Quais foram os fatores que propiciaram a desconcentração industrial?
Perguntado por: Nicole Santos de Carneiro | Última atualização: 9. November 2024Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)
“... o processo de desconcentração industrial e comercial faz parte do processo da nova divisão social do trabalho, da diversificação e modernização da economia como um todo, pois o setor terciário foi sofisticando-se e o número de estabelecimentos ligados a prestação de serviços foi aumentando consideravelmente.
Quais são os fatores da desconcentração industrial?
Entre os fatores que têm sido apontados como causas da desconcentração estão: o aumento das deseconomias de aglomeração nas metrópoles da Região Sudeste, as melhorias da infra-estrutura de transportes e comunicações e outros investimentos e incentivos estatais voltados para as regiões menos industrializadas (Alonso; ...
O que promoveu a desconcentração industrial?
Mas podemos dizer que a desconcentração industrial do Brasil passou a acontecer, de fato, a partir da década de 1990, quando a maior presença de infraestruturas (comunicação e meios de transporte) nas áreas anteriormente marginalizadas passou a apresentar um maior efeito.
Como se deu o processo de desconcentração industrial?
Este processo de desconcentração ocorre principalmente nos setores menos dinâmicos e surge como uma decorrência do aprofundamento do processo de globalização da economia brasileira, que leva as indústrias a se localizarem nas regiões onde são mais capazes de explorar vantagens comparativas e competitivas.
Quais os fatores que levaram a descentralização industrial no Brasil?
A guerra fiscal entre as várias unidades da federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.
Industrialização brasileira - Brasil Escola
O que é o processo de descentralização industrial no Brasil?
A centralização e descentralização industrial referem-se à distribuição geográfica das atividades industriais em uma região ou país. A centralização concentra a produção em poucas áreas, enquanto a descentralização busca dispersá-la em diversas localidades.
O que provocou a desconcentração industrial no Estado de São Paulo?
Sobre a desconcentração industrial de São Paulo: Duas causas: Saturação espacial/ Crescimento de problemas ambientais. Duas consequências: Informatização do trabalho/ Desconcentração de renda.
O que é a guerra fiscal e os motivos para desconcentração mundial?
A Guerra Fiscal – também chamada de Guerra dos Lugares – é um conceito que diz respeito à disputa entre os diferentes lugares para atrair empresas, indústrias e investimentos. Essa concorrência para a atração de empresas é até considerada como uma questão socioespacial comum.
Quais foram as 4 fases de industrialização no Brasil?
- 1a fase – Período Colonial. ...
- 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
- 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
- 4a fase – Governo JK e as multinacionais.
Quais os fatores que colaboraram para a instalação e concentração das indústrias no estado de São Paulo desde o final do século 19?
A existência de um sistema de transporte barato, eficiente e capilarizado foi determinante para que um número cada vez maior de empresários decidisse instalar fábricas em São Paulo. A matéria-prima produzida no interior paulista chegava de trem até as indústrias da capital.
Quando começou a desconcentração industrial?
Dessa forma, conforme a interpretação de Cano(1997), apresentada anteriormente, entre 1970 e 1985, de fato houve um processo de desconcentração industrial, porém, para os anos seguintes o aumento da participação de determinadas unidades da federação ocorreu mais em função da crise que atingiu de forma mais intensa São ...
O que é desconcentração industrial Brainly?
A desconcentração industrial é o fenômeno em que um grande número de empresas deixa algum complexo industrial (em grandes cidades) e vai se instalar em outras cidades, que normalmente são de pequeno porte e abertas a novas oportunidades.
Como acontece o processo de desconcentração industrial no espaço geográfico nacional e mundial?
Atualmente o processo de desconcentração industrial acontece devido à elevação de custos nas regiões em que acontecem a industrialização. Considerando o melhor cenário econômico, os empresários buscam instalar fábricas em locais que a produção apresenta custos baixos e com os índices de lucros maiores.
Como foi o processo de industrialização em São Paulo?
A gênese do desenvolvimento industrial no Estado de São Paulo iniciou-se em meados das décadas de 1880-1890, por meio dos capitais advindos da superprodução produção cafeeira e das iniciativas dos imigrantes europeus, que impulsionaram aqui o processo de industrialização (MAMIGONIAN, 1976).
O que é uma indústria de base?
A indústria de base brasileira é fornecedora de insumos para praticamente todos os setores produtivos. As principais são a indústria de mineração, a siderúrgica, a metalúrgica e a de cimentos.
Quais os fatores locacionais responsáveis pela distribuição espacial das indústrias?
Fatores locacionais da indústria
Entre os fatores locacionais, podem-se citar: Matérias-primas: mineral, agropecuária. Energia: carvão, petróleo, gás, eletricidade, etc. Mão de obra: qualificada ($$$) ou pouco qualificada ($).
Qual foi o principal fator que impulsionou a industrialização no Brasil?
A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.
Quais são as três fases da industrialização?
A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.
Como a guerra fiscal contribui para o processo de desconcentração industrial no Brasil?
Com isso, teve início a chamada Guerra Fiscal ou Guerra dos Lugares, em que as unidades federativas, por meio de isenções de impostos e outros benefícios, passaram a competir pela manutenção de empresas em suas localidades, a fim de dinamizar suas economias e elevar a quantidade de empregos.
O que é a desconcentração concentrada?
é avaliar se a desconcentração de atividades industriais ocorre de maneira dispersa no território ou se, pelo contrário, ela assume a forma chamada de “desconcentração concentrada” em que, a partir da economia paulista, privilegia a localização de plantas industriais nas demais porções do território das regiões Sudeste ...
O que é desconcentração das atividades econômicas?
A desconcentração da produção corrente é conseqüência de a indústria localizada nestes estados crescer a um ritmo inferior à média nacional, durante os anos de recuperação, e declinar a taxas maiores nos anos de recessão.
Qual é a região menos industrializada do Brasil?
Dentre todas as regiões brasileiras a norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.
Por que a industrialização cresceu a partir de 1930?
Para Celso Furtado, a industrialização após 1930 é fruto da defesa do setor cafeeiro nos anos da Grande Depressão que se concretizou num verdadeiro programa de fomento da renda na- cional.
Qual é a região mais industrializada do país?
A região Sudeste é a mais urbanizada e a mais industrializada do Brasil.
Quanto ta arroba do boi?