos Estados e ao Distrito Federal, proporcionalmente ao valor das respectivas exportações de produtos industrializados.

Qual o CFOP de venda para exportação?

O CFOP 7501 deve ser utiliza nas exportações das mercadorias recebidas anteriormente com finalidade específica de exportação (CFOP 5501, 5502, 6501 e 6502), cujas entradas tenham sido classificadas nos códigos “1.501 - Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação” ou “2.501 - Entrada de mercadoria ...

Quando o PIS e COFINS são isentos?

Empresas de alguns setores, como exportação de serviços têm isenção de PIS e COFINS. Na condição de as receitas advirem de serviços prestados à pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, cujo pagamento represente ingresso de divisas. Quem exporta mercadorias para o exterior está isento de COFINS.

Quem exporta paga ICMS?

A exportação de produtos industrializados é imune ao ICMS (CF/88, artigo 155, § 2º, X, a). A partir da Lei Complementar 87/1996, artigo 3º, apesar de não imune, a exportação de produtos primários e semi elaborados constituirá hipótese de não incidência.

Como calcular ICMS na exportação?

O cálculo do ICMS é feito com base na alíquota definida pelo estado, na base de cálculo e no valor total da mercadoria. A alíquota pode variar de acordo com o estado e o tipo de mercadoria ou serviço. Para calcular o valor do imposto é necessário multiplicar a base de cálculo pela alíquota do estado.

Onde incide o IOF?

Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.

Artigo anterior
O que é bom para a voz ficar bonita?
Artigo seguinte
Onde é extraído o calcário?