Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?

Perguntado por: Cláudio Magalhães  |  Última atualização: 9. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

Para os com deficiência intelectual é importante focar em comunicação, memória, localização espacial e temporal, resolução de problemas etc. O professor do AEE tem como objetivo trabalhar a aprendizagem de conceitos e a organização do pensamento do aluno.

Quais as habilidades para trabalhar na educação especial?

matemático, coordenação motora, coordenação espacial, estilo de aprendizagem, memorização, compreensão, interpretação, …

Quais habilidades são trabalhadas no AEE?

Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.

Quais as competências da BNCC para inclusão?

A BNCC reconhece a diversidade dos alunos e a necessidade de promover uma educação inclusiva que atenda às necessidades de todos. Para as crianças com deficiência intelectual, a BNCC destaca a importância de trabalhar habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, comunicação e cooperação.

Tem BNCC para educação especial?

Em vias de fortalecer a política do MEC, a BNCC tem a pretensão de assegurar um atendimento adequado aos estudantes público alvo da Educação Especial, independente da faixa geracional, por meio exclusivo da oferta do AEE nas SRM.

OS SINAIS DE QUE VOCÊ É SUPERDOTADO | Lutz Podcast

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 eixos principais do AEE?

Quais são os principais eixos do AEE?
  • identificação das necessidades dos alunos;
  • criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
  • produção de materiais acessíveis e adaptados;
  • compra de ferramentas e demais materiais de apoio;

O que a BNCC fala sobre a sala de AEE?

As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).

O que trabalhar na habilidade EF01CI04?

A habilidade EF01CI04 consiste em: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Como colocar as competências da BNCC no plano de aula?

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC
  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Quais são os conteúdos do AEE?

O AEE tem muitas responsabilidades, como o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Na verdade, o maior desafio da Educação Inclusiva está no Atendimento Educacional Especializado.

Como é o trabalho de um professor de educação especial?

Ele busca atividades e recursos que possam ser facilmente adaptados às necessidades educacionais de cada aluno. Também colabora com orientadores educacionais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e pais para ajudar no desenvolvimento e socialização das crianças.

O que é metodologia na educação especial?

Nesse sentido, entende-se por Metodologias Ativas as “(...) estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada” (BACICH e MORAN,2018, p.

Quais são as habilidades necessárias para o professor trabalhar a educação especial e inclusiva em sala de aula?

Neste artigo, vamos explorar as habilidades necessárias para que os professores possam trabalhar de forma eficaz na área da educação especial e inclusiva em sala de aula.
  • Empatia e Respeito. ...
  • Conhecimento sobre Diversidade. ...
  • Flexibilidade e Adaptabilidade. ...
  • Comunicação Efetiva. ...
  • Criatividade e Inovação. ...
  • Paciência e Persistência.

Como trabalhar com os alunos especiais?

Por isso, trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais exige que o professor:
  1. Mantenha sempre a calma.
  2. Esteja preparado para lidar com imprevistos.
  3. Seja flexível.
  4. Planeje aulas divertidas.
  5. Trabalhe o respeito em sala de aula.

Quantas horas o aluno fica no AEE?

2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.

Quais são as 10 competências da BNCC?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
  • <strong>1. Conhecimento</strong> ...
  • <strong>2. Pensamento científico, crítico e criativo</strong> ...
  • <strong>3. Repertório cultural</strong> ...
  • <strong>4. Comunicação</strong> ...
  • <strong>5. Cultura digital</strong> ...
  • <strong>6. ...
  • <strong>7. ...
  • <strong>8.

O que são habilidades pedagógicas?

O que são habilidades na educação? Já as habilidades, no contexto educacional, dizem respeito a aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular, que irão permitir a aplicação prática das competências descritas na BNCC. De modo geral, elas aparecem complementando um verbo.

O que são as habilidades do plano de aula?

As habilidades, por exemplo, são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e que são desenvolvidas ao longo de cada etapa educacional. Elas são tangíveis, como por exemplo, aprender a ler e escrever. A partir disso, os alunos podem desenvolver as competências gerais apresentadas na BNCC.

O que diz a habilidade EF02CI02?

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

O que é a habilidade EF02CI06?

A habilidade EF02CI06 consiste em: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

O que diz a habilidade EF01CI02?

EF01CI02: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Qual é a diferença entre sala de recursos e aee?

Qual é a diferença entre sala de recursos e AEE? As aulas de libras podem ser um espaço de livre circulação dos alunos na sala de recursos multifuncionais. Eles estão relacionados, porém, não são sinônimos. Assim, o AEE é feito, de forma prioritária, na sala de recursos multifuncionais.

Qual a metodologia do AEE?

Na sala de AEE são utilizados exemplos práticos de introdução, formação e utilização de recursos assistidos como a comunicação alternativa, os recursos de informática (computador), orientação, preparação, material pedagógico didático acessível entre outros métodos e técnicas de ensino.

Como desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas?

Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
  1. Conheça as necessidades de cada aluno. ...
  2. Promova campanhas de inclusão escolar. ...
  3. Faça avaliações individuais. ...
  4. Invista em tecnologia.

Artigo anterior
O que a flor de lótus representa para os egípcios?
Artigo seguinte
Para que serve um aspirador de pó e água?