Quais foram as reformas educacionais realizadas no período militar?
Perguntado por: Érika Mia Paiva Nogueira Garcia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (40 avaliações)
Num apanhado geral as reformas educacionais do período militar, concentraram-se de forma sintética nas seguintes ações: Reforma Universitária, acordo MEC/USAID, unificação da Escola primário/ginásio, implantação da disciplina Educação Moral e Cívica, eliminação de disciplina de filosofia e sociologia, implantação da ...
Como era a educação no período militar?
A educação e o fim da ditadura
Tínhamos uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos; os professores estavam com seus salários corroídos e sua formação, desprezada; a carreira docente estava desvalorizada e não havia incentivo à formação continuada.
Que tipo de educação foi implantada pelos militares no Brasil?
Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.
Como eram tratados os professores no regime militar?
Por todo país, professores eram considerados possíveis opositores da ordem nacional, já que em muitos casos, no próprio exercício educativo, prevê-se que os estudantes se tornem autônomos e cidadãos ativos em suas sociedades.
Quais foram os 3 marcos jurídicos para educação na ditadura Civil-militar?
B Constituição de 1967, as Leis no 5.540/1968 — reforma do ensino superior — e 5.692/1971 — 1º e 2º graus.
As reformas educacionais no regime militar
O que determina a Lei 5.692 71?
A lei nº5692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo ginásio se tornaram um só curso de 1º grau. Foi uma lei promulgada no contexto da ditadura civil-militar e que trouxe permanências e mudanças nas concepções de educação que vinham se desenhando no período.
Qual o legado da ditadura militar para a educação no Brasil?
A ditadura não inventou a dualidade setorial pública/privada na educação, tampouco a simbiose Estado-capital na economia. O que ela fez foi intensificar essa dualidade fundante da educação brasileira e combiná-la, de modo peculiar, com os níveis de ensino, o superior e o básico.
Como era a educação antes da ditadura militar?
Antes de 1961, o sistema de ensino brasileiro se compunha de três níveis: primário, médio e superior. O ensino primário era alfabetizador e dividia-se em “fundamental”, para crianças de 7 a 12 anos e “supletivo”, para jovens e adultos.
Como atuava a censura durante o regime militar?
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura.
Como você explicaria a mudança de mentalidade do professor Nelson ao longo do período ditatorial?
Em resumo, a censura aos jornais e as narrativas oficiais fizeram com que Nelson, sem acesso a visões contrapostas, passasse a apoiar lealmente o governo e suas medidas. O processo de fechamento do regime militar de 1964 foi gradual.
O que é uma educação tecnicista?
A Pedagogia Tecnicista se preocupa exclusivamente em preparar um futuro trabalhador, não torna o estudante um sujeito crítico. Trata-se de uma aprendizagem controladora, que impede o crescimento pessoal do aluno. A Pedagogia Tecnicista mostra-se como um modelo educacional inovador quando lançado no país.
Quais eram as principais características da educação física militarista?
A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida. A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed.
Como o ensino de história foi organizado durante o período da ditadura militar?
Além do fato de os professores passarem por 'treinamento' oferecido pelo sistema, as matérias de História e Geografia foram substituídas pelo chamado "Estudos Sociais". Nessa disciplina o mesmo professor teria de ensinar as duas matérias com livros didáticos que obrigatoriamente passavam pelo crivo da censura.
Como a educação era vista antigamente?
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
Como ocorre a censura?
Censura (do latim censūra) é a desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Ela consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.
Qual era a justificativa dada pelo regime militar para a utilização da censura no Brasil?
No âmbito do regime militar, a centralização da censura teatral, a aplicação intransigente da lei, a politização de temas morais e o exercício da censura política integravam, portanto, um plano do governo federal de assumir o controle nacional da cultura e, assim, conter a difusão de mensagens políticas.
Qual foi o papel do movimento estudantil durante a ditadura militar?
Os estudantes organizados tiveram um papel político de luta fundamental contra a ditadura militar. Foram às ruas protestar, participar de passeatas, integraram movimentos de luta armada, distribuíram panfletos, lutaram, enfim, contra o sistema repressivo vigente naquele momento.
Como era a educação na década de 70 no Brasil?
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
Como era a educação nos anos 80 no Brasil?
Enquanto 80% dos jovens de 15-17 anos de famílias que recebiam acima de 2 salários mínimos frequentavam a escola, somente 40% dos jovens das famílias com menos renda assistiam. Nesse grupo, outros 40% dos jovens de 15-17 anos trabalhavam, mas não estudavam.
Como era o ensino nos anos 50?
O país, na época, não tinha recursos para estender a rede oficial de ensino, que marginalizava quase 50% da população em idade escolar. Deliberou-se pela expansão da rede privada, mas a extensão dos benefícios da educação não alcançou o conjunto da população mais carente.
Quais foram as consequências da ditadura Civil-militar de 1964 para a educação brasileira?
As mudanças ocasionadas nesse período da Ditatura Brasileira resultaram na perda da capacidade dos educadores de influir nos rumos da educação atual, impedindo o crescimento intelectual dos alunos, a oportunidade de se politizar, de criar uma autonomia, e por fim, exercer sua liberdade.
Como a educação era na ditadura e agora na democracia?
Vale notar que durante a ditadura houve redução no número de crianças analfabetas em relação aos anos anteriores. ... Durante o período democrático, o acesso ao Ensino Fundamental foi universalizado e, de acordo com os dados do último Censo de 2010, apenas 2,5% das crianças de 10 a 14 anos eram analfabetas.
O que representou o regime militar no Brasil?
A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.
Qual a importância da lei 5.692 71 para a orientação educacional?
A Lei 5692/71 veio estabelecer a obrigatoriedade da Orientação Educacional, reforçando o foco no aconselhamento vocacional e no ajustamento ao ensino profissionalizante. A partir daí, houve adaptação do currículo dos cursos de formação do Orientador Educacional.
Quais características marcam a LDB lei de Diretrizes e Bases de 1971 por quê?
A Lei de Diretrizes e Bases manteve a obrigatoriedade do ensino de disciplinas tradicionais, como história, geografia, português e matemática. Referendou a obrigatoriedade da educação artística no ensino básico, além de educação física e religião.
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